Uma simples análise do sangue permite detectar precocemente o cancro colorectal, através de um teste inovador que uma empresa saída da Universidade de Coimbra lançou no início de novembro no mercado.
Uma simples análise do sangue permite detectar precocemente o cancro colorectal, através de um teste inovador que uma empresa saída da Universidade de Coimbra lançou no início de novembro no mercado. Uma amostra de sangue, de 10ml, permite o diagnóstico da doença a partir dos marcadores de ADN específicos que os tumores colorectais libertam para a corrente sanguínea desde os seus estádios iniciais.
O método é mais simples que as técnicas convencionais e pretende ser mais um instrumento de apoio aos especialistas. Uma ajuda bem vinda, até porque o cancro colo-rectal é a segunda maior causa de morte provocada por esta doença.
O serviço “OncoAlert” da Infogene tem já dois testes: um Kit de deteção do HPV em casa, para o cancro do colo do útero e está a trabalhar num outro direccionado para o cancro do pulmão, a partir de moléculas do sopro.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]