Saúde

Aprovada criação da Ordem dos Nutricionistas

Na passada sexta feira, dia 8 de outubro, a Assembleia da República votou, em plenário, a favor da criação da Ordem dos Nutricionistas. A decisão unânime permite a definição de um mecanismo com poderes de auto-regulamentação e autodisciplina profissi
Versão para impressão
Na passada sexta feira, dia 8 de outubro, a Assembleia da República votou, em plenário, a favor da criação da Ordem dos Nutricionistas. A decisão unânime permite a definição de um mecanismo com poderes de auto-regulamentação e autodisciplina profissionais e que trará maior credibilidade aos profissionais da nutrição.

O processo teve início há mais de dez anos, por iniciativa da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN). Em janeiro de 2009, a entidade remeteu à Assembleia da República um estudo independente que abordava a necessidade de criar a Ordem, com base no interesse público e na necessidade de regulação da profissão.

Com o parecer positivo do Ministério da Saúde, o projeto foi discutido a aprovado na generalidade em plenário no mês de março, tendo seguido para a Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública, onde foi aprovado no passado dia 28 de setembro.

Segundo a presidente da APN, Alexandra Bento, os cidadãos serão aqueles que mais vão beneficiar da decisão, sendo que a instituição da Ordem dos Nutricionistas pode permitir uma proteção mais eficiente dos seus direitos e garantias.

“Com a criação da Ordem dos Nutricionistas ficarão salvaguardados os direitos e as garantias do cidadão no que diz respeito à prática da nutrição”, garante a responsável, citada pelo portal Ciência Hoje.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório