Sociedade

Arrumadores transformam-se em jardineiros

Sete arrumadores de Leiria vão deixar os parques de estacionamento e começar, na terça-feira, a trabalhar como jardineiros da câmara. A medida surge no âmbito de um protocolo assinado esta sexta-feira entre a autarquia, a PSP, a Segurança Social e a
Versão para impressão
Sete arrumadores de Leiria vão deixar os parques de estacionamento e começar, na terça-feira, a trabalhar como jardineiros da câmara. A medida surge no âmbito de um protocolo assinado esta sexta-feira entre a autarquia, a PSP, a Segurança Social e a Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência.

Os sete arrumadores iniciam esta sexta-feira uma formação de dois dias para na próxima semana integrarem as equipas do município que tratam dos espaços verdes.

O contrato de trabalho é de um ano com um salário mensal de 429 euros, podendo os novos jardineiros, após seis meses, ter a oportunidade de uma “integração definitiva” no mercado de trabalho.

Em declarações à TVI, um dos ex-arrumadores, Fernando, de 48 anos, afirma que vive há 13 anos na rua. Saturado da vida que levou até agora, explica que este trabalho “é um sonho e um objetivo que quer agarrar”.

Na cerimónia de assinatura do protocolo e dos contratos com os arrumadores, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, disse que a iniciativa é um “passo importante na resolução de um problema social existente na cidade”.

Raul Castro pediu ainda “total empenho e responsabilidade” nas novas funções aos futuros trabalhadores da autarquia, esperando que esta “nova dignidade” seja um primeiro passo na sua inserção sócio-profissional”.

Aos jornalistas, o autarca admitiu a possibilidade de “replicar este tipo de projetos”, mas salientou que o sucesso destas ações depende de uma mudança da “consciência coletiva”, que passa por não entregar moedas cujo destino, em muitos casos, “está a alimentar” outros vícios.

[Notícia sugerida pela utilizadora Alexandra Maciel]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub