Ambiente

Áreas verdes do planeta à distância de um clique

Já é possível conhecer, detalhadamente, a quantidade de vegetação que existe nas várias partes do globo, através de um sistema de imagens de satélite recolhidas pela NASA, em parceria com a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA).
Versão para impressão
Já é possível conhecer, detalhadamente, as áreas verdes do nosso planeta, através de um mapa interativo construído com imagens de satélite recolhidas pela NASA, em parceria com a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA).
 
O mapa foi construíd com imagens recolhidas, ao longo de um ano, pleo pelo satélite Suomi NPP. Consoante o reflexo da luz, o sensor Visible Infrared Imager/Radiometer Suiter (VIIRS), um instrumento daquele satélite, capta informação que regista as diferenças existentes entre os terrenos áridos e as zonas verdes, bem como detetar as alterações que ocorrem na vegetação ao longo do tempo, explica a NASA em comunicado.
 
No mapa as áreas verdes mais escuras correspondem às zonas com maior densidade de vegetação, enquanto as claras representam as zonas com escassa cobertura vegetal, devido à existência de neve, seca, rochas ou áreas urbanas.
 
A NASA salienta que, anteriormente, já existiam satélites capazes de identificar os índices de vegetação do planeta, no entanto, os sensores VIIRS têm a capacidade de fornecer informação mais detalhada das várias partes do globo.

Esta informação vai agora ser incorporada em vários em vários serviços de previsões meteorológicas e de monitorização ambiental, indicando dados como a quantidade de cobertura vegetal e a biomassa produzida, de acordo com a área visível e a luz infravermelha refletida através da vegetação.

Clique AQUI para aceder ao mapa.

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub