Inovação e Tecnologia

Aplicação facilita uso do computador para cegos

Dois programadores da Universidade de Queensland, na Austrália, também eles invisuais, desenvolveram uma nova aplicação gratuita que se serve do áudio como recurso para orientar os utilizadores cegos ou com pouca visão no seu uso diário do computador
Versão para impressão
Dois programadores da Universidade de Queensland, na Austrália, também eles invisuais, desenvolveram uma nova aplicação gratuita que se serve do áudio como recurso para orientar os utilizadores cegos ou com pouca visão no seu uso diário do computador.

Compatível apenas com o Windows, a aplicação NonVisual Desktop Access está disponível em diversas línguas, incluindo o português, já que é uma voz computorizada que lê as informações presentes no computador à medida que o cursor passa por elas. Por exemplo, quando o cursor passa sobre um ficheiro, a voz lê o nome desse ficheiro.

Assim sucede com os menus do sistema operativo ou das diferentes aplicações que estejam ativas.

O programa vocaliza ainda outro tipo de informação útil – tipo de letra e formatação de um documento de texto, bem como erros ortográficos, adianta o jornal Público.

Para assinalar a posição do cursor, ferramenta essencial nesta aplicação, o programa emite um som progressivamente mais agudo à medida que aquele se aproxima do topo do ecrã.

James Teh, um dos programadores responsáveis pelo desenvolvimento da aplicação, explica que a grande motivação por detrás do projeto é a questão financeira; normalmente, a aquisição deste tipo de aplicações é bastante dispendiosa.

O projeto não tem, por isso, fins lucrativos e conseguiu um apoio financeiro da Fundação Mozilla, a organização que criou o browser Firefox. A aplicação pode ser descarregada em www.nvda-project.org.

[Notícia sugerida pela utilizadora Céu Guitart]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório