Cultura

610 atividades no Dia Internacional dos Museus

Portugal está em festa, dia 18 de Abril, para acolher mais uma edição do Dia Internacional de Monumentos e Sítios 2015. Por todo o Território Continental e Regiões Autónomas terão lugar cerca de 610 atividades, distribuídas por 166 concelhos.
Versão para impressão
Portugal está em festa, dia 18 de Abril, para acolher mais uma edição do Dia Internacional de Monumentos e Sítios 2015. Por  todo o Território Continental e Regiões Autónomas terão lugar cerca de 610 atividades, quase todas gratuitas, distribuídas por 166 concelhos e promovidas por 622 entidades públicas e privadas.
 
Promovido pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, que este ano celebra 50 anos, a iniciativa oferece um vasto programa que engloba, animações de rua, oficinas pedagógicas, concursos, projeções de documentários e filmes, encontros e conferências, espetáculos artísticos, exposições, feiras, peddy e rally papers, recriações e encenações históricas, sessões de leitura, e centenas de visitas guiadas entre outras atividades.

Na capital, destaque para a abertura das Galerias Romanas da Rua da Prata, nos dias 17, 18 e 19 de Abril. A organização alerta que, devido à grande afluência do público, a fila de entrada no monumento pode ser encerrada antecipadamente. O número máximo de participantes é de 25.

Zona de Belém acolhe dezenas de atividades
 

A Torre de Belém será outro dos monumentos em destaque em Lisboa, com um concerto pelo Coro do Instituto do Emprego e Formação Profissional – Casamata – às 15h. De manhã e à tarde, o mesmo monumento recebe visitas guiadas.
 
Ainda em Belém, o Museu Nacional de Arqueologia prepara, por exemplo, um peddy paper, de inscrição prévia, onde os participantes, em equipa e em partilha, podem explorar os espaços expositivos. Já o Planetário e o Museu da Marinha vão permitir a entrada livre nas suas exposições. Também o Padrão dos Descobrimentos estará aberto e com visitas guiadas. 
 
Na mesma zona, recomendamos o Passeio de reconhecimento histórico e artístico entre os Jardins do Palácio de Belém, Botânico Tropical e Botânico da Ajuda, explorando os recursos naturais e paisagísticos destes espaços, através das inúmeras histórias que este conjunto patrimonial tem para contar.

Visitas a igrejas e conventos de Lisboa

Uma inesperada surpresa poderá ser a visita guiada à Igreja de Santa Cruz do Castelo, recentemente restaurada. De grande valor arquitetónico e artístico, será objeto de uma visita abrilhantada pela atuação do Coro da Universidade Nova de Lisboa. Mas muitas outras igrejas e conventos, importantes protagonistas da história da cidade, vão estar abertos para receber visitantes.
 

Na zona da Baixa, também o Largo do teatro S. Carlos e as Ruínas do Carmo acolhem diversas iniciativas, muitas delas dedicadas às famílias, com peddy papers, oficinas pedagógicas e espetáculos.
 
Para os amantes do teatro, o D. Maria II vai disponibilizar, nestes dias, bilhetes para as peças de teatro em cena por apenas cinco euros, sendo que a entrada na exposição “O Nacional está a arder!”, sobre o incêndio que atingiu o teatro em 1964, é de entrada livre.

Grutas do Poço Velho em Cascais 
 

Em Cascais, o destaque é para as visitas às Grutas do Poço Velho. Estas grutas permitirão aos munícipes visitar um conjunto de galerias, em pleno centro urbano, com ocupação, confirmada arqueologicamente, desde o paleolítico até ao calcolítico.

Durante um longo período as Grutas do Poço Velho foram usadas como necrópole, de que é testemunho o amplo espólio funerário aí encontrado.

Exposições, vinhos e teatro no Porto
 

No Porto, o Museu e a Fundação de Serralves brilham com uma extensa programação, da qual destacamos a visita guiada noturna ao parque. Com o cair da noite, esta paisagem transforma-se num ambiente fascinante de sons noturnos e de silhuetas recortadas no firmamento. Mas há também visitas guiadas às exposições e conversas.
 
No Teatro Nacional São João estará em cena a peça “Al mada nada”, de Ricardo Pais que encena ludicamente o melodrama da pobreza nacional, vazado na moderníssima linguagem do Almada (Negreiros) futurista. Está também agendada uma visita guiada aos vários espaços deste Teatro Nacional, incluindo os bastidores e os camarins.
 
Ainda na Invicta, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto faz uma visita guiada ao centro interpretativo, numa viagem interativa e multimédia ao Douro através das suas Denominações de Origem. A visita passa pelos espaços onde são efetuados os ensaios laboratoriais e sensoriais necessários à certificação dos vinhos do Porto e do Douro.

Mas por todo o país há eventos para participar, por isso o ideal é consultar AQUI a programação completa.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório