Sociedade

Abertas candidaturas para estágios INOV Contacto

Já abriram as candidaturas para os estágios remunerados promovidos pelo programa INOV Contacto, que se destinam a apoiar a formação de jovens com até 30 anos e com qualificação superior em contexto internacional.
Versão para impressão
Já abriram as candidaturas para os estágios remunerados promovidos pelo programa INOV Contacto, que se destinam a apoiar a formação de jovens com até 30 anos e com qualificação superior em contexto internacional. O programa, com duração global entre 6 e 9 meses, abrange várias áreas académicas e os interessados podem candidatar-se online até dia 30 de Maio.
 
De acordo com o regulamento da iniciativa, promovida pelo Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, apoiado pela União Europeia e pelo QREN/POPH, e gerida pela AICEP, os jovens devem ter até 30 anos à data da candidatura ao programa e possuir qualificação superior concluída, comprovada pelo diploma de licenciatura ou equivalente.
 
Além disso, o INOV Contacto procura estagiários que sejam fluentes em português, em inglês e noutro idioma, preferencialmente francês, alemão, espanhol ou italiano, com conhecimentos de informática e que estejam desempregados ou à procura do primeiro emprego no momento do arranque do estágio.
 
Os candidatos terão ainda de revelar disponibilidade para viver no estrangeiro e “capacidade para, com total autonomia, garantir o normal cumprimento das obrigações” estabelecidas pelo regulamento do programa, que pode ser consultado AQUI.

Oportunidades um pouco por todas as áreas
 

Os estágios que serão oferecidos aos jovens selecionados englobam áreas que vão das Artes e Multimédia à Gestão, passando pelas Engenharias, Media e Comunicação, Marketing, Novas Tecnologias, Ciências, Saúde e Turismo, sendo “aceites candidaturas de todas as formações académicas incluídas no formulário de inscrição”.
 
No entanto, o INOV Contacto considera “preferenciais” as áreas de formação em Gestão/Economia, Marketing, Engenharias (Civil, Mecânica, Biologia/Biotecnologia, Industrial) e Tecnologias de Informação/Redes/Telecomunicações (incluindo Matemática Aplicada, Engenharia Informática e afins). 
 
No caso dos jovens provenientes dos cursos de Tecnologias de Informação, “é valorizado o interesse e experiência na área de redes (Networking), respetiva certificação internacional, bem como conhecimentos técnicos em redes (Routing e Switching), nomeadamente na área de segurança”, explica a AICEP. 

Estágios remunerados e com seguro de acidentes
 

Os estágios são remunerados e, no âmbito do programa, cada estagiário receberá, em Portugal, uma “bolsa de formação no valor correspondente a duas vezes o valor do Indexante de Apoio Social no ano em que se inicia o estágio”, além de um seguro de acidentes de trabalho.
 
No estrangeiro, além dos apoios referidos anteriormente, os jovens terão direito a “subsídio de estadia de permanência no exterior baseado no índice do custo de vida da ONU para cada mercado, desde o dia da partida para o estrangeiro até ao último dia do estágio”.
 
O INOV Contacto assegura ainda o pagamento da viagem de ida e volta entre Portugal e o país de destino do estágio, bem como um seguro de saúde nos países onde não exista acordo de reciprocidade de cuidados de saúde. 

Programa divide-se em três fases
 

O programa de formação vai dividir-se em três fases. Inicialmente, os jovens vão frequentar um Curso de Práticas Internacionais (um estágio em Portugal), que constitui “uma formação académica e técnica ministrada em regime intensivo durante um período de cerca de uma semana” e que poderá incluir um período de formação em contexto real de trabalho.
 
Posteriormente, e num país estrangeiro (determinado pelo programa), os formandos vão realizar o seu estágio remunerado, onde vão ser “preparados para a vida ativa” e, simultaneamente, atualizar “uma rede de contactos e conhecimentos nos mercados internacionais”.
 
A participação no INOV Contacto termina com um seminário de encerramento e apoio à integração em contexto profissional, que passará também por um balanço do programa (com duração de um dia). 
 
Clique AQUI para aceder ao formulário de candidatura e AQUI para saber mais sobre este programa.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub