Em Destaque Semana à borla

De 17 a 23 de fevereiro

Mais ideias para ter uma semana em cheio dedicada à cultura sem gastar um tostão!
Versão para impressão
Norte

Meio século de Memórias Fotográficas – Gaia

Tertúlia fotográfica com duas personalidades de renome: António Homem Cardoso e Mário Cruz, para descobrir as suas histórias, aventuras e desventuras, no El Corte Inglés, dia 17 às 19h. As fotografias levaram-os a muitos locais que guardam na memória, cheia de acontecimentos únicos, casuais e imprevistos, que vão partilhar nesta Tertúlia. Número de vagas limitado e inscrição obrigatória em elmag.pt

Maria Monda – Porto

Sofia Portugal, Susana Quarema e Tânia Cardoso partilham o gosto pela música portuguesa, na Casa da Música, 17 de fevereiro, às 22h, pelo canto polifónico e pela pesquisa vocal, sonora e cénica. Estas são as três mulheres que mondam canções, tradições e saberes antigos de forma contemporânea, através da força do canto feminino e dos ritmos da percussão.

Dias com Energia – Porto

Aulas gratuitas de Pilates, Yoga e Taichi sábados de manhã, entre as 09h e as 12h, nos Jardins do Palácio de Cristal, junto à Concha Acústica. Nos dias em que se registar mau tempo, as aulas serão no ginásio do Pavilhão Rosa Mota, também localizado no interior dos jardins.

Horários das aulas no Palácio de Cristal:
– Pilates: 9h às 10h
– Yoga: 10h às 11h
– Tai chi: 11h às 12h

ESMAE Jazz Jam Sessions – Porto

Jazz Jam Sessions, terça-feira, dia 22 de fevereiro, pelas 22h30, no Café Concerto Francisco Beja, na ESMAE. A entrada livre, com convite ao donativo consciente para o departamento de jazz.

Centro

Entre a Ciência e a Literatura – Coimbra

“Entre a Ciência e a Literatura – rotas para a formação de leitores” é o tema da quarta edição do Encontro de Literatura Infantil e Juvenil de Coimbra, que decorre nos dias 17 e 18 de fevereiro, na Casa Municipal da Cultura (Sala José Sebastião da Silva Dias).

 Crónicas da Atlântida – Coimbra

Exposição de Fotografia de António Luís Campos, na Galeria de Exposições do Edifício Chiado até dia 29 de março. As Crónicas da Atlântida são uma viagem visual pelos Açores: uma foto por dia, uma ilha por mês, da maior à mais pequena, de Leste para Oeste.

 Lisboa e Vale do Tejo

BULLFEST – Lisboa

O BullFest vai decorrer no dia 18 de fevereiro no Campo Pequeno, apresentando uma montra de cultura portuguesa que combina o contemporâneo, o urbano e o popular. Um dia em que se reúnem manifestações culturais portuguesas, algumas Património da Humanidade como o Fado, o Teatro Tradicional dos D. Robertos, Grafitti, Tauromaquia, Gastronomia, Cante Alentejano, Cinema, Baptismo de Equitação, Animação Infantil e um Festival Taurino. Todas as atividades são de acesso livre e gratuito, com exceção do Festival Taurino.

Recital de Violino e Piano– Lisboa

Segunda-feira, dia 20 de fevereiro, no Palácio Foz, Marta Botelho Vieira e Diana Botelho Vieira apresentam um recital de violino e piano. A entrada é livre mas a lotação é limitada. As artistas, naturais de São Miguel, apresentam-se em duo há mais de 15 anos. Realizaram inúmeros concertos nos Açores, Portugal Continental, Estados Unidos da América e América do Sul, bem como na tv e rádio nos Açores. Receberam também inúmeras críticas favoráveis, tendo sido galardoadas com o Búzio Revelação e o Prémio Cultura.

 Uma Pedra no Bolso – Lisboa

Uma Pedra no Bolso de Joaquim Pinto será apresentada no âmbito do ciclo de projeção-conversa à volta dos filmes da coleção CinEd, organizada em parceria com a Cinemateca Portuguesa e o Cinema Ideal. O filme será projetado no Museu do Cinema às 10h30. A entrada é livre mediante reserva prévia para: filhos.lumiere@gmail.com

Aulas abertas de CHIKUNG– Lisboa
Alunos finalistas do Curso de Instrutores de Chikung vão dar aulas aos sábados. Estas aulas estão abertas ao público e terão uma duração de 2h, com início às 10h da manhã. As aulas serão dadas no Palacete da Estefânia e prometem ser divertidas. Faça a inscrição no site do evento.

Quinta Pedagógica dos Olivais – Lisboa  
Situada na Freguesia de Olivais, a Quinta Pedagógica dos Olivais é um equipamento público, gerido pelo município de Lisboa, desde Dezembro de 2015 integrado na Direção Municipal de Estrutura Verde, Ambiente e Energia. Na Quinta Pedagógica vivem-se tradições rurais de norte a sul do país e celebram-se em conjunto festividades do calendário rural. Aqui é possível viver momentos únicos, participar nas atividades diárias e próprias de uma quinta como a lavoura, hortas e pomares, tarefas do dia-a-dia dos animais domésticos, compostagem, descobrir e viver os percursos do pão, do doce e da manteiga, experiências que estão acessíveis a todos.

Horário de Inverno (de Outubro a Abril)
3ª a 6ª feira – 9h00 / 17h30
Sábado, Domingo e Feriados – 10h00 / 17h30
A Quinta encerra ao público às segundas-feiras

Rising Stars– Lisboa

O Armida Quartett abre o festival Rising Stars no Grande Auditório da Gulbenkian, dia 19 de fevereiro. Dedicado às jovens promessas da música com concertos de entrada livre. Os bilhetes gratuitos estão disponíveis a partir das 10h de domingo.

REFRESCO – Barreiro

Apresentação do projeto livro (maqueta) REFRESCO – Livro de fotografias de Flávio Andrade, dia 19 de fevereiro, no Auditório Municial Augusto Cabrita, às 17h. Projeto realizado em três anos sobre as pessoas nas praias oceânicas. Os seus comportamentos, atitudes e modos de estar. Na apresentação estará o autor, Flávio Andrade, e o designer, José Teófilo Duarte.

Domingo de Bazar – Seixal

No Domingo de Bazar, a Casa Capaz junta-se a vários parceiros para um pequeno mercado que começa às 10h e onde pode ver pessoalmente os produtos que normalmente só estão disponíveis online. Aproveite para visitar este mercado depois um belo passeio pela marginal do Seixal.

Sul

“Os Belos Dias de Aranjuez” – Évora

Projeção do filme de Wim Wenders no dia 22 de fevereiro, às 18h, no Auditório Soror Mariana. A película retrata “um belo dia de Verão. Um jardim. Um terraço. Uma mulher e um homem debaixo das árvores, com uma suave brisa de Verão. Ao longe, na vasta planície, a silhueta de Paris. Uma conversa tem início: perguntas e respostas entre a mulher e o homem. Fala-se de experiências sexuais, infância, memórias, a essência do Verão e a diferença entre homens e mulheres, fala-se da perspetiva​ feminina e da perceção masculina”.

Feira de Velharias – Castro Marim

Dia 18 de fevereiro, no Jardim de Castro Marim realiza-se a Feira das Velharias de Castro Marim que se destina a promover a venda, compra e troca de velharias, antiguidades e outros objetos de valor histórico e cultural, como numismática, filatelia, discos, cassetes, calendários, livros antigos ou usados, mobiliário antigo ou usado, ou artesanato. Irá repetir-se sempre no terceiro sábado de cada mês, entre as 09h e as 16h.

 Madeira

“Chão de Orações”– Calheta

Mostra centrada sobretudo no desenho, como ferramenta preferencial de expressão deste autor. Exposição que marca o regresso de Daniel Melim à Madeira. Horários: Terça a domingo das 10h às 17h.

Açores

Rota do Centro Ambiental do Priolo – São Miguel

No dia 18 de fevereiro, pelas 15h30, o Centro Ambiental do Priolo convida a um pequeno percurso na área circundante do Centro, com acompanhamento pelos técnicos e explicação da biodiversidade local e visita a uma pequena área com plantas nativas dos Açores.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório