iliving&trends

Simplificar as tarefas domésticas: os novos equipamentos inteligentes

Ponto um: já não vivemos sem a tecnologia. Ponto dois: a nossa casa também não! A verdade é que já não basta ter um robô inteligente que cozinhe por nós, toda a nossa casa se rendeu às novas tecnologias e a rotina de tarefas domésticas, que antes podia demorar horas, pode agora demorar uns breves minutos.
Versão para impressão
Seguindo esta lógica, de que todos os produtos à nossa volta serão inteligentes e vão estar conectados, a tado° desenvolveu um controlo de climatização doméstico.

Sediada em Munique, na Alemanha, a empresa nasceu em 2011 e é atualmente líder do mercado europeu de soluções inteligentes de climatização doméstica.

Com o termóstato inteligente e o controlo inteligente de Ar Condicionado (AC), a tado° revoluciona a forma como a energia é consumida na sua habitação porque conecta qualquer sistema de aquecimento e AC à internet. A aplicação tado°, disponível para iOS, Android e Windows Phone, usa a geolocalização para detetar automaticamente quando já não está ninguém em casa, baixando assim o aquecimento ou o AC para poupar energia. No momento em que os moradores começam a regressar a casa, o sistema reage imediatamente e ou aquece ou arrefece a habitação para a temperatura previamente estabelecida.

Cada aparelho vem embalado com sensores que controlam a temperatura, humidade, luz, ruído e movimento. De acordo com Christian Deilmann, CEO e fundador da tado°, “nem todos os sensores estão a ser atualmente usados”, daí que a “beleza dos dispositivos conectados é que eles vão melhorar com cada atualização e todos os usuários existentes irão beneficiar da mesma forma que os novos clientes”.

O tado° conecta-se com cerca de 85% dos AC com controlo remoto, é compatível com diferentes unidades de AC (parede, janela ou portáteis) e é facilmente configurável. Liga-se ao seu ar condicionado via infravermelhos e liga-se à internet a partir do sistema wi-fi que tiver em casa, sem ligações e cabos adicionais.

Pode ser aplicado numa parede ou colocado sobre uma superfície e também pode ser integrado com outras soluções como o sistema IFTT – um serviço online que cria tarefas condicionais em vários aplicativos. IFTT é a sigla para “If This and This Then That”, que em português significa “Se isto e isto, então aquilo”. Ou seja, uma ação desempenhada no smartphone desencadeia outras que são ativadas automaticamente. E as possibilidades de criar condições com ele são imensas. Mas o tado° também se pode integrar com o Amazon Echo (a coluna de som que traz integrada a assistente virtual da Amazon, a “Alexa”) e o Apple HomeKit (que interage, através do Siri, com todos os dispositivos inteligentes da sua casa).

No ano passado, a tado° arrecadou mais de 20 milhões de euros numa nova ronda de financiamento. O novo financiamento, proveniente do investidor internacional INVEN CAPITAL, uma divisão de capital de risco do GRUPO CEZ, um conglomerado multinacional de energia baseado na República Checa, veio juntar-se aos restantes 30 milhões de euros que a empresa de Internet of Things (IoT) arrecadou globalmente. A nova ronda de financiamento obtida revelou-se essencial para escalar internacionalmente o negócio e colocou a empresa como uma das melhores start-ups do setor financiada em todo o mundo.

Tendo em conta que se prevê que o mercado europeu de termóstatos inteligentes aumente exponencialmente para os 2,5 mil milhões de euros até 2019 (de acordo com previsões da consultora Frost & Sullivan), Deilmann sublinha que “a nossa ambição é liderar este mercado com experiências de utilizador superiores, poupando dinheiro e maximizando o conforto. A tado° é parte integrante de qualquer casa inteligente. Através de interfaces para as principais plataformas de smart homes, os clientes existentes e futuros podem ter a certeza de que estão equipados para o futuro”.

Para aumentar ainda mais os benefícios para os clientes, a tado° está a desenvolver serviços em cooperação com instaladores de aquecimento. Estes podem vir a usar um portal de serviço remoto para ajudar a garantir que o sistema de aquecimento do cliente está a funcionar de forma suave e eficiente. As parcerias com os serviços locais também podem permitir que cada utilizador contribua para a estabilização da rede de energia para uma rede nacional mais inteligente e eficiente.

O kit de principiante tado° está à venda no site da empresa a partir dos 249€ e, além do termóstato inteligente, que pode ser controlado via smartphone ou manualmente, por touchscreen, o utilizador pode adquirir novos dispositivos para a sua habitação. Um termóstato adicional e uma válvula de radiador inteligente. Quer seja para aquecimento, quer para refrescar a atmosfera da casa – com o controlador de AC inteligente, a tado° refere que em 2015 os seus clientes pouparam, no seu conjunto, tanta energia como a que 52 turbinas eólicas podem produzir num ano. Efetivamente, não é apenas o controlo e conforto do lar que são alcançados com este aparelho, os utilizadores acabam por economizar até 31% nos seus custos habituais de energia.

Não só para poupar energia, mas sobretudo para poupar o ambiente, a Uzer é uma empresa francesa que lançou um caixote do lixo inteligente. Em homenagem a Eugène Poubelle, prefeito do Sena que no século XVIII decretou aos proprietários de imóveis que disponibilizassem contentores do lixo para os inquilinos, exigindo três recipientes – um para o vidro, outro para o papel e outro para o lixo orgânico – a Uzer criou o Eugène, o primeiro contentor do lixo de cozinha inteligente.

Clément e Paul, fundadores da empresa, defendem o poder da inovação sustentável, daí que o Eugène responda às necessidades de uma vida moderna e de um consumo responsável, combinando praticidade e tecnologia.

O sistema inclui um dispositivo de códigos de barras doméstico que torna a reciclagem numa rotina gratificante e conveniente. Para começar a usar, terá que descarregar a app gratuita – para iOS e Android, e digitalizar o código de barras da embalagem que for deitar para o lixo. O Eugène exibe a classificação correta do tipo de embalagem que pretende reciclar e indica em que contentor terá que a colocar. Ao fazer esta triagem, a aplicação indica qual o seu impacto ambiental através de indicadores simples e permite comparar o seu desempenho com a comunidade, ganhar pontos e vouchers de recompensa personalizados. Ao registar os produtos que mais consome na aplicação Eugène, terá igualmente acesso a informações nutricionais dos mesmos e a memorização do produto em falta numa lista que poderá reencaminhar diretamente para o carrinho de compras do seu supermercado online. Depois só tem que validar a encomenda e pedir que a mesma seja entregue em sua casa.

O digitalizador de códigos de barra tem um ecrã LCD de baixo consumo, com detetor de presença e uma bateria com duração de um ano. Já o caixote, de aço inoxidável, combina um design moderna e qualidade máxima. Tem pedal para abertura do contentor, a mudança de saco é fácil e higiénica, tendo dois compartimentos de 25 litros nos quais pode armazenar o lixo reciclável e não reciclável.

https://www.youtube.com/watch?v=UuLGFULOa9c&feature=youtu.be

Paul, cofundador da Uzer, assume que o “objetivo era fazer um objeto elegante, que faz com que você o queira usar, quebrando com a imagem negativa de um caixote do lixo”. Clément, também cofundador, refere que o Eugène “reinventa a triagem em casa e transforma essa prática restritiva numa ação divertida e simples que fazemos em nosso benefício, assim como do planeta”.

A start-up, com sede em Paris, lançou uma campanha de pré-encomendas em maio do ano passado na plataforma francesa de crowdfunding KissKissBankBank. Atualmente, no site da empresa já poderá pedir o seu Eugène, pelo valor de 79 euros.

A Smarter, start-up londrina, também quer reinventar as nossas cozinhas com os seus aparelhos domésticos. Recentemente apresentou no CES 2017 a FridgeCam. Esta câmara sem fios permite aos utilizadores ver o conteúdo do seu frigorífico em qualquer lugar através da aplicação FridgeCam para iOS e Android. Com esta solução procura-se reduzir o desperdício de alimentos, uma vez que receberá lembretes sobre as datas de validade dos alimentos. À semelhança do Eugène, a FrigeCam adiciona os produtos que estão esgotados à sua lista de compras que se conecta com a sua conta de supermercado online. E se tiver sem ideias para o jantar, a aplicação dá-lhe igualmente sugestões de receitas com base naquilo que tiver no seu frigorífico.

A empresa apresentou na mesma ocasião as atualizações dos seus produtos – o Smarter iKettle de 3ª geração e a Smarter Coffee de 2ª geração. A chaleira iKettle permite definir a temperatura de aquecimento da água, consoante as suas necessidades. Depois, pode assinalar a localização da sua casa e quando chegar a casa vai ter a sua chaleira a ferver. Tem ainda o modo ‘Wake up’ – agende um alarme para alertar quando a chaleira deverá funcionar enquanto ainda estiver na cama. O equipamento tem ainda outros modos de utilização e um sensor de nível que lhe permite, através de aplicação própria, saber quanta água tem a chaleira e receber lembretes para a voltar a encher.

A máquina de café Smarter está ainda mais inteligente e com um design melhorado. Além dos modos de utilização semelhantes aos da chaleira, o utilizador pode também escolher a intensidade e quantidade de café que pretende e mantê-lo quente por mais de 40 minutos.

Ambos os eletrodomésticos são compatíveis com os sistemas Echo da Amazon, com o IFTT e o NEST.

A FridgeCam estará disponível no mercado durante a primavera deste ano e deverá custar cerca de 130 euros. O Smarter iKettle de 3ª geração já está à venda, também por 130 euros, enquanto o Smarter Coffee (2ª geração) sairá ainda neste mês por 240 euros.

// www.tado.com

// www.uzer.eu

// www.smarter.am

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close