Mundo

Alemanha reconsidera plano para centrais nucleares

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, anunciou esta terça-feira o fechamento imediato de todos os reatores nucleares do país que tenham entrado em atividade "antes do fim de 1980". A decisão surge depois de na segunda-feira, Angela Merkel ter anunc
Versão para impressão
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, anunciou esta terça-feira o
fechamento imediato de todos os reatores nucleares do país que tenham
entrado em atividade “antes do fim de 1980”. A decisão surge depois de
na segunda-feira, Angela Merkel ter anunciado a suspensão por três meses
da decisão de prolongar o funcionamento das centrais nucleares do país.

Merkel anunciou a moratória de três meses em reação aos problemas que afetam algumas centrais nucleares japonesas, depois do terramoto que abalou aquele país asiático na sexta-feira.

“A situação mudou, também para a Alemanha”, disse Merkel. “Não podemos fingir que não se passou nada. Vamos suspender a extensão da vida das centrais nucleares alemãs, recentemente adotada. Trata-se de uma moratória, e esta moratória será válida por três meses.”

Durante o fim-de-semana, Angela Merkel terá convocado um gabinete de crise para analisar o prolongamento do funcionamento das 17 centrais nucleares do país.A oposição pede ao governo de Merkel uma rápida renúncia à energia nuclear.

Agora a chanceler alemã anuncia que vão “iniciar um exame de segurança de todas as centrais nucleares” e que os sete reatores que começaram a funcionar antes do fim de 1980 serão desligados durante a moratória.

Também a Suíça já fez saber que não irá avançar com os planos para construir novas centrais nucleares no país até reavaliar todas as questões de segurança.

[Notícia sugerida pelo utilizador Vítor Fernandes e Bruno Melo]

Notícia atualizada às 13h02

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub