Cultura

Açores: Achados santuários atribuídos ao séc IV a. C.

NULL
Versão para impressão
Foram encontrados na Ilha Terceira, Açores, vestígios arqueológicos que os especialistas acreditam ser templos dedicados à deusa Cartaginesa Tanit (provavelmente do século IV a.C.). A descoberta esteve a cargo dos departamentos de Proto-História e Pré-História, da Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica (APIA). 

Foi descoberto um conjunto significativo de monumentos do tipo Hipogeu  (monumentos funerários) e cerca de três santuários Proto-Históricos escavados na rocha, no Monte Brasil, cidade de Angra do Heroísmo, segundo comunicado enviado ao Boas Notícias.

Um dos santuários foi encontrado no Monte do Facho, com “cadeiras” escavadas na rocha e um tanque cerimonial. Os restantes foram descobertos na área do Forte de São Diogo, tratando-se de dois templos escavados dentro de monumentos do tipo hipogeu, de grandes dimensões e bem conservados.

Um dos templos tem indícios de se tratar de um santuário associado a sacrifícios e rituais de libações (ofertas aos deuses).

Um outro santuário, com um acesso através de escadas, apresenta espaços onde seriam erguidas estátuas da divindade e um banco onde se praticavam abluções (cerimónias semelhantes a batizados), conclui a APIA em comunicado.  

Os arqueólogos da APIA, acreditam tratar-se de um conjunto de santuários para a deusa TANIT, devido à simbologia e ao contexto das plantas dos monumentos encontrados.

Image and video hosting by TinyPic

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório