Cultura

Animação portuguesa distinguida na Ucrânia

NULL
Versão para impressão
“Dodu, o rapaz de cartão”, uma curta-metragem de José Miguel Ribeiro, foi distinguida no Festival Internacional de Cinema de Animação “Krok”, realizado em Sebastopol, na Ucrânia.

O filme mistura cinema de animação com imagem real e é protagonizado por por Dodu, um rapaz construído a partir de desperdícios de papel por uma menina chamada Camila. A missão de Dodu é ajudar Camila a encontrar o seu pai.

“Dodu, o rapaz de cartão” é uma animação de volumes, técnica utilizada pelo autor também em A suspeita” (2000) e em “Passeio de Domingo” (2009).

A curta-metragem premiada faz parte de uma série de animação, constituída por cerca de 50 episódios, com argumento de Alexandre Honrado e Virgílio de Almeida. Neste momento, ainda só está terminado o episódio piloto, sendo que os restantes se encontram em fase de produção.

No festival ucraniano, o episódio foi distinguido na secção de Filmes para Crianças, com “Berry Pie”, de Elena Chernova (Rússia), e “Princess` Painting”, de Johannes Weiland e Klaus Morschheuser (Alemanha).

Para além disso, a produção portuguesa foi também exibida nos festivais Anima Mundi e Cineport, no Brasil.

O Festival Internacional de Cinema de Animação “Krok” realiza-se anualmente, em diferentes localidades da Rússia e da Ucrânia, ao longo do rio Dnieper. Este ano, o evento decorreu entre 24 de setembro a 3 de outubro, num barco de cruzeiro, entre as cidades de Kiev e de Sebastopol, junto ao Mar Negro.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório