Ambiente

Almada vence prémio europeu de mobilidade

Almada venceu o Prémio da Semana Europeia de Mobilidade 2010, deixando para trás as restantes finalistas - Múrcia (Espanha) e Riga (Letónia). Trata-se da primeira vez que a distinção é atribuída a uma cidade portuguesa.
Versão para impressão
Almada venceu o Prémio da Semana Europeia de Mobilidade (SEM) 2010, deixando para trás as restantes finalistas – Múrcia (Espanha) e Riga (Letónia). Trata-se da primeira vez que a distinção é atribuída a uma cidade portuguesa.

Em comunicado, a autarquia de Almada adianta que a escolha do júri baseou-se nas atividades realizadas na cidade durante a SEM e também na implementação do serviço de mobilidade reduzida FLEXIBUS, da ciclovia entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Campus Universitário no Monte de Caparica e de cinco novos parques de estacionamento cobertos, bem como a requalificação e pedonalização da Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas.

Por sua vez, a organização do evento europeu faz referência, no seu blogue oficial, ao Festival do Dia da Mobilidade, que a cidade da margem sul do Tejo organizou no dia 18 de setembro. Demonstrações de veículos elétricos, atividades desportivas, performances artísticas e exposições foram algumas das atividades incluídas na programação.

Almada, que participou em todas as edições da SEM, destacou-se, assim, entre as 2221 cidades mundiais – 66 das quais em território nacional – que promoveram a melhoria das acessibilidades urbanas no ano passado, entre os dias 16 e 22 de setembro.

O Prémio da Semana Europeia da Mobilidade é instituído pela Comissão Europeia e premeia as cidades que mais se empenharam naquela que é considerada a maior campanha mundial de sensibilização para a mobilidade sustentável.

Em 2011, a SEM realizar-se-á novamente de 16 a 22 de setembro.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub