Cultura

“Aquele Querido Mês de Agosto” chega aos EUA

O filme português "Aquele Querido Mês de Agosto", de Miguel Gomes, chega esta semana aos EUA, depois de ter merecido vários elogios na imprensa nova-iorquina que o considerou um inovador "pós-documentário".
Versão para impressão
O filme português “Aquele Querido Mês de Agosto”, de Miguel Gomes, chega esta semana aos EUA, depois de ter merecido vários elogios na imprensa nova-iorquina que o considerou um inovador “pós-documentário”.

Uma dessas publicações foi a revista “The New Yorker”, onde o crítico Richard Brody descreve a segunda longa-metragem de Miguel Gomes com “distintamente moderna, com um populismo sincero e clarividente”.

“Aquele Querido Mês de Agosto” teve também destaque no “New York Times”que o descreveu como um filme “inclassificável: um documentário sobre a criação de uma ficção”.

“Aquele Querido Mês de Agosto”, continua o crítico citado pelo jornal Público, é “ao mesmo tempo um musical, o relato de uma viagem, um melodrama familiar que aflora o incesto, um retrato etnográfico das tradições musicais portuguesas e um registo da caótica produção [do próprio filme]”.

Lançado em 2008, “Meu Querido Mês de Agosto” estará em exibição a partir desta sexta-feira até 11 de setembro, na Anthology Film Archives, a “cinemateca” de Nova Iorque. O filme compõe a retrospetiva de Miguel Gomes, que inclui também a primeira longa-metragem do realizador, “A Cara Que Mereces” (2004), e várias curtas.

Depois de Nova Iorque, os filmes de Miguel Gomes passarão por Washington, Chicago, Los Angeles e Portland, entre outras cidades norte-americanas.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório