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TRX – Quer chova ou esteja sol

Como funciona? É simples! Utilizamos o peso do nosso corpo para fazer todos os movimentos e com isso trabalhar a musculatura de uma forma muito intensa e constante.
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por Filipa Custódio, Técnica Profissional de Desporto

A Primavera chegou e com ela os dias mais longos, mas o tempo continua instável, num dia chove, no dia seguinte estão 30 graus.

Mas, não há desculpas…. Quer esteja um lindo dia de sol, em que queremos treinar no parque ao ar livre, ou um dia de chuva em que não queremos sair do conforto de casa, temos o material de treino ideal, o TRX – treino em suspensão.

O TRX – treino em suspensão, nasceu com o exigente programa de treino dos Seals da marinha dos EUA, para que os seus soldados pudessem treinar em qualquer lugar e mantivessem uma condição física de excelência, com um único aparelho, fácil de transportar (pouco mais de 1kg.) e que permitisse o maior número de exercícios possível assim como a progressão do próprio treino.

A grande vantagem do treino com TRX é que basta prendê-lo a uma estrutura fixa e arranjar algum espaço livre à nossa volta, e desta forma treinar em qualquer lugar.

Nos parques, treino Outdoor, pode ser colocado em estruturas dos recreios, vedações, postes de basket, balizas, árvores, etc, em casa pode ser colocado em portas, paredes e garagem com os acessórios próprios, ou em estruturas fixas nos ginásios.

O TRX está indicado para o treino individual ou em grupo e baseia-se no treino de força e da propriocepção, recrutando as principais estruturas core (abdominal/lombar) e promovendo a estabilização das articulações em todos os exercícios, proporcionando resultados espetaculares em todos os indivíduos, independentemente da sua condição física de base.

Este sistema transforma o peso do nosso corpo numa resistência variável. Escolhemos o nível de dificuldade dos exercícios simplesmente fazendo variar a posição do próprio corpo, evoluindo de posições mais verticais para posições mais horizontais, sem pesos adicionais.

Os benefícios do TRX – treino em suspensão são muitos:

– melhora a mobilidade e a flexibilidade

– aumenta a resistência muscular

– contribui para que o equilíbrio, e a coordenação motora sejam aprimorados

– contribui para que a postura seja melhorada e para que se alcance um corpo totalmente definido num curto período de tempo.

Para além destes benefícios, o treino com TRX permite uma perca calórica elevada num tempo recorde. Pode até parecer impossível, mas com o uso do TRX, podemos perder  mais de 600 calorias num treino de 30 minutos de exercício de suspensão.

Como funciona? É simples. Utilizamos o peso do nosso corpo para fazer todos os movimentos e com isso trabalhar a musculatura de uma forma muito intensa e constante, principalmente o Core.

Nas próximas imagens, realizo alguns exercícios indoor e outdoor, com diferentes pegas e apoios (mãos, pés e braços), que aumentam a capacidade do nosso core, sendo importante referir que um core desenvolvido e forte, para além de ser esteticamente desejado pelos alunos, é muito benéfico para a qualidade de vida, pois irá evitar problemas de saúde ligados à coluna.

Exercícios de TRX realizados

-Pranchas
De um modo geral, a prancha trabalha os músculos do corpo através da isometria, ou seja, a postura é realizada e deve manter-se por um período de tempo, com muita concentração para não relaxar. Ao realizar pranchas pretendemos fortalecer, desenvolver, tonificar e definir os músculos abdominais, das costas e ombros, bem como melhorar a postura.

-Agachamento
Fortalece pernas e Glúteos,   protege a lombar e contribui para o equilíbrio do corpo, ou seja, é o tipo de exercício que trabalha várias regiões do corpo ao mesmo tempo, como quadrícipe, glúteo, isquiotibiais, abdominal e lombar.

Se estão a começar a vossa atividade física, ou há muito tempo que não fazem qualquer tipo de exercício, não há problema, começamos com exercícios de fácil execução e com intensidade moderada. Temos sempre que adequar os treinos ou protocolos aos alunos e suas possíveis limitações.

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Realize sempre os seus exercícios e aulas com um profissional qualificado, ou sozinho se conhecer muito bem os exercícios que irá realizar, se tiver noção das suas limitações e consciência corporal.

 

 

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