Saúde

Ácido zoledrónico reduz reincidência de cancro da mama

NULL
Versão para impressão
O ácido zoledrónico, usado no tratamento da osteoporose, reduz em 32 por cento o risco de reincidência de tumores, quando administrado em mulheres com cancro da mama sensível às hormonas em fase inicial, conclui um estudo da Universidade de Medicina de Viena.

A revista The Lancet Oncology publicou, na sua edição digital de junho, uma investigação sobre a utilização do ácido zoledrónico nas doentes com cancro mamário, em combinação com a terapia hormonal padrão, nos três anos que se seguem à cirurgia.

A investigação levada a cabo por uma equipa da Universidade de Medicina de Viena contou com a participação de 1.800 mulheres tratadas entre 1999 e 2006 e teve resultados animadores.

Após dois anos de tratamento, no grupo das mulheres tratadas com este fármaco, ácido zoledrónico, as hipóteses de o tumor maligno voltar a aparecer diminuíram em 32 por cento.

Segundo os investigadores, os efeitos secundários não passaram de ligeiras febres e dores nas articulações e nos ossos, tendo sido a substância, em geral, bem tolerada.

Os tumores mamários podem libertar células cancerígenas que se disseminam pelo corpo, acumulando-se na medula óssea de onde se podem propagar a outros órgãos.

Os bifosfonatos como o ácido zoledrónico, que limitam a perda de massa óssea ao abrandarem a atividade das células que destroem o osso, reduzem as probabilidades de as células cancerígenas se espalharem pelo corpo.

Clique AQUI para aceder ao estudo publicado na The Lancet Oncology.
 
[Esta notícia foi sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório