Fitness & Bem-estar

Semana em Cheio sem gastar um tostão [até 31-05]

Como sempre, o Boas Notícias regressa com mais um roteiro recheado de atividades, para acompanhar estes dias aquecidos pelo Sol. As sugestões são muitas e todas gratuitas, a dificuldade está mesmo em escolher.
Versão para impressão

Como sempre, o Boas Notícias regressa com mais um roteiro recheado de atividades, para acompanhar estes dias aquecidos pelo Sol. As sugestões são muitas e todas gratuitas, a dificuldade está mesmo em escolher. ANA SILVA

Lisboa

Dia Verde
Este sábado, dia 26 de Maio, entre as 14h00 e as 20h00, nos Jardins do Museu do Eletricidade, celebra-se o Dia Verde, uma iniciativa do Verde Movimento, que se fixa na sustentabilidade. As atividades a realizar são diversas: Workshops, mercados de produtos biológicos, de segunda mão e de trocas, atividades de bem-estar, música e sessões de contos para os mais novos, entre outras.
Saiba mais AQUI.

“Mercado de Texturas e Cores”
A 3ª edição do Mercado de Texturas e Cores acontece este fim de semana, dias 26 e 27 de Maio, no Jardim da Estrela, das 11h00 às 20h00. Por lá vão passar criadores nas áreas da ilustração, design gráfico e artesanato contemporâneo. O mercado conta também com aulas de ioga e tai-chi, trocas de livros, feira de livros infanto-juvenis, sessões de contos, aulas de música, workshops, entre outras atividades.
Saiba mais AQUI.

VII Encontro de Alternativas em Sintra
A partir desta sexta-feira, dia 25 de Maio, e durante o fim de semana, no Jardim da Biblioteca Municipal e na Casa Mantero, junto à estação da CP de Sintra, realiza-se o VII Encontro de Alternativas. O espaço tem entrada livre e conta com artesanato, exposições, produtos biológicos, algumas terapias, cozinha vegetariana e massagens.
Saiba mais AQUI.
 
Meo Out Jazz
O Out jazz decorre em Lisboa, até ao fim do mês de Maio. Esta sexta-feira, dia 25 de Maio, a partir das 18h00, os responsáveis pela animação no Hotel Sheraton, é o Claúdia Franco Duo e no domingo, pelas 17h00, no Jardim da Estrela, a música é do DJ Mr. Bird com a sessão Jungle Jazz Orquestra..
Saiba mais AQUI.

Alterações Climáticas: a crise que não sabemos pensar
Termina dia 30 de Maio, na Culturgest, o ciclo de conferências por Viriato Soromenho-Marques, professor catedrático de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Quarta-feira, dia 30 de Maio, no Pequeno Auditório da Culturgest, pelas 18h30, o tema da conferência é “As alterações climáticas e o enigma do nosso futuro comum”.

“Open in Total Darkness”
José Luís Neto é o autor da exposição “Open in Total Darkness” que está patente até ao dia 06 de Julho no Arquivo Municipal de Lisboa/Núcleo Fotográfico.

João Salaviza na Baixa-Chiado PT Bluestation
Depois da captação das imagens na estação do metropolitano da Baixa-Chiado, em que o realizador João Salaviza convidou o público a participar, a curta metragem será agora projetada, este sábado, dia 26 de Maio, a partir das 15h00. Certamente, a não perder. Já no dia 30 de Maio, às 18h00, é a vez do Cinema mudo com música ao vivo. Na quinta-feira, dia 31, pelas 17h00, o artista de rua Sérgio Pumpum vai fazer uma prova de corrida, mas com o título “a corrida mais lenta do mundo”.

O Estuário do Tejo
Até ao dia 8 de Junho, o Instituto Franco-Português tem disponível para o público uma programação gratuita. A exposição “Tage? Expédition 1.0″ mostra, através de fotografias, gravações e vídeos, a exploração feita em completa autonomia por Bastien Dessolas e David Malardel a bordo de um Kayak no estuário do Tejo.
Saiba mais AQUI.

Ciclo Cinema: Política uma vez por semana
Depois do ciclo de cinema dedicado à comédia, a Casa da Achada regressa com mais uma temática, desta vez “Política uma vez por semana”. O ciclo de será semanal e os filmes serão exibidos todas as segundas-feiras, pelas 21h30.
Saiba mais AQUI.

Nikias Skapinakis. Presente e Passado
No Museu Coleção Berardo está patente, até ao dia 24 de Junho, a exposição dedicada à obra de Nikias Skapinakis, reconhecido como um dos nomes mais relevantes da arte portuguesa na segunda metade do século XX.
Saiba mais AQUI.

Post-it Pombalino – Pequenos desenhos para uma grande cidade
Na Sala do Veado, do Museu Nacional de História e da Ciência, está patente a exposição de desenhos de João Santa-Rita, “Post-it Pombalino”. Segundo o autor, “o conjunto dos desenhos constitui um tributo à riqueza da cidade de Lisboa e aos seus muitos espaços por pensar. São pequenos desenhos para uma grande cidade.”
Saiba mais AQUI.
 
Exposição “10 Cidades Mexicanas Património Mundial”
No Palácio de Monserrate, em Sintra, está patente até 27 de Maio, a exposição de fotografia “10 Cidades Mexicanas Património Mundial”, com imagens das cidades reconhecidas pela UNESCO, no México, como Património Mundial – Campeche, Cidade do México e Xochimilco, Guanajuato, Morelia, Oaxaca, Puebla, Querétaro, San Miguel de Allende, Tlacotalpan e Zacatecas.
Saiba mais AQUI.

Construir Portugal – Arte da Idade Média
Até ao dia 30 de Junho, na Paraça Central, do Centro Comercial Colombo, está patente a exposição “Construir Portugal – Arte da Idade Média”. Esta é uma narrativa do processo de formação do Reino, a partir de uma cuidada seleção de mais de três dezenas de peças do acervo do Museu Nacional de Arte Antiga.
Saiba mais AQUI.

Picasso e Paula Rego: A Pulsão do Amor
“A Pulsão do Amor”, exposição patente no Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, em Cascais, até 22 de Julho, conta com várias obras de pintores como Pablo Picasso, Paula Rego, Júlio Resende, Maria Helena Vieira da Silva e Abel Salazar.
Saiba mais AQUI.

Conhecer o Bairro da Madragoa
No último sábado de cada mês, o convite lançado pela Comissão Social de Freguesia de Santos-o-Velho, consta numa visita muito original ao Bairro da Madragoa. O ponto de encontro é este sábado dia 26 de Maio, pelas 10h00, no Museu das Comunicações.
Saiba mais AQUI.

Casa-Museu Medeiros e Almeida: Conferência “Spectrum”
No dia 30 de Maio, pelas 18h00, realiza-se na Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, a conferência no âmbito da exposição temporária “Spectrum – Novos modos do funcionamento da Imagem na Arte Contemporânea” . A conferência apresenta uma amostra dos próprios artistas presentes na exposição enquanto investigadores. O painel desta tertúlia é composto por Pedro Cabral Santo, Helena Ferreira, Joana Gomes, e Jorge Catarino, todos investigadores de arte.

Música no Corte Inglês
Esta quinta-feira, dia 31 de Maio Maio, pelas 19h00, no El Corte Inglés, acontece mais um concerto do ciclo de Música de Câmara do Âmbito Cultural. A música é de Johannes Brahms (quinteto com clarinete em si menor), com solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa.
 

Porto

Festa na Invicta
Até ao dia 26 de Maio, a festa desce até à baixa do Porto. Ao programa das festas do Centro Nacional de Cultura, pertencem várias atividades culturais gratuitas: exposições, pedipapers pelo Centro Histórico, visitas guiadas, concertos, conferências e até atividades dedicadas aos mais novos. Para não perder nada do que se vai passar na Invista por estes dias, o melhor mesmo é consultar o programa.
Saiba mais AQUI.

Cultura Magra no Centro Português de Fotografia
A exposição é de Paulo Alegria, no Centro Português de Fotografia, no Porto, e está patente até ao dia 01 de Julho. O objetivo da exposição que reúne o mais recente trabalho do autor, é mostrar “o associativismo morense nas vertentes cultural, desportiva e recreativa, trabalhando intensamente junto das pessoas que o mantêm vivo, apesar das adversidades” dos dias em que vivemos.
Saiba mais AQUI.

Aniversário Armazém do Chá
O Armazém do Chá, referência obrigatória da noite portuense, celebra o seu 4º aniversário. Para festejar estão presentes por estes dias, 25 e 26 de Maio, os Dj's que passaram ao longo dos últimos anos pelo Armazém.
Saiba mais AQUI.

Imagens inéditas de Ferreira Alves assinalam restauro dos Clérigos
São 15 as imagens inéditas do espólio da Igreja dos Clérigos, da autoria de Luís Ferreira Alves, que estão expostas até ao dia 31 de Maio, nos claustros do Palácio da Bolsa. A mostra “Igreja dos Clérigos: Registo Parcial do Estado Atual para Memória Futura” guarda o atual retrato da Igreja, antes do arranque das obras de reabilitação, que terão início em 2013, ano em que se comemoram 250 anos de existência do edifício mais emblemático da cidade do Porto. Horário: das 9h às 18h.

Pequeno David e os Sem Soninho
Os “Pequeno David e os Sem Soninho” atuam este sábado, 26 de Maio, pelas 15h00, no Hard Club, no Porto, antecipando as comemorações do Dia Mundial da Criança. O grupo vai contar e cantar histórias para os mais novos.
Saiba mais AQUI.

Serralves: Esculturas no Parque
Como é hábito, a Fundação Serralves tem mais um programas dedicado a pequenos e graúdos. Domingo, dia 27 de Maio, pelas 11h00, tem inicio o percurso “Esculturas no Parque”, um percurso interativo para descobrir em família as esculturas contemporâneas do Parque de Serralves.
Saiba mais AQUI.

 Norte

Sessão de Birdwatching na Real Companhia Velha
A Real Companhia Velha, produtora de vinhos do Porto e Douro, organiza uma sessão de birdwatching na Quinta das Carvalhas, junto ao Pinhão, no coração do Alto Douro Vinhateiro. A sessão acontece dia 28 de Maio e conta com a presença do Professor Steve Wratten (Universidade de Lincoln), neozelandês e um dos maiores especialistas mundiais em biodiversidade funcional. O programa tem início às 08h00 e termina pelas 12h30. Mais informações através do email advid@advid.pt ou do telefone 254 312 940.

Exposição “Anjos e Rosas”
Até ao dia 24 de Junho, está patente na Galeria Municipal de Matosinhos, a exposição “Anjos e Rosas” de Augusto Canedo e Paulo Neves.
Saiba mais AQUI.

Artes Marciais e correção postural em Ovar
Este domingo, 27 de Maio, a partir das 17h30, realiza-se no Dolce Vita de Ovar uma palestra sobre “Artes Marciais e correção postural”. A liderar esta “pequena aula” estão João Paulo Cruz (mestre de taekwondo 4.º DAN e treinador de nível 2 da Federação Portuguesa de Taekwondo) e Conceição Graça (fisioterapeuta especializada em envelhecimento e neurologia).
Saiba mais AQUI.

“Das Origens aos Sonhos”
A exposição “Das Origens aos Sonhos”, de Victor Costa, está patente ao público, no Auditório Municipal de Gondomar, até ao dia 17 de junho. Esta exposição de pintura dá a conhecer algumas das obras de um apaixonado pelo artesanato e tecelagem que, na pintura, encontrou outra forma de se expressar.

“Mar Português”
Até ao dia 27 de Maio, está patente na Galeria Municipal de Arte de Barcelos a exposição de pintura “Mar Português, Uma conta que Deus não fez”, da autoria de Mário Vitória. A mostra pode ser visitada todos os dias entre das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

Centro

“Éramos Felizes e Não Sabíamos”
Este sábado, 26 de Maio, a partir das 18h00, realiza-se lançamento do livro “Éramos Felizes e Não Sabíamos”, de Pedro Vieira, na Bertrand do Vivaci Caldas. O livro, que vai ser apresentado pelo autor, reúne as crónicas da rubrica “Irmão Lúcia”, da autoria de Pedro Vieira e exibida no Canal Q desde abril de 2010. De Cavaco Silva a Passos Coelho, de Bento XVI a Khadafi, de Angela Merkel a Dilma Rousseff, a pena inspirada e cáustica do escritor e ilustrador não poupa nenhum protagonista.

“Caldas Late Night”
25 e 26 de Maio a cidade das Caldas da Rainha recebe o “Caldas Late Night”, cujo o tema é “low cost”, aludindo diretamente à atual conjuntura económica e social de Portugal e do mundo, mas também à reflexão da necessidade de criar com pouco, explorando os materiais e a imaginação de cada um. As casas e as ruas vão servir de palcos e galerias, enquanto os estudantes vestem o papel de performers que vão surpreender os visitantes.
Saiba mais AQUI.

Jazz nas Aldeias do Xisto
As Aldeias do Xisto servem de palco, até ao final do ano, de uma série de concertos de Jazz com formações e músicos nacionais e internacionais. São diversos os concertos e workshops que a organização propõe. Este domingo, dia 27 de maio, a partir das 16h00, Ingebrigt Haker Flaten atua na Aldeia do Xisto de Vila Cova do Alva, Arganil.
Saiba mais AQUI.
 
Viseu: Saberes e Sabores Rurais na sua Essência
Por estes dias, 25 a 27 de maio, a Escola Superior Agrária de Viseu, na Quinta da Alagoa, Ranhados, recebe a Feira de Sabores e Saberes dos Produtos Endógenos da Região. No espaço acontecem várias mostras de artesanato, espetáculos de música tradicional com os “Sons da Terra” e algumas palestras.
Saiba mais AQUI.

Cem anos do brinquedo” em Cantanhede
Até 27 de Maio é possível visitar a exposição “Cem anos do brinquedo”, constituída por centenas de peças representativas da história do brinquedo dos últimos cem anos, no Museu da Pedra de Cantanhede.

Manhãs Desportivas
Até ao dia 29 de Junho, aos domingos, a partir das 09h15, o Parque Linear de Santiago, em Viseu, recebe o projeto Manhãs Desportivas. As atividades vão desde o fitness, aeróbica, step. body combat, entre muitas outras.
Saiba mais AQUI.

Fotografia no Teatro José Lúcio da Silva
O Teatro José Lúcio da Silva (Leiria) apresenta duas exposições fotográficas. “Portugal, entre hoje e ontem”, de Paulo Rombo, partilha com o público o seu olhar sobre Portugal como era antes da entrada na União Europeia. A “Floresta encantada” é uma incursão pela natureza, naquilo que o autor designa como “ fotografia experimental”.
Saiba mais AQUI

Sul

Exposição Fotográfica “Almada Natureza Revelada”
No âmbito âmbito do projeto “Almada Natureza Revelada” realiza-se a exposição que vai estar patente, na Praça da Liberdade, até ao dia 06 de Junho, “Almada Natureza Revelada”. As fotografias de grande formato são da autoria de Ricardo Guerreiro, fotógrafo de Natureza do concelho, que tem passado os últimos meses a capturar instantes especiais da vida natural em Almada.
Saiba mais AQUI.
 
Observação Astronómica: “Os Mares da Lua e os Anéis de Saturno”
A Associação de Astrónomos Amadores de Montijo promove mais uma sessão de observação astronómica, no dia 25 de maio, a partir das 20h00, no Porto do Pico, com principal enfoque nos mares da Lua e nos anéis de Saturno, astros bastante visíveis nesta altura do ano. Os participantes terão vários instrumentos à disposição e, com a ajuda dos astrónomos da VIASTRO, todos poderão observar sem pressas.
Saiba mais AQUI.

Festival Sementes em Alcochete
Durante o mês de Maio está a decorrer em Alcochete o Festival Sementes, uma mostra internacional de artes para o pequeno público que apresenta várias performances de teatro, dança, circo, marionetas, música e oficinas artísticas e conta com a participação de artistas oriundos de Espanha, Argentina, Itália, França e Holanda. Este sábado, dia 26 de Maio, pelas 11h00, no Largo de São João, acontece o teatro de marionetas “Estórias e Maravilhas”, uma produção do Teatro Extremo interpretada por Teodor Borisov.
Saiba mais AQUI.

José Afonso: De ouvido e Coração
Este domingo, pelas 18h30, no Convento dos Remédios, em Évora decorre o concerto “De ouvido e Coração”, uma homenagem a José Afonso, 25 anos depois da sua morte.

São Brás de Alportel: Ciclo de Concertos
Por estes dias, 25, 26 e 27 de Maio, acontece o Ciclo de Concertos de Câmara de São Brás de Alportel, com a Orquestra do Algarve.
Saiba mais AQUI.

Exposição de Fotografia de Fausto Napier
Fausto Napier, o primeiro fotógrafo de Albufeira e único durante décadas, tendo fotografado diversos acontecimentos que marcaram uma época e várias gerações de albufeirenses, apresenta ao público o resultado das suas objetivas fotográficas. A exposição está patente no Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira até ao final do mês de Junho.
Saiba mais AQUI

Ilhas

Madeira
 

Museu Vicentes
O Museu Vicentes realiza este sábado, dia 26 de Maio, visitas guiadas, no âmbito das comemorações do seu 30.º aniversário. Das 10 às 24 horas, os visitantes têm acesso a alguns dos aparelhos dos primórdios da imagem animada, que integram o fundo do cinema do museu.

 “O Fantoche Saiu da Cas(c)a”
A exposição “O fantoche saiu da cas(c)a!” é inaugurada esta sexta-feira, pelas 11h30, no Museu de Electricidade Casa da Luz. A exposição, que decorre de 25 de Maio a 01 de Junho conta com sessões de teatro de fantoches, na zona de exposições temporárias do Museu de Electricidade, nos dias 29, 30 e 31 de Maio, às 11h00 e às 16h00 horas.
 

 Açores

 Doc Europa
O 9500 Cineclube de Ponta Delgada está a promover a itinerância, pelas nove ilhas dos Açores, de um programa de documentários realizados em cada um dos 27 países da UE. O Doc Europa é composto por 27 documentários agrupados num compacto de 10 sessões. Por estes dias, 25, 26 e 27 de Maio, as sessões decorrem no Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, na ilha de Santa Maria, com várias sessões (Sexta feira – 18h00 e 21h30; Sábado – 10h30, 17h30, 19h00 e 21h30; Domingo – 15h00, 17h00, 19h00 e 21h30).

Caso saiba de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o email asilva@boasnoticias.pt.
 

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close