Sociedade

Alemanha cria programa para recrutar jovens da UE

A Agência Federal de Trabalho Alemã (BA) prepara-se para criar um programa especial destinado a facilitar o acesso a jovens de países da União Europeia (UE) com idade entre os 18 e os 35 anos ao mercado de trabalho germânico.
Versão para impressão
A Agência Federal de Trabalho Alemã (BA) prepara-se para criar um programa especial destinado a facilitar o acesso a jovens de países da União Europeia (UE) ao mercado de trabalho germânico. O anúncio foi feito esta segunda-feira e o programa deverá arrancar em 2013, contando com 40 milhões de euros por ano à disposição.
 
Segundo a BA, adianta a agência Lusa, o financiamento do programa estará a cargo do Ministério Federal do Trabalho e dos Assuntos Sociais, sendo os “alvos” os jovens de outras nações da UE com idades entre os 18 e os 35 anos.
 
Raimund Becker, administrador da BA, explicou que serão financiados cursos de língua alemã, “o que é importante, porque o alemão é o maior obstáculo ao acesso de jovens estrangeiros” ao mercado de trabalho naquele país. Além disso, o programa deverá também assumir os custos do reconhecimento, na Alemanha, de diplomas de cursos de outros países.
 
O conteúdo concreto do programa será apresentado apenas nas próximas semanas pela Câmara Alemã de Comércio e Indústria (DIHK) e pela Confederação dos Artesãos Alemães (ZDH). No entanto, a engenharia, a informática e a saúde (médicos e enfermeiros) deverão ser as áreas que terão maior necessidade de profissionais estrangeiros, já que o mercado de trabalho apresenta várias lacunas nos três campos.
 
De salientar que, devido às elevadas taxas de desemprego nos países de origem, milhares de jovens académicos dos países mais afetados pela crise económica, sobretudo de Espanha e Grécia, mas também de Portugal, têm, desde meados de 2011, escolhido a Alemanha como destino em busca de trabalho.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório