Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 25-10]

A chuva regressou em força, mas isso não é pretexto para se fechar em casa. Aventure-se! O Boas Notícias deixa-lhe mais um roteiro recheado de sugestões culturais gratuitas, de norte a sul do país.
Versão para impressão
A chuva regressou em força, mas isso não é pretexto para se fechar em casa. Aventure-se! O Boas Notícias deixa-lhe mais um roteiro recheado de sugestões culturais gratuitas, de norte a sul do país.  Esta semana destaque para o SketchWalk em Lisboa, no Jardim do Torel e num passeio entre a capital e a Amadora, a convite de Ricardo Cabral e Till Laßmann, que tem como objetivo de retratar a cidade sob o ponto de vista de cada participante.

por ANA SILVA

Trienal Movimento Desenho 2012
Um pouco por todo o páis, de norte a sul, decorre a Trienal Movimento Desenho. Este é um evento que honra o desenho e tudo o que sente quando pegamos num lápis e trabalhamos a nossa imaginação. Pode contar com workshops e exposições gratuitas. Consulte AQUI o programa.
 

Lisboa

Riso: Uma exposição a sério
Como diz o ditado, “rir é melhor remédio”. Esta sexta-feira, dia 19 de Outubro, inaugura no Museu da Eletricidade uma exposição dedicada ao riso. São de 300 os artistas que estão representados em sete núcleos temáticos onde se encaixa tudo o que nos faz rir, desde pintura a vídeo, passando pela literatura e a escultura. A exposição está aberta todos os dias ao público, exceto à segunda-feira, das 10h00 às 18h00.
Saiba mais AQUI.
 
Workshop gratuito de vídeo profissional
A Canon Portugal vai levar a cabo um Workshop de Vídeo Profissional, no próximo dia 25 de Outubro, às 18h00, na Sala 2 do Cinema São Jorge, Lisboa, no âmbito do Doclisboa´12. Esta ação, da responsabilidade do produtor e realizador Aurélio Vasques, vai explorar as características dos equipamentos EOS C, fazer breves demonstrações e oferecer para experimentação os principais equipamentos de vídeo profissional da Canon.

“A minha cidade vista pelos teus olhos”
“A minha cidade vista pelos teus olhos” é o tema do intercâmbio organizado pelo Goethe-Institut Portugal em 2012 e que reúne dois dos mais interessantes Urban Sketchers de Portugal e da Alemanha, Ricardo Cabral e Till Laßmann. Ricardo Cabral aventurou-se durante duas semanas pela Alemanha. Hamburgo foi o seu ponto de partida e Berlim, a capital, o destino. A mostra está patente no Goethe-Institut até ao dia 16 de Novembro.
Saiba mais AQUI.

SketchWalk
No sábado, dia 20 de Outubro, entre as 14h30 e as 18h30, tem lugar uma sessão de desenho no Jardim do Torel, onde os adeptos do desenho se podem juntar a Till Laßmann e a Ricardo Cabral para elaborar uma vista panorâmica da cidade. O ponto encontro é no Goethe-Institut de Lisboa, às 14h00. Já no domingo, o encontro é na estação ferroviária do Rossio, às 14h00. Consulte AQUI na página do facebook do evento e inscreva-se.

Lisboa Capital do Gin
O Gin é a bebida eleita em Lisboa para o mês de Outubro. Aquela que é a segunda edição do Roadshow do Gin celebra-se na esplanada do Rooftop Bar do Hotel Mundial, a partir das 18h30, em plena baixa lisboeta. A iniciativa é do Gin Travel Club e tem como objetivo mudar os hábitos de consumo dos portugueses. O evento conta com a animação do DJ Nuno Rebelo.
Saiba mais AQUI.

The Ramblers no Arena Lounge
Até ao dia 22 de Outubro o Casino de Lisboa acolhe os The Ramblers para uma série de concertos gratuitos no Arena Lounge. A banda portuguesa centra-se no rock clássico dos anos 50, 60 e 70. Recentemente, editou Yer Vinyl, um EP com a chancela da Mobydick Records.
Saiba mais AQUI.

Festival de Música Debaixo da Terra
Até 27 de Outubro a música vai andar debaixo de terra. No âmbito do Dia Mundial da Música, que se celebrou a 01 de Outubro, decorre em várias estações de metropolitano de Lisboa aquele que é o primeiro festival de música debaixo da terra – Festival Música a Metro. São várias as bandas que atuam, de quarta-feira a sábado, no período entre as 17h00 e as 20h30, em quatro estações do metro: Cais do Sodré (entrada gratuita), Campo Grande, Marquês de Pombal e Aeroporto (entrada mediante pagamento de bilhete, gratuita para quem tenha passe mensal).
Saiba mais AQUI.

Sons do Mundo: Brasil no Adufe Bar
Sons do Mundo é a temática que engloba toda a programação musical do mês de Outubro do Adufe Bar em Lisboa. Este sábado está marcado para as 22h00 o espetáculo com Nilson Muniz, um concerto com sons do Brasil.
Saiba mais AQUI.

Matthias Contzen na Cidadela de Cascais
Está patente até ao dia 18 de Novembro a exposição “My Pocket Universe” de Matthias Contzen, na Fortaleza da Cidadela de Cascais. Matthias Contzen apresenta 24 esculturas que vão estar dispersas pelo perímetro interior da Cidadela e ainda no interior da Pousada Cidadela de Cascais.
Saiba mais AQUI.

BES Arte & Finança com Paulo Nozolino
Está em exposição, no espaço BES Arte & Finança, em Lisboa, até dia 04 de Janeiro, a mostra “Usura” de Paulo Nozolino. O artista reúne nove dos trípticos de fotografias a preto e branco, sendo que esta é a primeira vez que junta praticamente todos os trípticos desenvolvidos por si até hoje.
Saiba mais AQUI.

Billy Widler na Casa da Achada
Na Casa da Achada, em Lisboa, decorre, até ao dia 17 de Dezembro, o Ciclo de Cinema e Literatura. Todas as segundas-feiras pode assistir gratuitamente a um filme feito a partir de uma obra literária. Esta segunda-feira, dia 22 de Outubro, passa o filme “Pagos a Dobrar”, um filme de Billy Wilder.
Saiba mais AQUI.

Fotografia sobre a dor
Até ao dia 09 de Novembro está patente no Instituto da Cooperação e da Língua, na Avenida da Liberdade, uma exposição de fotografia sobre as diferentes perceções sobre a dor. A mostra conta com as 20 melhores fotografias do II Prémio de Arte Grünenthal, centrado no tema “Que a Dor não seja mais do que uma recordação” e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h30 às 18h30. 
Saiba mais AQUI.

Exposição: “De Sensu et Sensato”
“De Sensu et Sensato”, de Martinha Maia, é a nova exposição patente no Espaço Arte Tranquilidade. A mostra, que está aberta ao público até ao dia 07 de Dezembro, conta com a curadoria de Maria do Mar Fazenda.
Saiba mais AQUI.

Porto

 

Serralves: A aventura dos pequenos mamíferos
A Fundação de Serralves tem mais uma aventura para toda a família. Este domingo, dia 21 de Outubro, a partir das 11h00, inicia-se a oficina de investigação dos dos pequenos mamíferos no Parque de Serralves.
Saiba mais AQUI.

Moda na Fábrica de Talentos do Porto
Até ao dia 27 de Outubro, o Palácio das artes – Fábrica de Talentos do Porto, recebe exposições de moda do coletivo de oito jovens finalistas do cursor de Design de Moda, da Modatex. Cada designer expõe uma pequena coleção. Durante o fim de semana, dias 20 e 21 de Outubro, a mostra está aberta ao público das 16h00 às 20h00, enquanto nos dias de semana a hora de visita é entre as 10h00 e as 19h00.
 
Aprender Taekwondo
Como o saber não ocupa lugar, nunca é demais aprender. Este fim de semana, dia 20 e 21 de Outubro há aulas gratuitas de Taekwondo, no Dolce Vita do Porto. Os combates de demonstração, denominados Dual Meet Combats, têm lugar entre as 16h00 e as 17h00. Já as aulas de iniciação ao Taekwondo acontecem entre as 14h30 e as 15h30 e entre as 17h30 e as 18h30. As crianças que participarem nas atividades recebem gratuitamente um voucher para experimentar uma semana de aulas na Academia de Taekwondo Dragão do Norte.
 

Imagens do vinho do Porto: rótulos e cartazes
Ao longo dos anos o vinho do Porto conta com várias imagens de publicidade, em cartazes e rótulos. A exposição “Imagens do Vinho do Porto”, da responsabilidade do Museu do Douro, pretende elucidar sobre a importância da embalagem, marca e cartaz do vinho do Porto. A mostra está patente na Reitoria da Universidade do Porto até 26 de outubro.

40 x 40 – Fotografias de David Martins
O Palacete Viscondes de Balsemão, no Porto, tem patente, até ao dia 27 de Outubro, a exposição de fotografia de David Martins, “40 x 40”. A mostra tem entrada livre e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h30 e sábado das 10h00 às 18h00.

O Porto de Júlio Resende em exposição
No âmbito do primeiro aniversário do seu desaparecimento, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto assinala a data com uma exposição dos trabalhos de Júlio Resende que caraterizam zonas emblemáticas da cidade. A exposição está patente na Galeria dos Leões, anexa à Loja da U. Porto, no edifício da Reitoria da Universidade, até ao dia 26 de Outubro, de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 18h00.
Saiba mais AQUI.

A arte da fotografia
Como vem sendo hábito o Centro Português de Fotografia brinda-nos com grandes trabalhos de fotografia. São várias as exposições que podem ser visitadas gratuitamente no próximos meses. Entre elas está uma mostra sobre a história da emigração portuguesa e outra que incide sobre as partes da cidade do Porto marcadas pelo abandono  – “sossego”, nas palavras do seu autor.
Saiba mais AQUI.

Norte
 
I Festival do Vinho do Douro Superior
No Pavilhão de Exposições e Feiras – Expocôa, em Vila Nova de Foz Côa, decorre durante os dias 19, 20 e 21 de Outubro, o I Festival do Vinho do Douro Superior. Este evento, que é uma iniciativa da autarquia, conta com muita animação – como por exemplo, teatro de rua, percussão tradicional portuguesa e música variada – palestras e prova de vinhos. Sexta-feira,dia 19 de Outubro, o festival decorre entre as 17h00 e as 23h00, enquanto nos dias seguintes, sábado e domingo, o evento acontece das 15h00 às 22h00.

Conferência: A Maçonaria em Portugal
Esta sexta-feira, dia 19 de Outubro, pelas 21h30,  o Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão, acolhe uma conferência do ciclo “A Maçonaria em Portugal: do século XVIII ao século XXI”. A iniciativa tem como convidado o professor catedrático da Universidade Católica Portuguesa Arnaldo Pinho, que vai falar sobre “Maçonaria e Catolicismo”. O evento é de entrada livre.
Saiba mais AQUI.

Exposição de Fotografia “Ruin'Arte”
Até ao dia 31 de Outubro, na sala de Âmbito Cultural no piso  do El Corte Inglés de Gaia Porto, está patente a exposição de fotografia “Ruin'Arte”. A mostra tem como objetivo chamar a atenção da degradação do património arquitetónico do nosso país.
Saiba mais AQUI

Guimarães. Edifícios & Vestígios
“Edificios & Vestígios” é a exposição patente, no sector G da Fábrica Asa, em Guimarães. A temática de “Edificios & Vestígios” centra-se na era pós-industrial e réune uma série de projetos de várias áreas como a arte, arquitetura, fotografia, design, som, cinema, engenharia, história, arqueologia, antropologia ou etnografia.
Saiba mais AQUI.

Centro
 
 
Festival Literário de Castelo Branco
Revisitar Castelo Branco é a proposta do Festival Literário de Castelo Branco para todos os que não vivem sem livros. Por lá vão passar, entre os dias 24 a 26 de Outubro, os escritores e ilustradores que habitualmente se escondem por trás das suas páginas .O festival decorre no Auditório do Instituto Politécnico de Castelo Branco, nos dias 24 e 25 de Outubro. O Cine-Teatro Avenida também recebe o encontro no dia 26 de Outubro.
Saiba mais AQUI.

“Ritmos de Cor e Composição”
Até ao dia 11 de Novembro está patente, no Foyer do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, a exposição de pintura “Ritmos de Cor e Composição”, de Manuel Gorjão Henriques
Saiba mais AQUI.

Exposição “Retalhos da artista”
Até ao dia 03 de Novembro, está patente no Centro de Arte de Ovar, a exposição “Retalhos da artista”, de Margarida Barra.
 
Encontro de Bandas de Cantanhede
Este domingo, dia 21 de Outubro, pelas 14h30,  o  Largo de Santo António – Covões, em Cantanhede, recebe o encontro de banda do concelho.
 

Sul
 

Grândola: Concerto de Paulo Ribeiro
O Cine – Granadeiro Auditório Municipal recebe, este domingo, dia 21 de Outubro, pelas 21h30, o espetáculo de apresentação do segundo álbum de Paulo Ribeiro, “No Silêncio das Casas”.
Saiba mais AQUI.

“Broadway & Hollywood” 
O Coreto da vila de Grândola, situado no centro histórico, no Jardim Dr. Júlio do Rosário Costa, recebe, este domingo, dia 21 de Outubro, a partir das 18h00, o Quinteto de Metais da Associação Contemporaneus. O espetáculo centra-se nos sons da Broadway de Leonard Bernstein, dos Jazz e ritmos latinos de Enrique Crespo e do experimentalismo de Kurt Weil e Ewazen.
Saiba mais AQUI.

Mexa-se em Palmela
Em Outubro, a Câmara Municipal de Palmela promove um conjunto de Manhãs Ativas Seniores, abertas não só para os idosos mas para o público em geral, e propõe a descoberta das localidades de Quinta do Anjo e de Cabanas através da Arrábida. As atividades são gratuitas e integram o programa “Mexa-se em Palmela”. Informações através do telefone 212336636 ou do email desporto@cm-palmela.pt. Consulte AQUI o programa.

Cinema Francês no Seixal
Decorre até ao dia 20 de Outubro, no Seixal, a 13.ª Festa do Cinema Francês. Este é um evento promovido pelo Institut Français du Portugal que mostra o que de melhor e mais recente se produz em França a nível cinematográfico. O festival do cinema francês exibe seis filmes que contam com entrada gratuita, que são apresentados no Auditório Municipal, pelas 21h30.
Saiba mais AQUI.

“As Viagens de Gulliver”
Todos os domingos, até ao dia 11 de Novembro, o centro comercial Freeport, em Alcochete, conta com um espetáculo de teatro para os mais pequenos, que decorre no Centro de Exposições. O teatro acontece todos os domingos entre as 12h00 e as 13h00.
Saiba mais AQUI.

Exposições sobre música
No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Música estão patentes em Beja duas exposições especiais. “Para uma memória de Michel Giacometti”, pode ser visitada até ao dia 31 de Outubro na Escudeiros – Galeria Municipal. “A música na obra de Jorge Vieira”, está patente no Museu Jorge Vieira até ao dia 06 de Janeiro.

Festival Cidades Invisíveis
A 4.ª edição do Festival Cidades Invisíveis tem como tema Barcelona. Guiado por Eduardo Mendoza, o Teatro Municipal de Portimão propõe uma viagem em redor da Barcelona literária lendária, mítica, fantástica e já desaparecida, e interpela a Barcelona actual, através dos seus criadores contemporâneos, com uma programação de música, teatro, novo-circo, dança, fotografia, cinema e literatura.
Saiba mais AQUI.

Ilhas
 
 Madeira
 
 
Coro Juvenil na Igreja da Madalena do Mar
Este domingo, dia 21 de Outubro, pelas 11h00, decorre na Igreja da Madalena do Mar, na Ponta do Sol, um concerto do Coro Juvenil da Educação Artística.
 
Mês da Saúde no Funchal
Até ao dia 27 de Outubro, o Dolce Vita Funchal acolhe o evento “Mês da Saúde”. O centro comercial vai receber aulas gratuitas de diversas disciplinas de exercício físico, manutenção e dança. As sessões gratuitas vão ter lugar no piso 0 às terças e quintas-feiras, pelas 19h, e aos sábados, no piso 2, pelas 11h. Para mais informações contacte o Holmes Place através do e-mail funchal@holmesplace.pt.

 

Açores
 
Exposição “Os Dias Que Passam” 
Até ao dia 30 de Novembro está patente, na Galeria Fonseca Macedo, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, entre as 14h00 e as 19h00, a exposição “Os Dias que Passam” , de Tiago Silva Nunes.
Saiba mais AQUI.

Exposição: “A Reinvenção do Vernáculo”
Está patente, até ao dia 20 de Outubro, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, a exposição de Paulo Gouveia, “A Reinvenção do Vernáculo”. A mostra é a primeira reunião de trabalhos da obra arquitetónica do autor.
Saiba mais AQUI 
 

Caso tenha conhecimento de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o e-mail asilva@boasnoticias.pt.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close