Inovação e Tecnologia

UCoimbra: Inovação reduz custos da indústria automóvel

O investigador Diogo Neto, do Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (CEMUC), criou uma ferramenta computacional de apoio à estampagem da indústria automóvel que otimiza o processo, reduzindo o tempo e, sobretudo, os custos de produ
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O investigador Diogo Neto, do Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (CEMUC), criou uma ferramenta computacional de apoio à estampagem da indústria automóvel que otimiza o processo, reduzindo o tempo e, sobretudo, os custos de produção. 
 
A solução, desenvolvida ao longo dos últimos quatro anos no âmbito da Tese de Doutoramento do investigador do CEMUC, otimiza todo o processo de simulação da estampagem, reduzindo o tempo e essencialmente os custos de produção. 
 
O processo desenvolvido por Diogo Neto acaba de vencer o ?Prémio Melhor Tese de Doutoramento em Mecânica Aplicada e Computacional de 2014?, atribuído pela Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional.
 
“O projeto e conceção virtual deste tipo de processos recorre cada vez mais a ferramentas computacionais, onde as técnicas avançadas de modelação em computador substituem os dispendiosos testes experimentais”, explica Diogo Neto em comunicado de imprensa enviado ao Boas Notícias.

Deste modo, “os modelos virtuais permitem fazer a simulação completa deste processo tecnológico com grande precisão e rigor, permitindo acelerar a fase de projeto e consequentemente diminuir os seus custos”, acrescenta.

 
O CEMUC participa em várias redes de investigação nacionais e internacionais. Na área da mecânica computacional aplicada à tecnologia, nomeadamente a modelação mecânica e a simulação numérica do processo de estampagem de chapas metálicas, possui mais de duas décadas de experiência, ocupando um lugar de destaque no panorama mundial. 
 
O CEMUC tem várias parcerias com a indústria automóvel (Mercedes, General Motors, Renault, Volvo, Nissan, Fiat), a indústria metalomecânica (Arcelor Mittal, Pechiney, Alcoa, Martifer) e com empresas de software em mecânica computacional (Autoform Engineering, ESI group), que poderão beneficiar deste novo sistema. 

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