Negócios e Empreendorismo

Start-up de português já vale 900 milhões de euros

Há uma empresa criada por um português que já vale mil milhões de dólares (cerca de 894 milhões de euros). A Farfetch, plataforma que se dedica à venda 'online' de bens de luxo, é a start-up nacional com maior avaliação de sempre.
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Há uma empresa criada por um português que já vale mil milhões de dólares (cerca de 894 milhões de euros). A Farfetch, plataforma que se dedica à venda 'online' de bens de luxo como vestuário, calçado e acessórios, é, neste momento, a start-up nacional com maior avaliação de sempre e acaba de conquistar um novo investimento milionário.
 
Embora se assuma como uma marca luso-britânica, a Farfetch, fundada em 2008 na cidade de Guimarães por José Neves, empresário português que é também o seu diretor executivo, utiliza tecnologia 100% nacional, desenvolvida em Leça da Palmeira. 
 
Esta quarta-feira, a empresa anunciou, em comunicado enviado ao Boas Notícias, a obtenção de um novo financiamento no valor de 85 milhões de euros (aproximadamente 76 milhões de dólares) liderado pelo grupo DST Global, um dos principais grupos de investimento internacionais que se foca, exclusivamente, em negócios que se desenvolvem na Internet. 
 
“Temos feito uma caminhada fantástica até agora e é ótimo podermos somar a DST à nossa lista já extraordinária de financiadores para a próxima fase de crescimento da Farfetch”, congratula-se José Neves, de 40 anos.
 
Segundo o responsável, o “desafio” que se coloca à empresa é, agora, “continuar a inovar” e “estabelecer uma marca duradoura a nível mundial”. “É um orgulho sentir que existem tantos portugueses a contribuir para o sucesso da Farfetch”, confessa o empresário. 
 
Yuri Milner, fundador da DST Global, justifica a decisão de investir nesta empresa com selo português com o facto de a Farfetch ter “uma equipa sólida, um crescimento impressionante e um grande potencial para capitalizar as oportunidades de crescimento no mercado do comércio eletrónico de bens de luxo, [que está] em ascensão.”
 

A Farfetch reúne, num só local, mais de 300 'boutiques' de designers independentes a nível mundial e já atua em 180 países

De acordo com a Farfetch, o novo financiamento “será destinado, especialmente, à expansão internacional através de novos 'websites', com novos idiomas como o alemão, o coreano e o espanhol (para Espanha e para a América Latina), à abertura de novos escritórios em mercados-chave à escala global e ainda à abertura de novos mercados como o Japão e a Austrália do lado da oferta”.
 

José Neves (à direita) e a sua equipa pretendem, além disso, aproveitar o mais recente investimento para “impulsionar o crescimento omnicanal da marca, assim como as ofertas ao cliente, incluindo o lançamento de entregas no próprio dia em vários mercados globais e o desenvolvimento continuado de programas VIP e de fidelização para os consumidores da Farfetch”. 
 
A Farfetch define-se como “uma forma revolucionária de comprar bens de luxo”, reunindo, num único local, mais de 300 'boutiques' de designers independentes a nível mundial, desde Paris a Nova Iorque, passando por Milão, Bucareste, Kuwait ou Tóquio. 
 
A empresa, que já atua em 180 países do globo, permite aos consumidores “comprarem uma gama incomparável de marcas e peças únicas”, oferecendo, por outro lado, às várias 'boutiques' a “oportunidade de competir com os grandes 'players' do mercado 'online' do retalho”. 
 
Com escritórios em Londres (Inglaterra), Nova Iorque e Los Angeles (EUA), São Paulo (Brasil) e, claro, na cidade portuguesa do Porto, a Farfetch comercializa, neste momento, mais de 1.000 marcas, pretendendo “apoiar a moda independente e a diversidade cultural que resulta da junção de perspetivas de centenas de clientes diferentes, cada um com o seu estilo e visão únicos”.

Na lista dos atuais investidores da Farfetch estão ainda, além da DST Global, a Advent Ventures Partners, a Index Ventures, a Novel TMT e a e.Ventures. Esta última ronda de investimento significa que, no total, a empresa já angariou 268 milhões de euros.

Clique AQUI para aceder à plataforma da Farfetch. 

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