Negócios e Empreendorismo

30 produtores de vinho em feira da China

NULL
Versão para impressão

Foram cerca de 30 produtores de vinho portugueses que participaram pela primeira vez na Feira Internacional de vinhos da China, a InterWine de Cantão. O objetivo é estimular o interesse de um mercado de 80 milhões de pessoas, com uma classe média que tem cada vez maior
poder de compra.

Esta feira realizou-se no início do mês de Novembro, na província de Cantão, na China e teve como principal objetivo “aumentar a presença portuguesa na região”.

“É uma província que tem estado a crescer, com cerca de 80 milhões de habitantes e uma classe média que está a ganhar algum poder de compra. E o vinho também tem crescido de interesse nesta província, daí esta nossa primeira aposta para alargar o mercado”, explicou à Lusa Miguel Nora, gestor para a Europa e Ásia da ViniPortugal.

Cantão faz parte da China Continental onde o mercado se rege por uma logística e regras alfandegárias muito restritas. Segundo o responsável da ViniPortugal, uma associação interprofissional que tem como objetivo a promoção dos vinhos, aguardentes e vinagres portugueses no mercado interno e em mercados internacionais, “em Macau e Hong Kong é bastante mais fácil em termos de estabelecimento, porque não há impostos nestas regiões”.

No entanto, o empresário reforça que esta aposta vem no seguimento dos esforços feitos “por alguns produtores bem estabelecidos em Hong Kong e Macau” e que “aproveitam a proximidade geográfica” com Guangdong.

China é o 15º mercado do vinho português

Mesmo com um volume de negócios ainda reduzido, “a China é já o 15.º mercado do vinho português”, depois de as exportações terem crescido 93 por cento em 2010 e 79,4 por cento nos primeiros seis meses de 2011 para 2,6 milhões de euros”.

“No ano passado, a China era o 18.º mercado e há dois anos nem sequer aparecia no top 30”, destacou, ao frisar o potencial de crescimento.
Mais de 20 produtores portugueses estreantes na InterWine de Cantão marcaram presença na Feira Internacional de Vinhos e Bebidas Espirituosas de Hong Kong.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório