Sociedade

ACP lança campanha para sensibilização de peões

O Automóvel Clube de Portugal (ACP) em parceria com autarquias locais lança esta quinta-feira, na cidade do Porto, a primeira grande campanha de sensibilização de peões sobre os cuidados a ter quando se atravessa uma estrada, mesmo que seja numa pass
Versão para impressão
O Automóvel Clube de Portugal (ACP) em parceria com autarquias locais lança esta quinta-feira, na cidade do Porto, a primeira grande campanha de sensibilização de peões sobre os cuidados a ter quando se atravessa uma estrada, mesmo que seja numa passadeira.

A campanha intitulada “Atenção, Todos Somos Peões!” surge no âmbito do início da semana da mobilidade que começa esta quinta-feira,e que se irá estender a Lisboa a 22 de setembro e depois às restantes principais cidades do país.

De acordo com Carlos Barbosa da ACP, é importante sensibilizar os automobilistas e os peões para os cuidados em atravessar nas passadeiras mas sobretudo para os perigos fora delas.

De acordo com o mesmo responsável, o número de atropelamentos está a aumentar. Em 2009 morreram 319 pessoas e outras 500 ficaram feridas em virtude de atropelamentos nesta cidade, o dobro da registada em Gondomar mas ainda assim apenas 70% inferior à taxa registada em capitais de distrito como Faro, de acordo com o jornal Público.

A campanha “Atenção, Todos Somos Peões!” irá consistir na colocação de cartazes nas passadeiras para que peões e automobilistas possam ver o número de mortos na cidade onde decorre a iniciativa. O objetivo é sensibilizar mas também chocar o transeunte para que esteja mais atento na hora de atravessar a estrada.

Carlos Barbosa atribui aos peões a maior parte das culpas relativas aos atropelamentos porque se “atiram para as passadeiras” sem quaisquer cuidados “como se fosse um direito adquirido”.

Carlos Barbosa considerou ainda que é necessário ensinar os jovens a passar nas passadeiras, mas também os idosos que têm dificuldades com os temporizadores das passagens de peões.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório