Descoberto em 2003 por um grupo de pescadores na ilha de Java, Indonésia, um surpreendente tesouro arqueológico com um total de 271 mil peças de cerâmica, espelhos, bronze, pérolas, rubis e safiras, vai ser leiloado em Jacarta, esta quarta-feira
[Foto: AFP]Descoberto em 2003 por um grupo de pescadores na ilha de Java, Indonésia, um surpreendente tesouro arqueológico com um total de 271 mil peças de cerâmica, espelhos, bronze, pérolas, rubis e safiras, vai ser leiloado em Jacarta, esta quarta-feira. O tesouro foi encontrado num barco naufragado há mil anos e o seu preço inicial está calculado em 60 milhões de euros.
Luc Heymans, diretor belga da sociedade de exploração submarina Cosmix, refere que este é um dos mais importantes tesouros descobertos na Ásia.
Foram necessários mais de 22 mil mergulhos para resgatar todos os valiosos objetos que se encontravam ainda entre os restos do navio naufragado e encontrado a 55 metros de profundidade.
“Achamos quea bordo do barco se encontrava um embaixador devido à importante quantidade de cerâmicas chinesas encontradas”, explicou Luc Heymans à Agence France-Presse.
E não se trata de qualquer tipo de cerâmicas: foi também encontrado o maior vaso da dinastia Liao alguma vez encontrado. “A localização tinha 40 metros por 40 e era uma autêntica montanha de porcelana. Não se conseguia vislumbrar qualquer vestígio de madeira [pertencente ao navio]”, refere Luc Heymans.
Foram ainda encontradas 11 mil pérolas, quatro mil rubis, 400 safiras e mais de duas mil e duzentas granadas.
O leilão será conduzido pelo Governo local. Esperam-se compradores oriundos da China, Singapura e Japão. As 270 mil peças serão leiloadas como um único artigo.