Cultura

Álvaro Siza Vieira recebe “honoris causa”

O arquiteto Álvaro Siza Vieira vai receber esta quinta-feira o grau de Doutor "Honoris causa" pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL), pelo "contributo para o prestígio e dignificação da cultura portuguesa".

Versão para impressão
O arquiteto Álvaro Siza Vieira vai receber esta quinta-feira o grau de Doutor “Honoris causa” pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL), pelo “contributo para o prestígio e dignificação da cultura portuguesa”.

A UTL sublinha que decidiu também distinguir Álvaro Siza Vieira com o título honorífico em reconhecimento pelo “percurso de cidadão, projecção nacional e internacional da obra arquitetónica”.

Ainda de acordo com o comunicado da UTL, Siza Vieira, com 50 anos de carreira, “é uma das referências mais marcantes da Arquitectura e da Cultura contemporâneas”.

A sua obra foi exposta num número infindável de cidades, como Copenhaga, Veneza, Milão, Helsínquia, Paris, Londres, Amesterdão, Delft, Berlim, Cambridge, Nova Iorque, Paris, Barcelona, São Paulo, Toulouse Yokohama, Bruxelas, e em lugares de tanto prestigio como o Museu Alvar Aalto, o Centro Georges Pompidou, e a Columbia University ,em Nova Iorque.

Álvaro Siza, recebeu o Prémio Pritzker em 1992,há um ano recebeu o título de membro honorário da Ordem dos Arquitectos durante uma homenagem que decorreu em Lisboa no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Arquitetura.

Siza Vieira recebeu também no ano passado a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura em reconhecimento da sua obra arquitetónica e atividade como cidadão, e foi homenageado no Reino Unido pela contribuição para a arquitetura com a Medalha de Ouro Real.

O Museu de Serralves, o Pavilhão de Portugal da Expo 98 e a Fundação Iberê Camargo são alguns dos projetos marcantes da carreira do arquiteto.

A cerimónia terá lugar no auditório da Faculdade de Arquitectura, no pólo da Ajuda, pelas 15h.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório