Em Destaque Negócios e Empreendorismo

Acordo para apoiar inovação em empresas portuguesas

Empresas portuguesas vão ter acesso a linhas de crédito em condições vantajosas para financiar investimentos em I&D e criar mais emprego
Versão para impressão
por redação

O BPI e o Banco Europeu de Investimento (BEI) deram novos passos no sentido de estreitar a sua cooperação com vista ao financiamento da inovação em Portugal. O banco da UE concedeu ao BPI uma garantia para cobrir parcialmente o risco de crédito de uma carteira de 300 milhões de euros de novos empréstimos para projectos de inovação a concretizar por empresas portuguesas.

O acordo é apoiado pelo instrumento financeiro InnovFin MidCap Guarantee integrado no Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia. O objectivo desta iniciativa é facilitar o acesso de empresas inovadoras ao financiamento, disponibilizando uma garantia financeira parcial aos intermediários financeiros parceiros do BEI.

A garantia InnovFin vai assim contribuir para a criação de emprego, já que as PME e mid-caps são veículos fundamentais para o crescimento económico do país. Este acordo permitirá ao BPI financiar uma nova carteira de pequenas e médias empresas inovadoras (com menos de 3000 trabalhadores). O BEI estima que cerca de 80% dos investimentos financiados serão concretizados em regiões de coesão em Portugal.

A relação do BEI com o BPI iniciou-se em 1985 pouco após a criação da instituição financeira em 1983. As duas instituições celebraram nos últimos anos numerosos acordos de financiamento para apoiar diferentes sectores da economia, incluindo empresas do sector agrícola e agro-alimentar e projectos na área da eficiência energética, a última no âmbito de uma iniciativa de investimento apoiada pela União Europeia (PF4EE). Em Julho passado, o BEI concedeu um empréstimo de 100 milhões de euros ao BPI especificamente dedicado ao financiamento, em condições vantajosas, de projectos de empresas portuguesas de pequena e média dimensão (até 3.000 empregados).

Pablo Forero, CEO do Banco BPI afirmou: “Esta operação é um novo marco na relação entre o BPI e o BEI. No seguimento do concurso público lançado pelo BEI no âmbito do programa Horizonte 2020 promovido pela Comissão Europeia, estamos muito satisfeitos por termos sido seleccionados como o primeiro intermediário financeiro em Portugal a participar numa operação de partilha de risco com o BEI, numa base pari passu. O acordo vai permitir-nos reforçar a concessão de crédito de médio e longo prazo dirigido a investimentos realizados pelas PME e mid-caps inovadoras líderes em Portugal, uma das principais prioridades de negócio partilhadas por ambas as instituições financeiras”.

O Vice-Presidente do BEI responsável pela supervisão da actividade da instituição em Portugal, Román Escolano, afirmou: “O contrato celebrado hoje vai tornar mais fácil às empresas portuguesas investir em inovação, um factor essencial para aumentar a sua competitividade e apoiar o seu crescimento a longo prazo. As PME e as mid-caps são veículos fundamentais da criação de emprego em Portugal e, por esta razão, o apoio aos seus investimentos em inovação, com condições financeiras vantajosas e prazos alargados, é uma das prioridades do BEI”.

Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, declarou: “Este acordo vai permitir às empresas inovadoras em Portugal ir mais longe, de forma mais rápida e assumindo maiores riscos, gerando novos empregos e crescimento, e desenvolvendo novos mercados. Esta iniciativa é de saudar, já que 80% deste investimento deverá ir para regiões já financiadas pela política de coesão da UE.”

Em 2016, o Grupo BEI disponibilizou 33.600 milhões de euros para negócios de pequena e média dimensão, alcançando 300.000 empresas em toda a UE. Em Portugal, também no último ano, o Grupo BEI celebrou acordos no montante de 1.780 milhões, incluindo 1.196 milhões de euros que contribuíram para apoiar mais de 8.200 PME e mid-caps portuguesas.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub