Ciência

Âmbar revela 700 novas espécies de insectos

Investigadores descobriram mais de 700 novas espécies de insectos pré-históricos num âmbar com 50 milhões de anos, descoberto na Índia. A descoberta é de grande importância não só pelas novas espécies mas porque contradiz algumas das teorias sobre a
Versão para impressão
Investigadores descobriram mais de 700 novas espécies de insectos pré-históricos num âmbar com 50 milhões de anos, descoberto na Índia. A descoberta é de grande importância não só pelas novas espécies mas porque contradiz algumas das teorias sobre a biodiversidade da região.

As abelhas, térmitas, aranhas e moscas preservadas no âmbar descoberto na região de Cambay desafiam a ideia de que a Índia era um continente isolado durante o Baixo Ecoceno, 50-52 milhões de anos atrás.

“Sabemos que a Índia era isolada, mas quando e por quanto tempo não sabemos”, explica o curador do Museu norte-americano de História Natural, David Grimaldi.

A teoria que prevalecia até agora diz que, há 160 milhões de anos, a Índia era um subcontinente que se soltou da massa de terra que hoje forma a África, tendo demorado 110 milhões de anos até colidir com a Ásia e formar os Himalaias. Os cientistas acreditam que este intervalo de tempo tenha sido suficiente para o aparecimento de espécies animais e plantas exclusivos dessa massa de terra.

No entanto, os fósseis de insectos encontrados no âmbar têm relações evolucionárias próximas de fósseis de outros continentes como a Oceania e a América, e o âmbar é também a mais antiga evidência de florestas tropicais na Ásia.

“O que descobrimos indica que a Índia não estava completamente isolada, pois o depósito de Cambay pertence a uma época que antecede a união da Índia à Ásia”, diz Michael Engel, do Departamento de Ecologia e Biologia Evolucionária da Universidade do Kansas, nos EUA, acrescentando que “pode ter havido algumas ligações”.

O estudo da descoberta foi publicado na revista “Proceedings of The National Academy of Sciences”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório