Ciência

Alimentação: Português recebe prémio internacional

NULL
Versão para impressão

Xavier Malcata, professor catedrático do Instituto Superior da Maia, foi o primeiro português a ser galardoado com o prémio Elmer Marth Educator Award, atribuído pela International Association for Food Protection. O galardão deve-se aos seus contributos na área da segurança e proteção alimentar.

O galardão atribuído pela International Association for Food Protection (IAFP), deve-se à dedicação e aos contributos dados na função de educador e professor na área da segurança e proteção alimentar, avança o portal de informação Ciência Hoje.

Xavier Malcata foi igualmente eleito Fellow do Institute of Food Technologists (IFT), com sede em Chicago (EUA). Esta é uma importante distinção profissional reservada aos membros que se distinguem pela exemplaridade da sua intervenção no campo da ciência e tecnologia alimentar. É a primeira vez que que se realça a qualidade e utilidade do trabalho desenvolvido por cientistas portugueses neste instituto.

O professor tem vindo a desenvolver abordagens pioneiras em ciência e tecnologia alimentar, no melhoramento de alimentos tradicionais portugueses e em termos de valorização dos resíduos originados durante o seu processamento.

Dos contributos destacam-se o projeto de otimização de reatores enzimáticos para o processamento de óleos alimentares, a caracterização de protéases vegetais no fabrico de queijo e requeijão e o melhoramento das condições de fermentação do bagaço de uva para a obtenção de aguardentes bagaceiras.

Os prémios serão entregues em cerimónias públicas: a distinção de Fellow do IFT será entregue este mês no Congresso Anual do IFT, em New Orleans (EUA). O galardão do IAFP será entregue no Congresso Anual a decorrer em Milwaukee, EUA, em agosto próximo.

[Noticia sugerida por Teresa Teixeira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório