Mundo

As Boas Notícias mais vistas de 2011

Com a chegada do fim do ano, multiplicam-se os artigos com o balanço dos 12 meses que ficam para trás: as melhores fotos, os melhores vídeos, as palavras mais pesquisadas. Aqui no Boas Notícias não fugimos à regra e deixamos-lhe a lista das 10 notíci
Versão para impressão
Com a chegada do fim do ano, multiplicam-se os artigos com o balanço dos 12 meses que ficam para trás: as melhores fotos, os melhores vídeos, as palavras mais pesquisadas. Aqui no Boas Notícias não fugimos à regra e deixamos-lhe a lista das 10 notícias mais vistas do ano. Em 2012 prometemos trazer-lhes muitas mais. Feliz Ano Novo!

1 – Vídeo sobre conquistas de Portugal é sucesso online

Polémico pela sua vertente demasiado patriotista e por conter algumas imprecisões históricas como a origem da palavra japonesa Arigato, a verdade é que o vídeo de resposta aos finlandeses – que se preparavam para recusar ajuda a Portugal – foi um mega hit da internet e serviu, pelo menos, para massajar a autoestima nacional. Durante várias semanas, o vídeo que enaltece o passado e o presente de Portugal circulou sem cessar pelas redes sociais, no YouTube, através de email.

2 – Maior chuva de estrelas dos últimos 10 anos

Os céus fascinam o homem desde as origens da humanidade. Embora, graças à ciência, muitos dos fenómenos astronómicos tenham perdido o mistério, a sua magia continua a emocionar as pessoas. A notícia da maior chuva de estrelas dos últimos 10 anos, foi a segunda mais vista do Boas Notícias. Segundo os astrónomos, uma média de 10 meteoritos por minuto rasgaram o céu.

3 – Havaiano surfa maior onda de sempre em Portugal

Uma onda com mais de 30 metros foi surfada, em Novembro, pelo havaiano Garrett McNamara na Praia do Norte, na Nazaré. A onda gigante foi considerada a maior alguma vez surfada em todo o mundo, tendo ultrapassado a anterior recordista, que media 21 metros. Graças a esta proeza, a Nazaré está na lista dos candidatos ao prémio Billabong XXL Global Big Wave Awards 2012, considerados como os “óscares” do surf de ondas grandes. Os vencedores serão anunciados em Março de 2012.

4 – Computadores com sistema operativo Google

Os primeiros computadores com sistema operativo do Google chegaram ao mercado a 15 de junho. O sistema funciona unicamente com aplicações online em vez de exigir a instalação de software diretamente nos computadores. Ainda não estão à venda em Portugal mas podem ser encomendados pela Amazon e, de acordo com o blogue oficial do Google, o novo produto estará disponível em mais países nos próximos meses. A Acer e a Samsung são os responsáveis pelo lançamento de dois modelos, denominados Chromebook.

5 – DECO lança simulador de imposto extraordinário

A Associação para a Defesa dos Consumidores (Deco) disponibilizou no seu portal um simulador do imposto extraordinário. Através deste serviço os consumidores podiam calcular quanto iam receber a menos no subsídio de Natal. Uma aplicação muito útil que fez sucesso entre os leitores do Boas Notícias.

6 – Vídeo português com 1 milhão de visitas em 3 dias

Deu origem a anúncios de tv, t-shirts e outros produtos de merchandising. Hélio, o jovem cozinheiro das Caldas, foi o protagonista de um dos primeiros vídeos virais portugueses. No vídeo “Fail Like a Boss” – ou, “Falhar à Patrão” – Hélio monta-se numa prancha de ‘longboard’ e desce a grande velocidade uma estrada na zona das Caldas da Rainha, até se desequilibrar e dar uma valente queda nos canaviais. Em menos de uma semana, estas imagens registaram mais de um milhão de visualizacões.

7 – Espanha: Primeiro transplante mundial de pernas

O cirurgião espanhol Pedro Cavadas realizou o primeiro transplante duplo de pernas a nível mundial. A cirurgia foi realizada em Julho, no hospital universitário La Fe, em Valência. A equipa médica executou a complicada cirurgia a um jovem com cerca de 20 anos, que perdeu ambas as pernas num acidente.

8 – Homem-foguetão sobrevoa o Grand Canyon

O piloto suíço Yves Rossy, conhecido como JetMan ou Homem-Foguetão, conseguiu atravessar o Grand Canyon, no Arizona, EUA, a 400 quilómetros por hora num voo que durou oito minutos. Yves Rossy voou com asas de propulsão a jato feitas de fibra de carbono à medida e saltou de um helicóptero a 2.500 metros de altura.

9 – NASA “apanha” buraco negro a engolir estrela

Graças às novas tecnologias e recursos astronómicos, 2011 foi um ano de importantes conquistas a nível da astronomia. Além da identificação de vários planetas potencialmente habitáveis, em Agosto, um satélite da NASA captou um fenómeno que até hoje nunca tinha sido presenciado pelo Homem: o momento em que uma estrela foi “engolida” por um buraco negro. O processo ainda está em andamento, e os astrónomos pensam que a “refeição” do buraco negro só deverá terminar em meados de 2012.

10 – Descoberto vírus que elimina cancro da mama em 7 dias

Este foi um ano de impressionantes progressos médicos, sobretudo ao nível da SIDA e do cancro. Em Setembro, cientistas da Universidade PennState, Estados Unidos, anunciaram a descoberta de um vírus que, em laboratório, consegue matar as células do cancro da mama em “apenas sete dias”. O vírus é transportado por cerca de 80 por cento dos seres humanos e não causa qualquer doença.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório