Cultura

Artista português doa mil serigrafias a escolas

Mais de mil serigrafias com os retratos de célebres personalidades da sociedade portuguesa foram doadas pelo seu autor, Leonel Moura, para serem distribuídas pelas escolas do país. As obras devem "servir de pretexto para os professores explicarem aos
Versão para impressão
Mais de mil serigrafias com os retratos de célebres personalidades da sociedade portuguesa foram doadas pelo seu autor, Leonel Moura, para serem distribuídas pelas escolas do país. As obras devem “servir de pretexto para os professores explicarem aos alunos quem são aquelas figuras que marcaram a História do país”.

Entre essas figuras encontram-se Amália, Beatriz Costa, Fernando Pessoa, Humberto Delgado, João Villaret, Joaquim Agostinho, Miguel Torga e Vieira da Silva.

Segundo o artista, parte das 1023 serigrafias, criadas entre os anos de 1995 e 1996, já foram entregues ao Ministério da Educação e deverão estar colocadas nos estabelecimentos de ensino a partir da próxima semana. É a primeira vez que Leonel Moura faz este tipo de doação, mas o artista frisou à agência Lusa que “não é inédito um artista fazer doações do seu trabalho”.

“Irrita-me um bocado que quando se fala em artistas seja na maioria das vezes em relação a subsídios. Mas é comum encontrar generosidade da parte dos criadores para com a sociedade”, explicou.

Embora a maioria dos seus trabalhos sejam desenvolvidos na base das artes plásticas, Leonel Moura, 53 anos, tem vindo a dedicar-se à bioarte e à inteligência artificial, com especial interesse na área da robótica, criando robôs artistas.

De acordo com a Lusa, o artista lançou, no ano passado, um livro de 30 poemas escritos por um robô, para provar que as máquinas podem criar arte a partir de “uma expressão sensível ou de caráter emocional, mas também uma expressão de caráter matemático ou científico”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório