Ciência

Ajudar séniores desfavorecidos a aprender

NULL
Versão para impressão
Favorecer a aprendizagem de pessoas desfavorecidas com mais de 50 anos de idade, é o objetivo dos recursos didáticos desenvolvidos por um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra (UC). O estudo destes recursos foi publicado esta semana e está disponivel para toda a rede europeia.

Albertina Oliveira, coordenadora do projeto, disse ao Boas Notícias que “o principal produto desenvolvido é um conjunto de medidas construídas de raiz, pela primeira vez, para ajudar uma faixa etária da população a elevar a sua autonomia e confiança, já que a tendência mundial é que a partir dos 50 anos se apresente uma grande quebra de participação na sociedade destas pessoas.”

Assim, a equipa da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC desenvolveu um conjunto de recursos didácticos, simples, que pretendem ajudar e estimular os seniores desfavorecidos. A usabilidade e a utilidade dos instrumentos foram testadas e validadas em seniores carenciados.

Os recursos, que podem ser consultados no site oficial, resultam de cerca de dois anos de trabalho de campo realizado nos Centros de Dia, Lares de Idosos, Centros de Novas Oportunidades (CNOs) e em instituições do concelho de Lousada, uma área muito deprimida com elevadas taxas de desemprego.

A aplicação

Albertina Correia disse ainda ao Boas Noticias que “a equipa de investigadores já recebeu feedback positivo por parte de algumas instituições”, uma vez que a iniciativa está direcionada para  conceber produtos gratuitos que podem ser colocados ao dispor de instituições que trabalham com seniores desfavorecidos.

Esta investigação está inserida no projeto PALADIN (Promover a Aprendizagem e o Envelhecimento Ativo dos Seniores em Situações de Desvantagem) e envolve, para além de Portugal, instituições de Espanha, Bulgária, Grécia, Malta, Hungria e Suíça. Trata-se de uma parceria multidisciplinar onde se cruzam diversas perspectivas – científica, de intervenção comunitária e política.

Do projecto irá resultar um Memorando de “Lições e recomendações para decisores políticos em matéria de aprendizagem ao longo da vida”, traduzido em 22 línguas.

Clique AQUI para aceder ao PALADIN e conhecer as ferramentas criadas pela UC.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório