Gastronomia

Alunos estrangeiros criam pratos com cereja do Fundão

Cerca de 60 alunos de várias escolas europeias de cozinha participaram na 14ª edição do Festival da Cereja da Escola Profissional do Fundão que terminou na passada sexta-feira.
Versão para impressão
Cerca de 60 alunos de várias escolas europeias de cozinha participaram na 14ª edição do Festival da Cereja da Escola Profissional do Fundão que terminou na passada sexta-feira. O encontro deu origem a novas receitas onde a cereja é a estrela principal. 

por Margarida Cruz

O grande desafio destes alunos era criar ementas com base na fruta rainha da região: a cereja. Desde as entradas aos pratos de peixe e de carne e até as sobremesas e as bebidas foram confecionadas com este ingrediente.

Num festival de comida, mas também de culturas, a criatividade chegou às mesas pelas mãos dos alunos das escolas convidadas: três espanholas, uma francesa, uma belga e uma estoniana.    

Em declarações ao Boas Notícias, Sandra Couto, responsável pelo curso de restauração da Escola Profissional do Fundão, faz um balanço “muito positivo desta edição do festival, onde mais uma vez se pôde assistir a uma excelente troca de experiências e a um incrível despoletar da originalidade dos alunos. É, acima de tudo, uma oportunidade onde todos crescem a nível pessoal e profissional.”

O evento decorreu ao longo dos dias 30 e 31 de Maio, sendo as criações das equipas participantes servidas num jantar ao fim de cada dia para cerca de cem convidados, patrocinadores do festival.

Quiosques de cereja em Lisboa

Mas a grande novidade do ano é a chegada da famosa cereja à capital. A Câmara do Fundão decidiu estrear três quiosques sobre rodas para vender cerejas e produtos derivados, como pastelaria e bebidas, em Lisboa e na região do Oeste. Durante os meses de junho e julho, os três quiosques em forma de cereja vão percorrer vários locais da capital, Cascais, Sintra, Oeiras, Peniche (praia do Baleal) e Óbidos.

Entretanto, nos póximos dias a cereja continua a ser celebrada. Na freguesia de Alcongosta, nos dias 8, 9 e 10 de Junho, vai decorrer a Festa da Cereja, num evento onde poderão ser degustados diversos produtos à base de cereja, como, por exemplo, o original Pastel de Cereja do Fundão.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub