Ciência

Artista portuguesa dá nome a cratera do planeta Mercúrio

A autoridade astronómica internacional decidiu dar o nome da artista plástica Maria Helena Vieira da Silva a uma cratera em Mercúrio. A pintora portuguesa foi eleita entre um conjunto de dez personalidades que se destacaram pelo contributo dado às a
Versão para impressão
A autoridade astronómica internacional decidiu dar o nome da artista plástica Maria Helena Vieira da Silva a uma cratera em Mercúrio. A pintora portuguesa foi eleita entre um  conjunto de dez personalidades que se destacaram pelo contributo dado às artes. 
 
Entre os  nomes encontra-se o do músico Johnn Lennon, o do jornalista e romancista Truman Capot, entre outros. A iniciativa tem como objetivo nomear as crateras de Mercúrio com nomes de artistas falecidos, incluindo músicos, pintores e autores que tenham contribuído e marcado a diferença no seu setor, revelando ser figuras artística e historicamente reconhecidas há mais de 50 anos.
 
As honras são concedidas pela União Astronómica Internacional, entidade global responsável pela nomenclatura planetária e de satélites, tendo as propostas sido apresentadas pela equipa do veículo espacial Messenger da NASA.
 
Helena Vieira da Silva e as restantes nove personalidades agora eleitas vão, assim, juntar-se às 114 crateras já nomeadas desde 2008, ano em que o Messenger passou por Mercúrio pela primeira vez.
 
A artista plástica lusa nasceu em 1908 em Lisboa, estabelecendo-se como pintora em Paris, onde conheceu o marido, Arpag Szenes, também ele artista plástico. Em 1988, foi eleita Membro da Royal Academy of Arts de Londres e ordenada Officier de la Legion d'Honnerus, com insígnias entregues pelas mãos do Presidente François Miterrand. 
 
Falecida em 1992, na 'cidade das luzes', Vieira da Silva conta com obras expostas no Centre Georges Pompidou, de Paris, no MoMA e Guggenheim de Nova Iorque, na Tate Collection de Londres, no Thyssen-Bornemisza de Madrid, no Art Institute of Chicago, no Ashmolean Museum em Oxford e na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub