Sociedade

Aeroportos nacionais com certificação pioneira

Os aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Ponta Delgada foram reconhecidos pelas boas práticas de gestão e receberam esta semana a certificação Airport Service Quality (ASQ), do Airports Council Internactional (ACI). O prémio foi entregue ao  presi
Versão para impressão
Os aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Ponta Delgada foram reconhecidos pelas boas práticas de gestão e receberam esta semana a certificação Airport Service Quality (ASQ), do Airports Council Internactional (ACI). O prémio foi entregue ao  presidente do Conselho de Administração da ANA – Aeroportos de Portugal, Guilhermino Rodrigues.

Os quatro aeroportos portugueses tornam-se assim nos primeiros em toda a Europa a receber esta distinção, que tem por base um processo de auto-avaliação, através de inquéritos de satisfação realizados aos passageiros, bem como medições em todo o processo aeroportuário.

“Esta conquista é um ponto alto mas está longe de ser um ponto final. A certificação que hoje nos é conferida vale necessariamente por um ano e para ser renovada temos que continuar a merecê-la a todas as horas, a todos os minutos e em todos os serviços que prestamos nos nossos aeroportos”, afirmou Guilhermino Rodrigues, citado pela Turisver, durante a cerimónia de entrega da certificação, que decorreu no Aeroporto de Lisboa.

Presente na cerimónia esteve também Angela Gittens, diretora-geral do ACI, considerando que “o empenho das autoridades aeroportuárias traduz-se num compromisso com a excelência no atendimento” e que este prémio é “um reconhecimento pelo esforço de oferecer um serviço de qualidade”.

A certificação ASQ é válida por um ano e obedece a uma série de critérios de gestão e desempenho que avaliam a qualidade dos serviços prestados por estas infra-estruturas e nos quais todos os aeroportos agora certificados obtiveram elevadas classificações, nomeadamente de 78,7%, no caso do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, de 75,9%, no aeroporto de Lisboa, 73,9%, no de Faro, e de 72,6% em Ponta Delgada.

“Além do orgulho, é também com o sentimento de dever cumprido que obtemos a certificação pelo ACI porque estamos a ser fiéis à nossa missão, à nossa visão e aos nossos valores”, afirmou ainda Guilhermino Rodrigues, acrescentando que a ANA tem seguido “um percurso de melhoria continua”.

Para o responsável, “o grande desafio” está agora “na manutenção destes novos hábitos”, como forma de tornar estas “boas práticas” na “forma natural de agir e de servir cada vez melhor os clientes”, considerou.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório