Inovação e Tecnologia

UCoimbra: Investigadores vencem prémio internacional

Um programa informático que permite definir quais as emoções que a música provoca, criado por nove investigadores da Universidade de Coimbra (UC), venceu o prémio principal do concurso Music Information Retrieval Evaluation Exchange. Os premiados for
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Um programa informático que permite definir quais as emoções que a música provoca, criado por nove investigadores da Universidade de Coimbra (UC), venceu o prémio principal do concurso Music Information Retrieval Evaluation Exchange (MIREX), realizado pela primeira vez em Portugal, que distingue as tecnologias que detetam as emoções provocadas pela música. Os premiados foram divulgados esta sexta-feira.

O projeto, intitulado de “MOODetector – A System for Mood-based Classification and Retrieval of Audio Music”, desenvolvido por cientistas da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UC, consiste num sistema de reconhecimento emocional em música que está a ser desenvolvido há dois anos.

Em comunicado publicado no site da faculdade, Rui Pedro Paiva e Renato Panda, os responsáveis pelo projeto, afirmam que embora o reconhecimento do seu trabalho seja importante ainda existem novos desafios.

“Ainda há muitos desafios por ultrapassar até que sistemas deste tipo possam ser utilizados em aplicações reais. A classificação de emoções em música através do computador é uma área de investigação muito recente”, explicam os investigadores.

Pela natureza da emoção ser algo muito “subjetivo”, o método de investigação destas tecnologias é muito complexo, pois “a extração de descritores emocionais de áudio não é trivial”.

Aplicação na indústria cinematográfica

Com esta nova tecnologia, a indústria cinematográfica pode beneficiar das funcionalidades deste mecanismo, podendo definir quais as emoções que querem induzir no público.

“Seria mais fácil (com este sistema) procurar músicas de acordo com uma cena que se pretenda criar, instigando medo, revolta, alegria e outro tipo de emoções no espetador”, explicam os criadores do sistema.

Também no ramo da publicidade e até nos videojogos, este mecanismo poderá ser aplicado na escolha da emoção que mais se adequa ao objetivo da campanha publicitária ou do jogo.

Para além destas aplicações, este algoritmo pode criar “mecanismos de pesquisa mais avançados, flexíveis e amigáveis, adaptados aos requisitos de utilizadores individuais. Empresas de topo, como a Philips, a Sony e Gracenote têm planos de investigação bem definidos na área”, concluem os investigadores.

Este concurso, que é organizado, todos os anos pela comunidade científica de Music Information Retrieval (MIR) foi realizado no âmbito da conferência ISMIR – International Society for Music Information Retrieval Conference.

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