Fitness & Bem-estar

A Arquelojista: À descoberta das lojas dos avós

Poderá comparar-se ao trabalho laborioso de um arqueólogo. Maria (mais conhecida como Mami) dedica-se a vasculhar as lojas antigas de Lisboa, revelando os tesouros que escondem.
Versão para impressão
Poderá comparar-se ao trabalho laborioso de um arqueólogo. Maria (mais conhecida como Mami) dedica-se a vasculhar as lojas antigas de Lisboa, revelando os preciosos tesouros que escondem. O grande objetivo d'A Arqueolojista é devolver a estes espaços o protagonismo e o brilho de outrora.

O mais difícil nesta “ciência” é seduzir os lojistas: “Essa é a parte emocionante… Não se pode entrar a matar de máquina em punho, a fazer perguntas (parece coisa da ASAE)… Corro o risco de ser corrida à vassourada. Depois de um certo namoro lá começa o romance e aí sim, sou sempre bem recebida. E quando lá volto… Ainda é melhor!”, conta a Arqueolojista ao Boas Notícias.

 

Image and video hosting by TinyPic

Por detrás deste “novo ramo” da “arqueolojia”, está Mami Pereira uma jornalista freelance “155 anos mais nova que a Confeitaria Nacional, que começou a vender Bolo Rei em 1829”.

E o seu principal objetivo é “pôr as gentes a redescobrir as lojas, a comprar português”. “Quero voltar a dar vida ao comércio tradicional, 'vender' o que é nosso com muita pinta aos turistas lá de fora e aos cá de dentro”, salienta Mami ao Boas Notícias.
 

A exploração das lojas mais velhinhas de Lisboa começou quando, “ali para os lados da Praça da Figueira, numa loja que vende lingerie sénior”, Mami conheceu os seus “lojistas prediletos” e escolheu “um pijaminha para a avó, entre brindes e castanhas”.
 
“As pessoas atrás do balcão são o verdadeiro tesouro”

Neste momento, Mami já visitou mais de 20 espaços, o que se traduz num ritmo de atualização semanal do seu blogue. E as portas destas lojas estão abertas 24 horas por dia, no site da Arqueolojista, com textos em tom de reportagem/crónica e fotos, muitas fotos das lojas, dos lojitas e dos detalhes mais preciosos de cada espaço. 

Para descobrir estas lojas é preciso, sobretudo, dar asas à curiosidade. “Geralmente andamos (…) atrasados para tudo e esquecemo-nos da curiosidade. As lojinhas estão lá mas estão escondidas e para se ler o livro não basta a lombada, tem que se enfiar o nariz nas páginas”, diz Mami.
 

Image and video hosting by TinyPic

Mas o mais surpreendente, garante a Arqueolojista, são as pessoas. “As lojas são maravilhosas mas as pessoas atrás do balcão são mesmo o verdadeiro tesouro, as melhores surpresas”, sublinha.  

“O  sapateiro/piloto de automóveis Xavier Moreira é um 'achado' incrível. A Tia Lila das Castanhas inesquecível. O Sr. Carlos da Ervanária Rosil fez-me rir, o Sr. Cassiano fez-me sentir uma Cinderela e o gravador Carlos Guerreiro pagou-me uma cervejinha e ensinou-me tudo sobre o seu ofício com um gosto imenso”, recorda Mami, dando alguns exemplos.

“Nostalgia é o nosso apelido”

Quanto às reações que tem recebido, a jovem Arqueolojista confessa que “ultrapassaram as expectativas mais loucas”. “Os portugueses gostam mesmo do que é deles (…), a Nostalgia é o nosso apelido. Agora é pegar nesse entusiasmo e canalizá-lo para a conservação deste passado feito presente”, conclui.

Image and video hosting by TinyPicNeste momento, Mami tirou umas férias e estará alguns meses a viajar pela América do Sul, continuando, no entanto, a atualizar A Arqueolojista. Após duas semanas fora do nosso país, Mami confessa já ter saudades: “De facto não há nada como a nossa cozinha, as nossas praias, o nosso vinho, o nosso pão… E  porque não? As nossas lojas!”.

Agora espreite o blogue, o Facebook e perca-se no maravilhoso mundo d' A Arqueolojista. Mas não se esqueça de ir para além da Net: atreva-se a entrar nas lojas onde irá com certeza encontrar muitas surpresas, provavelmente com mais qualidade, mais originalidade e melhores preços do que os produtos dos centros comerciais.

Clique AQUI para visitar o blogue da Arqueolojista e AQUI para aceder ao Facebook.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório