Sociedade

19 toneladas de tampinhas dão prótese ao Diogo

NULL
Versão para impressão
Um menino de dois anos, de Caminha, que nasceu sem a mão direita, vai testar esta terça-feira um modelo de mão que dará origem à prótese final. Depois de os pais terem reunido, de Norte a Sul do país, 19 toneladas de tampinhas, o Diogo receberá a sua prótese mioelétrica definitiva dentro de um mês.

Segundo disse a mãe da criança, Elisabete Farinhoto, à agência Lusa, toda a operação, orçamentada em nove mil euros, será financiada por uma empresa da Póvoa de Varzim, em troca de 19 toneladas de tampinhas, recolhidas desde a Páscoa tanto em Portugal como na Galiza.

“Da Galiza, chegaram ontem [segunda-feira] duas toneladas de tampinhas e há mais duas para chegar. Foi uma adesão excecional”, sublinhou a mãe do menino.

Numa clínica em Matosinhos, durante o dia de hoje, Diogo vai experimentar a mão provisória e, “se não houver problemas”, poderá regressar a casa com ela e fazer uma vida normal. Dentro de um mês, na mesma clínica, Diogo deverá instalar a prótese mioelétrica definitiva.

Diogo, agora com dois anos, nasceu a 20 de maio de 2009, sem a mão direita, alegadamente vítima de uma amputação dentro da barriga.

Como já havia sido noticiado pelo Boas Noticias, em junho os pais tinham reunido cerca de quatro toneladas. A campanha prosseguiu por todo o país e agora foi possível oferecer ao Diogo a prótese.

Continuação da Campanha

A primeira prótese tem a validade de dois anos e terá depois, à medida que o menino cresce, vai ter de ser substituída por uma outra, pelo que a campanha de recolha de tampinhas vai continuar.

“Para a outra prótese, serão necessárias mais de 30 toneladas” e todas as tampas de plástico são válidas seja de plástico, de garrafas de água, de óleo, de iogurtes líquidos, de garrafões, de detergentes ou de champô, explicou Elisabete.

Também são válidas caixas de manteiga completas, bem como todas as embalagens que tenham o símbolo da reciclagem com os números 2, 4 ou 5 dentro do triângulo.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes e Elsa Martins]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório