Desporto

Alpinista de 13 anos chega ao topo do Evereste

NULL
Versão para impressão
Jordan Romero, um norte-americano de 13 anos, tornou-se este sábado no mais jovem alpinista a chegar ao cume do monte Evereste, segundo o seu site na Internet, onde é possível acompanhar em tempo real os movimentos da equipa de Jordan nos Himalais.

“A equipa acabou de nos ligar e de confirmar que estão no cume do Evereste, o mais alto do Mundo. Os seus sonhos materializaram-se”, refere o comunicado divulgado no site de Jordan Romero, segundo a Lusa.

O adolescente californiano, natural de Big Bear Lake, a 125 quilómetros de Los Angeles, passa assim a ser o mais jovem alpinista a conquistar o cume mais alto do Mundo (8848 metros), uma ambição que tinha desde os nove anos, quando viu um poster do Evereste na escola.

O recorde para o alpinista mais jovem a escalar o Evereste pertencia ao nepalês Temba Tsheri, que realizou a proeza quando tinha 16 anos.

Com 10 anos, Romero já tinha escalado o Kilimanjaro (5895 metros), na Tanzânia, e com 11 o Monte McKinley (6194), no Alasca, e o Aconcágua (6962), na Argentina, a mais alta montanha do continente americano.

O facto de ter sido dada autorização a um adolescente de 13 anos para se lançar numa aventura que custou a vida a vários adultos experientes causou diversas críticas um pouco por todo o mundo, com alguns observadores a considerar que Romero é demasiado novo para avaliar os riscos.

[Notícia sugerida pela utilizadora Céu Guitart]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório