Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 25-04]

Em Lisboa, destaque para o espetáculo multimédia e video mapping, no Terreiro do Paço, "A Primavera é linda". Mais a norte celebra-se a Páscoa com "O Palácio do Chocolate", em Guimarães.
Versão para impressão
Com a Páscoa e o 25 de Abril estes dias representam quase umas pequenas férias. Em Lisboa, destaque para a celeração dos 40 anos da Revolução dos Cravos, no Terreiro do Paço, com dezenas de músicos. Mais a norte celebra-se a Páscoa com “O Palácio do Chocolate”, em Guimarães. Já em Almada, no âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, há concerto dos Clã.

por Ana Lúcia Silva

LISBOA

Artistas cantam 40 anos de Abril
A noite de 24 de abril, a partir das 21h30, as fachadas do Terreiro do Paço vão receber uma projeção de alusiva à Revolução dos Cravos. Depois, dezenas de músicos portugueses como Camané, B Fachada, Dead Combo, Linda Martini ou JP Simões vão interpretar o cancioneiro de abril num palco naquela praça lisboeta. O espetáculo termina com um espetáculo de fogo-de-artifício (com os acordes de fundo da “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso), invocando uma chuva de cravos e a bandeira nacional.
Saiba mais AQUI.
 
Espetáculo Multimédia no Terreiro do Paço
Decorre no Terreiro do Paço, até ao dia 23 de Abril, o espectáculo multimédia e de video mapping “A Primavera é Linda”, de Nuno Maya e Carole Purnelle do Atelier Ocubo. São três sessões diárias, sempre às 21h00, 22h00 e 23h00.
Saiba mais AQUI.
 
Lisboa Sobre Rodas
Até ao dia 19 de Abril, o Jardim Amália Rodrigues, no Parque Eduardo VII, conta com o evento “Lisboa Sobre Rodas”. Sempre a partir das 18h00 está garantida muita música com Dj's.
Saiba mais AQUI.
 
Festa no Brownie

O n.º 46 da Rua da Imprensa Nacional, o espaço Brownie, conta com uma festa que celebra a música, com o DJ Rui Trintaem. Do jazz ao techno, a festa promete.

Exposição Carlos do Carmo 50 anos

Na Cordoaria Nacional decorre, até ao dia 28 de Setembro, uma exposição dedicada à  carreira artística do fadista Carlos do Carmo. Para além de celebrar as cinco décadas de profissão do artista, a mostra é também uma homenagem ao cantor.
Saiba mais AQUI.

Poesia e Revolução
O espaço “O Povo”, na Rua Nova do Carvalho, no Cais do Sodré, acolhe na próxima segunda-feira, 21 de Abril, pelas 22h00, o evento “Poesia e Revolução”. Destaca-se a presença de Odete Santos que vai dar voz ao tema do encontro.

 
Feira de Artesanato ‘’Artes & Ofícios’’
A 14.ª edição da Feira de Artesanato “Artes & Ofícios” decorre na Amadora, no Parque Delfim Guimarães, junto à estação da CP. São 41 stands que contam com produtos de artesanato nacional e internacional, nomeadamente, linhos e bordados, joalharia de autor, artigos em pele e cortiça, acessórios de moda, loiça tradicional, artigos em lã, entre outros. A feira tem entrada livre e está aberta ao público todos os dias, das 10h00 às 20h00.
Saiba mais AQUI.

Cinema: Cruzamentos com o 25 de Abril ao centro
A Casa da Achada, no Centro Mário Dionisio, acolhe o ciclo de cinema “Cruzamentos com o 25 de Abril ao centro”. A entrada é livre e as sessões de cinema são semanais, sempre às segunda-feiras, a partir das 21h30.
Saiba mais AQUI.

ALMADA E SETÚBAL

Espetáculo musical com os Clã e Terra de Abrigo
Esta quinta feira, dia 24 de Abril, a partir das 22h00, a Praça da Liberdade, em Almada, no âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, recebe os Clã e os Terra Abrigo, num concerto com entrada livre.
Saiba mais AQUI.

Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril no Montijo
A Câmara Municipal do Montijo celebra o 40.º aniversário do 25 de Abril com uma vasta programação cultural, desportiva e institucional que terá como ponto alto a sessão solene “40 anos de liberdade”, no dia 25 de Abril, às 16h00, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida. Consulte AQUI o programa.


Queima de Judas no centro histórico de Palmela
Este sábado, 19 de Abril, o centro histórico de Palmela recebe a tradicional Queima do Judas, numa organização da Câmara Municipal de Palmela com associações do concelho, no âmbito do Programa Municipal de Teatro. O desfile pelas ruas da vila tem início às 21h30, no Largo dos Loureiros. O percurso termina no Largo de S. João, com animação musical e um espetáculo de fogo-de-artifício.
Saiba mais AQUI.
 
PORTO

Concerto de Páscoa
Esta sexta feira, dia 18 de Abril, pelas 21h30, a Igreja da Lapa, no Porto, recebe o concerto de Páscoa do Coro da Sé Catedral do Porto.

Festa do vinil

Este sábado, o espaço Fnac de Santa Catarina recebe a Feira do Vinil, naquele que é o dia internacionalmente celebrado como o Record Store Day. Pelas 16h00 há um workshop dedicado à arte do Scratch, orientado por Deejay Spot, bicampeão Nacional de Scratch em equipa. 
Saiba mais AQUI.
 

Sandro Norton ao Vivo
O espaço Fnac de Santa Catarina conta com um concerto do músico Sandro Norton, esta quinta feira, dia 24 de Abril, pelas 18h00. O músico dá a conhecer seu disco de estreia, que representa uma viagem a vários lugares, culturas e diversas influências musicais. 
Saiba mais AQUI.
 

Exposição de astrofotografia de Miguel Claro
O planetário do Porto tem patente, até ao dia 10 de Maio, uma exposição que reune as melhores astrofotografias de “skyscapes” (paisagens astronómicas), conceito que visa a união entre os elementos “Céu e Terra” valorizando o património arquitetónico, cultural e paisagístico, do fotografo português Miguel Claro. A mostra pode ser vista de segunda a sexta-feiras, das 09h00 às 18h00.
 
Exposição “No Coração do Porto”
Está patente até ao dia 30 de Abril, na Sala de Exposições Temporárias da Reitoria da Universidade do Porto, a exposição “No Coração do Porto”, composta por trabalhos de pintura e escultura de José Rodrigues e Isabel Saraiva. A mostra em entrada livre e pode ser visitada das 10h00 às 17h00.
 

NORTE E CENTRO

Palácio do Chocolate

Por estes dias, 18 e 19 de Abril o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, recebe o evento “Palácio de Chocolate”, entre as 09h30 e as 24h00. Do programa fazem parte animação, artes, ofícios, mestres chocolateiros entre outras atividades. 
Saiba mais AQUI.

Tributo a Duke Ellington
O espaço Fnac do Marshopping recebe esta sexta-feira, 18 de Abril, pelas 22h00, músicos da escola de Jazz do Porto, que prestam tributo a Duke Ellington,  um dos mais genuínos compositores e promotores da música americana improvisada com raízes africanas. 
Saiba mais AQUI.

Exposição 1.3 Billion
O museu da imagem em movimento, em Leiria, conta com a exposição de fotografia “1.3 Billion”, de João Ferreira, até ao dia 26 de Abril. A mostra é um projeto de fotografia que retrata o quotidiano no país mais populoso do planeta. 


Exposição em Viana do Castelo
No próximo sábado, dia 19 de Abril, a loja Objectos Misturados, em Viana do Castelo, recebe a inauguração da exposição “A sombra de um tronco deixado para trás” de Daniel Moreira, pelas 15h00.
Saiba mais AQUI.

The Weatherman
O músico do Porto regressa ao fórum Fnac do Mar Shopping e do Gaiashopping, nos dias 24 e 25 de Abril, com uma nova edição do seu álbum homónimo. Um registo pop e mais autobiográfico que conta comm influências desde a música eletrónica até à folk europeia.

Saiba mais AQUI.
 

Pintura de mural em Vila Nova de Gaia
Na próxima sexta feira, dia 25 de Abril, no Centro Cívico de Vila Nova de Gaia, entre as 09h00 e 12h00, há reunião para a pintura de um mural/tela sobre os 40 anos da Revolução de Abril e a Liberdade. 
Saiba mais AQUI.

Concerto na Casa Amarela
A Casa Amarela, Restaurante e Café Concerto no Centro Histórico de Guimarães, recebe este sábado, 19 de Abril, pelas 23h00, o concerto dos The Acoustic Foundation.
Saiba mais AQUI.
 
Ovar: Exposição da Fundação Calouste Gulbenkian
Está patente, até ao dia 14 de Junho, na Galeria de Exposições do Centro de Arte de Ovar, a exposição “O Palco na coleção do CAM”, organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian em colaboração com a Câmara Municipal de Ovar. A mostra conta com obras diretamente relacionadas com o palco, o teatro, a dança, a música, o circo, o público, a cena, os bastidores. A exposição é de entrada livre e terá visitas guiadas às terças-feiras às 10 horas e às 15 horas, desde que marcadas com uma semana de antecedência.

Escola de Jazz do Porto ao vivo

No feirado do dia 25 de Abril, a escola de jazz do Porto apresenta, pelas 22h00, no espaço Fnac de Braga, um repertório uniforme com onze momentos musicais e uma formação tradicional: Nuno Ferreira no saxofone tenor, André Ramos na guitarra, Paulo Mendonça no piano, Bruno Martins no contrabaixo e Ruben Soares na bateria.
Saiba mais AQUI.
 
ALENTEJO E ALGARVE

Exposição “25 de Abril, 25 Desenhos”
A exposição “25 de Abril, 25 Desenhos”, da ilustradora e autora de banda desenhada Susa Monteiro, está patente até ao dia 15 de Maio na Biblioteca Municipal de Serpa. 
 
Odemira: “Abril, Leituras Mil”
A Biblioteca Municipal de Odemira desenvolve, durante o mês de Abril, a terceira edição do projeto “Abril, Leituras Mil” para promover a leitura entre a comunidade escolar e o público em geral. Até ao dia 30 de Abril vão ser promovidas várias atividades na Biblioteca Municipal e nas escolas de Odemira. Algumas das atividades são gratuitas mas requerem inscrição. Consulte AQUI o programa.

Évora: Exposição na Igreja do Salvador
“A cenografia barroca e as imagens de vestir” é o tema da exposição patente até ao dia 30 de Abril na Igreja do Salvador, em Évora. A mostra reúne alguma da produção de imaginária que surgiu ao longo do século XVII e no decorrer dos séculos XVIII e XIX.

Alvito: Comemorações do 25 de Abril 
Espetáculos de música, atividades desportivas, conversas, sessões de pintura e histórias, almoços e um “workshop” de graffiti marcam as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, entre os dia 21 e dia 26 deste mês, no Alvito. O destaque vai para a noite do dia 24 de Abril, com o concerto da banda Venham Mais Cinco, a partir das 21h30, na Praça da República de Alvito, seguindo-se, às 00h00, lançamento de foguetes. 

Loulé: Exposição de pintura “Abril”

Está patente até ao dia 03 de Maio, no Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé, a exposição de pintura “Abril”, do artista João Espada. Esta sexta-feira decorre a inauguração, pelas 21h30, que conta com um momento musical à volta dos sons de Abril, com Luís Galrito, acompanhado por António Hilário, e uma curta de teatro, pelos atores do Teatro Análise de Loulé – Casa da Cultura de Loulé. Esta exposição está  aberta ao público de terça-feira a sábado, das 11h00 às 18h00, com entrada  livre.

Lagoa: Mercado de Culturas
O “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” decorre no Convento de São José e ruas limítrofes, em Lagoa, até ao dia 19 de Abril. O objetivo é reunir artesãos de várias culturas e religiões em harmonia e mostra ao público os seus saberes, sabores, artes e tradições. A entrada é gratuita, decorrendo a mostra entre os dia 18 e 19 de Abril, das 12h00 às 23h00.

Portimão: Feira de livros usados
O Mercado da Avenida São João de Deus, em Portimão,  recebe entre os dias 21 e 26 de Abril, o evento “Há Livros no Mercado”, integrado nas festividades locais do 40.º aniversário do 25 de Abril. Do programa de animação, destaca-se nos dias e 22 e 24 de Abril, das 9h30 às 10h30, a iniciativa “Hora do Conto: bom apetite!”, com a participação do cozinheiro Nuno Martins, que vai confecionar pratos ao vivo.

 
Caso tenha conhecimento de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o e-mail asilva@boasnoticias.pt
     

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close