Ciência

Alzheimer : Descobertos 5 novos genes de risco

Cientistas no Reino Unido identificaram cinco novos genes ligados à doença de Alzheimer enquanto estudavam as causas genéticas desta doença degenerativa. A descoberta duplica assim o número de genes conhecidos que estão ligados a esta doença incapaci
Versão para impressão
Cientistas no Reino Unido identificaram cinco novos genes ligados à doença de Alzheimer enquanto estudavam as causas genéticas desta doença degenerativa. A descoberta duplica assim o número de genes conhecidos que estão ligados a esta doença incapacitante.
 
“Estamos a começar a juntar as peças do quebra-cabeças e a entender melhor” a doença, garantiu Julie Williams, do Centro de Genética e Genómica Neuropsiquiátricas da Universidade de Cardiff, que liderou o estudo.

Com esta descoberta, os investigadores podem criar medicamentos ou saber que mudanças no estilo de vida podem ser criadas para combater essas variações genéticas e prevenir a doença e em cerca de 60% dos casos.

Contudo, essas descobertas devem demorar pelo menos 15 anos, segundo revelaram os cientistas que publicaram o estudo na revista Nature Genetics.

“Se conseguirmos eliminar os efeitos colaterais dos tratamentos com genes, esperamos que possamos então reduzir a proporção de pessoas que contraem Alzheimer a longo prazo”, concluíram.

Os investigadores afirmam que as variantes genéticas encontradas destacam as diferenças específicas em pessoas que contraem Alzheimer, incluindo variações no sistema imunológico, no modo pelo qual o cérebro lida com o colesterol e lipidos, bem como um processo chamado endocitose, que remove proteínas tóxicas do cérebro.

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, uma doença cerebral fatal que afeta a memória, o raciocínio, o comportamento e a capacidade de realizar tarefas comuns do dia a dia.

A Alzheimer´s Disease International prevê que, conforme a população envelhece, os casos de demência duplicarão a cada 20 anos, atingindo os cerca de 66 milhões em 2030 e 115 milhões em 2050.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub