Ambiente

Açores instala aparelhos de deteção de sismos

Uma rede de acelerógrafos - equipamentos para a deteção de ondas sísmicas - vai ser instalada em todas as 17 corporações de bombeiros do arquipélago com vista a melhorar a velocidade de resposta no território em caso de sismos.
Versão para impressão
Uma rede de acelerógrafos – equipamentos para a deteção de ondas sísmicas – vai ser instalada em todas as 17 corporações de bombeiros do arquipélago com vista a melhorar a velocidade de resposta no território em caso de sismos.

“Trata-se de equipamentos que registam ondas sísmicas e podem dar sinais de alerta para que haja, em tempo real, uma preparação para situações de risco sísmico vulcânico”, afirmou José Contente, secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, que preside esta terça-feira, na ilha Terceira, às comemorações regionais do Dia Mundial da Proteção Civil.

Trata-se assim de “mais um equipamento que fica ao dispor de um socorro eficaz das populações”, já que os dados registados por estes aparelhos serão enviados, em tempo real, para as entidades concelhias da proteção civil.

A instalação dos acelerógrafos nas corporações dos bombeiros vai ser possível ao abrigo de um protocolo assinado com o Instituto Superior Técnico.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub