Ambiente

Açores: Nascimento de ave transmitido na internet

NULL
Versão para impressão
Aquele que será, provavelmente, o ninho de ave mais famoso do ciberespaço português – um ninho de cagarros onde está instalada uma câmara de filmar cujas imagens são emitidas em tempo real para a internet – transmitiu, no domingo passado, em direto, o nascimento da mais recente cria do ninho.

O casal de cagarros (Calonectris diomedea) – cujo ninho fica na Ilha do Pico, Açores – pôs o ovo a 1 de junho e, a 24 de julho, nasceu a cria, um nascimento que foi seguido em tempo real na internet, no âmbito de um projeto da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

A cria nasceu pelas 22h de dia 24 de julho e as novas aventuras do filhote e seus pais podem continuar a ser seguidas online em http://cagarro.spea.pt. Segundo o comunicado da Spea, nos “próximos dias é de esperar um aumento de atividade no ninho durante a noite, pois a cria necessita de ser alimentada com mais frequência nos primeiros dias.

“Chega a ser emocionante quando, ao final de cada dia víamos o ovo em perfeitas condições e, agora, uma cria com óptima saúde. Parece-me que é uma óptima forma de sensibilizar as pessoas para o interesse e, também, fragilidade destas aves”, afirma Pedro Geraldes, coordenador do projeto.

O site que disponibiliza estas imagens em tempo real do casal de cagarros já registou mais de 15 mil visitas de cerca de 70 países, nos 2 meses em que está online.
 
Esta ação de divulgação é considerada um sucesso pelos técnicos da SPEA do projeto “LIFE Ilhas Santuário para as Aves Marinhas” e tem contribuído para a divulgação da espécie e dos problemas que afetam as aves marinhas.

Segundo a SPEA, o cagarro é uma espécie de estatuto vulnerável que surge como exemplo dos variados problemas que afetam as aves marinhas e as tornam no grupo de aves mais ameaçadas do mundo. Nos Açores, nidifica a grande maioria da população mundial desta ave e, também por isso, Portugal tem responsabilidades acrescidas na sua proteção. 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório