Fitness & Bem-estar

15 conselhos para garantir uma vida plena aos 50 anos

O site Quora, que funciona à base de perguntas e respostas dos utilizadores, lançou um desafio aos seus membros seniores: que conselhos dariam aos trintões de hoje para conseguirem uma vida feliz e saudável aos 50 anos de idade. O resultado é uma lis
Versão para impressão

O site Quora, que funciona à base de perguntas e respostas dos utilizadores, lançou um desafio aos seus membros seniores: que conselhos dariam aos trintões de hoje para conseguirem uma vida feliz e saudável aos 50 anos de idade. O resultado é uma lista de conselhos preciosos que qualquer pessoa deve aplicar na sua vida.

1. NÃO FUME

“Se me pudesse ver agora veria que estou de joelhos a implorar que, pelo menos, considere a hipótese de deixar de fumar”, diz Cyndi Perlman Fink, a utilizadora do site Quora que deixou este conselho na página e que foi a sugestão mais votada de todas. “É caro, cheira mal e posso garantir a 100% que causa problemas de saúde”, acrescenta.

2. PARE DE COMER PORCARIA

“Deixe de comer 'junk food'! Pode fazer uma data de dinheiros quanto tiver 20 anos, trinta anos ou 40. Pode ter dinheiro para comprar o mundo inteiro. Mas não se pode comprar a saúde”, defende a utilizadora Sireesha Chilakamarri que acrescenta: “Desista da comida de plástico, agora, que tem 30 anos.”

3. MANTENHA (OU RECUPERE) LAÇOS COM PAIS E IRMÃOS.

“…Há grandes probabilidades que não tenha a mesma opinião nem postura de vida dos outros elementos da sua família”, diz Robert Walker. “Eu venho de uma família que gosta de discutir e quem não nos conhecer pode pensar que nos odiamos. Mas nada podia estar mais longe da verdade, simplesmente dizemos o que pensamos o que reforça os nossos laços familiares”.

4. DEIXE DE ANDAR AO SOL SEM PROTETOR

Já Cyndi Perlman considera que um dos melhores conselhos para quem tem 30 anos, é usar sempre protetor, para evitar rugas precoces e pele com manchas solares”.

5. FAÇA EXERCÍCIO 

Aposte num estilo de vida mais ativo agora mesmo, para quando chegar aos 50 não ficar preso a uma cadeira de rodas. A mesma utilizadora do ponto 4, garante que ter um peso saudável é fundamental e ajuda a manter uma série de problemas bem longe.

6. COMECE A POUPAR DINHEIRO HOJE. MESMO QUE SEJA SÓ UNS TOSTÕES

“Poupar dinheiro pode parecer uma dica chata e pouco sexy mas é muito importante!”, assegura Cliff Gilley. “Quanto temos 30 anos o normal é receber bastante mais dinheiro do que quando somos mais velhos e além disso, se começarmos a poupar cedo, o mais provável é continuar a poupar até mais tarde na vida”.

7. APRENDA A SER FELIZ COM O QUE TEM

“…A felicidade é muito mais importante do que o sucesso”, diz Robert Walker. “Se está contente com o que tem poderá não acabar milionário mas terá provavelmente uma vida mais feliz. E mesmo que se torne uma pessoa com fortuna será sempre mais feliz e realizado e produtivo”, acrescenta.

8. NÃO ADIE OS SEUS SONHOS

“Quer comprar uma casa? Ter filhos? Escrever um livro? Tirar um curso? Mudar de carreira? Aprender a tocar um instrumento? Aprender a cozinhar pratos 'gourmet'? Começar o seu próprio negocio? Então comece hoje!”. Este é o conselho do utilizador Bill Karwin. “É fácil ir adiando as coisas pensando que temos tempo. Mas a verdade é que o tempo passa a correr e a altura de realizarmos os nossos sonhos é agora”, conclui.

9. DURMA MELHOR

“Aposte numa higiene de sono imaculada”, defende Nan Waldman: “um quarto escuro e uns tapa-olhos. Desligar computadores e outros ecrãs antes da hora de dormir. Ir para a cama e acordar sempre à mesma hora”.

10. TOME CONTA DOS SEUS DENTES

“…Vá ao detestável dentista”, recomenda a utilizadora Caroline Zelonka. “Arranjar as cáries assim que aparecem ajuda a evitar coroas e implantes que são dolorosos e muito dispendiosos”.

11. DÊ ALGO AOS OUTROS

“Ofereça coisas aos outros para sentir a felicidade que isso traz”, defende Nan Waldman. “O que quer que seja que dê, faca-o com todo o coração. Não espere nada em troca”.

12. LEIA PELO MENOS 10 LIVROS POR ANO

“O seu cérebro nunca para de crescer pelo que deve exercitá-lo com informação útil”, diz a utilizadora Vanitha Muthukumar.

13. APRENDA A MEDITAR

“A lista de benefícios da meditação é infinita, além disso ocupa apenas alguns minutos por dia e pode mudar a sua vida e a vida daqueles que vivem consigo”, diz Rens De Nobel.

14. COMPRE A SUA CASA

“Que estará praticamente paga quando tiver 50 anos”, aconselha Liz Read.

15. TOME CONTA DOS SEUS AMIGOS

“Escolha pessoas que fazem com que se sinta bem, que o inspirem através dos seus exemplos e de quem gosta de verdade”, diz Nan Waldman. “Trate deles com carinho. Ria com eles. Seja tonto também. Contribua para a sua sobrevivência e para o prazer que têm na vida. Reserve algum tempo todas as semanas para estar com eles”.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório