Ambiente

30 aves recuperadas em Portugal voltam à Natureza

O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), situado em Gouveia, vai proceder, a partir do próximo domingo, à libertação de 30 aves selvagens que foram recolhidas em situação crítica e já recuperaram.
Versão para impressão
O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), situado em Gouveia, vai proceder, a partir do próximo domingo, à libertação de 30 aves selvagens que foram recolhidas feridas e debilitadas ou saíram precocemente dos seus ninhos e que já se encontram recuperadas.
 
Ao longo de três semanas vão ser devolvidas à Natureza várias aves de rapina noturnas, nomeadamente um bufo-real, mochos-galegos, corujas-do-mato e corujas-das-torres, mas também aves de rapina diurnas, mais concretamente uma ógea, águias-de-asa-redonda, milhafres-pretos e ainda cegonhas-brancas, andorinhões-pretos e andorinhões-pálidos.
 
As ações de libertação vão decorrer em vários concelhos da Guarda, Viseu, Coimbra, Aveiro e Castelo Branco, e vão contar com a participação das pessoas que recolheram as aves e as entregaram às entidades competentes, sendo que a maioria vai voltar aos céus no local onde foram recolhidas.
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, o CERVAS adianta que estas ações vão ser precedidas “de breves explicações sobre a história de cada animal bem como algumas das caraterísticas das espécies, com referência para as suas principais ameaças”.
 
Nalguns casos, as devoluções à Natureza vão ser integradas em eventos, como é o caso da II Festa de Caça da Nave, em Moimenta da Beira, ou do Festival Danças na Água, em Celorico da Beira, “numa perspetiva de educação ambiental e sensibilização de diversos setores da sociedade”.
 
O CERVAS está integrado no Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE)/Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) e, desde o início da sua atividade, em 2006, já recuperou e devolveu à Natureza cerca de 800 animais selvagens, maioritariamente aves.
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório