Ambiente

Abutre-preto volta a nidificar em Portugal

Em Rosmaninhal, Idanha-a-Nova, foi identificada uma cria de abutre-preto, uma espécie que há muito não era avistada no nosso país e cuja sobrevivência está ameaçada. Por enquanto, a cria ainda está sob os cuidados dos progenitores, mas deve começar a
Versão para impressão
Em Rosmaninhal, Idanha-a-Nova, foi identificada uma cria de abutre-preto, uma espécie que há muito não era avistada no nosso país e cuja sobrevivência está ameaçada. Por enquanto, a cria ainda está sob os cuidados dos progenitores, mas deve começar a voar nas próximas semanas.

Há 37 anos que a espécie não nidificava com sucesso em Portugal, mas graças à instalação de dois casais de aves numa reserva de caça grossa a sua reprodução foi concretizada. A sobrevivência do abutre-preto continua ainda em risco, tendo em conta que apenas uma cria nasce por cada época de reprodução do animal.

Para Frederico Horta e Costa, proprietário da Herdade Cubeira onde as aves foram avistadas, este é não só um acontecimento “de grande alegria”, como também “é prova de que realmente a caça – quando bem feita – e a preservação do ecossistema são compatíveis”, declarou à SIC.

“É um sinal que, por um lado, a nossa colaboração ativa com Espanha (com o lince, a águia, ou o abutre) dá frutos, mas muito em particular que temos hoje proprietários e gestores de território – e, neste caso, trata-se de uma zona de caça turística – têm empenho em ajudar estas espécies a vingar”, frisou o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.

[Notícia sugerida pelo utilizador Rui Borralho]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório