Inovação e Tecnologia

Apple: A marca que Steve Jobs deixou no mundo

NULL
Versão para impressão
Pôr as necessidades do utilizador em primeiro lugar. Foi este o segredo do sucesso das equipas que trabalharam com Steve Jobs, o principal mentor e fundador da Apple. Jobs – que nunca terminou a faculdade – faleceu esta quarta-feira, em Palo Alto (EUA), ao 56 anos deixando, no entanto, uma marca indelével no mundo que promete continuar a inspirar gerações futuras.

Em homenagem ao visionário do conceito 'user friendly' ('amigo do utilizador', em português) deixamos aqui uma memória de alguns dos produtos da Apple que mudaram a forma como as pessoas interagem entre elas e com o mundo.
 
Apple II
 
Lançado em 1977, o Apple II é considerado o percursor dos primeiros computadores pessoais. Steve Jobs e o seu parceiro fundador da Apple, Steve Wozniak, desenharam este PC que já só faz sentido num museu. Hoje em dia, a sua capacidade – com um processador de 1-MHz e 4KB de RAM – deixaria qualquer pessoa desesperada
 
Macintosh

 

O primeiro computador Macintosh (1983) foi divulgado apenas uma vez durante o campeonato de futebol norte-americano Super Bowl (ver vídeo acima). O mítico anúncio – realizado por Ridley Scott -remetia para o livro 1984 de George Orwell, garantindo que com os novos Macs o mundo nunca seria um “Big Brother”. Estes foram os primeiros computadores a ter rato e um desktop com ícones amigos do utilizador. Foi o primeiro grande sucesso da Apple.
 
iMac
 
No início anos 90, as vendas do Macintosh começaram a declinar. Foi então que, em 1997, um ano depois do Steve Jobs regressar à Apple, a empresa lança o primeiro computador da geração iMac. O design revolucionário deste computador foi concebido por Jonathan Ive, que se tornou um parceiro imprescindível de Job ao nível do design da maior parte dos produtos da Apple.
 
iPod
 
O primeiro leitor portátil de ficheiros MP3 arrumou definitivamente com os Walkman, privilegiando o suporte digital sobre o físico. O iPod foi posto à venda nos EUA por  400 dólares e tinha 5GB de memória. Hoje em dia há vários formatos de iPod com preços para todas as bolsas. A par do iPod surgiu o iTunes que se tornou na maior loja de música virtual do mundo.
 
MacBook Pro
  
A maior aposta da Apple ao nível dos computadores portáteis surgiu em 2006. Além do design sedutor em alumínio, o MacBook Pro passou a incluir um processador Dual Core. Este foi o precursor do atual MacBook Air e continua a ser um clássico do mundo dos 'laptops'.
 
iPhone
 
Apesar do novo iPhone – anunciado esta semana – não ter trazido grandes surpresas, ninguém pode negar que este produto mudou para sempre o mundo dos smartphones, quando surgiu em 2007. Mais uma vez, a aposta num ambiente 'user friendly', com tecnologia 'touch screen' e acesso à internet, marcou a diferença.
 

iPad
 
Os tablets (PCs de muito pequeno formato) andam no mercado há cerca de 10 anos mas só depois do iPad é que estes mini computadores começaram a seduzir. Em janeiro de 2010, a Apple anunciou o seu primeiro iPad com um sistema operativo simples e inovador – o iOS – e uma enorme variedade de aplicações. Desde que nasceu, o iPad tornou-se em pouco tempo o tablet mais vendido do mundo.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório