Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 20-09]

Anuncia-se o fim do Verão, mas os eventos gratuitos continuam. Espreite as nossas sugestões de Norte a Sul do país.
Versão para impressão

Anuncia-se o fim do Verão, mas os eventos gratuitos continuam. Espreite as nossas sugestões de Norte a Sul do país. Em Lisboa destaque para a 4ª edição do festival Todos, onde pode conhecer várias culturas através da música, do circo, do teatro, da gastronomia, entre outras atividades. Já na Invicta, o ritmo é outro com a D'Bandada, um evento com cerca de 40 concertos que acontecem um pouco por toda a cidade.

por ANA SILVA

Lisboa
 

Todos – Caminhada de Culturas
A quarta edição do TODOS – Caminhada de Culturas, tem inicio já esta sexta-feira, 14 de Setembro, finalizando no 23 de setembro de 2012. O mote do evento é proporcionar uma volta ao mundo sem sair de Lisboa conhecendo várias culturas através da música, do circo, do teatro, da gastronomia, entre outras atividades. O calendário começa no renovado Intendente– nos dias 14, 15 e 16 de Setembro. Nos dia 22 e 23 de Setembro, o TODOS está na Rua Cruz dos Poiais e no Poço dos Negros.
Saiba mais AQUI.

Metropolis Free Party
O Metropolis Club, no Centro Comercial Imaviz, em Lisboa, propõe uma grande festa, esta sexta-feira, 14 de Setembro.A organização oferece uma noite gratuita, para todos, generalista, de espírito livre e inconformado.
Saiba mais AQUI.

Aprender cultura no El Corte Inglês
O centro comercial El Corte Inglês oferece ao público durante os meses de Setembro e Outubro vários cursos gratuitos. As áreas abrangidas por esta iniciativa vão desde a pintura, escrita criativa, cinema, entre outras. Todos os cursos são de frequência gratuita enecessitam de inscrição prévia. As aulas decorrem na Sala de Âmbito Cultural, no Piso 7, do El Corte Inglês.
Saiba mais AQUI.

Jazz ecoa na Estação do Rossio
O Meo Out Jazz decorre em Lisboa até ao fim do mês de Setembro. Esta sexta-feira, 14 de Setembro, a partir das 18h00, assista a um concerto de Jazz na Estação do Rossio, com Mark Cain. Já no domingo, dia 16 de Setembro, pelas 17h00, a música é no Jardim da Tapada das Necessidades com Marta Hugon.
Saiba mais AQUI..

Fitas na Rua
Decorre até ao dia 15 de Setembro a 4ª edição do Fitas na Rua, evento que presta homenagem ao cinema português nas ruas de Lisboa. Todos os filmes são exibidos às 22h00 e a entrada é gratuita. Consulte AQUI o programa.

Open Dance Week
O mote deste desafio lançado pela escola de dança Dance Spot apela ao regresso à rotina, mas com o corpo em forma. E para tal nada melhor que um pezinho de dança com workshops gratuitos e liderados por profissionais, até ao dia 14 de Setembro. Cada participante poderá experimentar no máximo quatro modalidades diferentes. As vagas são limitadas e é obrigatória a inscrição por email ou telefone (geral@dancespot.pt; 915773155). Consulte AQUI o programa.

Cem anos de Jonh Cage
Até ao dia 12 de Outubro está patente no BES Arte & Finança, em Lisboa uma exposição dedicada ao centenário do legendário compositor norte-americano, John Cage. A exposição inclui o único ensaio fotográfico existente sobre a casa de Cage – o célebre loft onde se encontravam Robert Rauschenberg, Allen Ginsberg e Jasper Johns entre outros – realizado por Pimenta em 1988, pela primeira vez em Portugal.

Matthias Contzen na Cidadela de Cascais
Está patente até ao dia 18 de Novembro a exposição “My Pocket Universe” de Matthias Contzen, na Fortaleza da Cidadela de Cascais. Matthias Contzen apresenta 24 esculturas que vão estar dispersas pelo perímetro interior da Cidadela e ainda no interior da Pousada Cidadela de Cascais.
Saiba mais AQUI.

Body Combat em Oeiras
Os últimos três domingos de Setembro, na Mariana de Oeiras, são dedicados ao Body Combat proporcionando aulas gratuitas da modalidade. Antes das aulas, que começam às 11h00, há aquecimento por volta das 10h30.

Quarteto Edgar Moreira no Museu do Fado
No próximo dia 19 de Setembro, pelas 19h00, o Museu do Fado acolhe a apresentação do álbum “Fado Séc XXI – A Vida é um milagre” do Quarteto Edgar Nogueira.O Professor Edgar Nogueira apresenta uma carreira com sensivelmente três décadas, e nada tolhe as suas intenções artísticas, o próprio considera que está a viver uma fase de grande maturidade fortemente impulsionada por projectos antigos, como é o caso do álbum editado em 2006,“Painéis de Lisboa”.
Saiba mais AQUI.

Verão ao ar livre – Lisboa na Rua!
Lisboa na Rua conta com concertos, cinema ao ar livre e várias performances em locais que marcam a identidade da capital. O programa é vasto e decorre até ao dia 16 de Setembro. Até lá, para não perder pitada do que vai acontecer na cidade, o melhor mesmo é consultar o programa completo.

As noites de Verão são em Cacilhas
Até ao fim do mês de Setembro, a Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas, conta com um programa, todas as sextas-feiras e sábados, repleto de música e muita animação. Esta sexta-feira, dia 14 de Setembro, a partir das 21h30, não perca o concerto de Alex D’Alva Teixeira, na Rua Cândido dos Reis. Já no sábado, dia 15 de Setembro, pelas 19h30, assista ao espetáculo de dança de sevilhanas e mais tarde, pelas .20h30 não perca um show de capoeira.
Saiba mais AQUI

Concertos grátis no Hard Rock Cafe
O Hard Rock Café presenteia o público com vários concertos e DJ Sessions com entrada livre durante todo o mês de Setembro. Esta segunda-feira, dia 17 de Setembro, a partir das 23h00, o concerto é da banda de covers “Sounk”.
Saiba mais AQUI.

Exposições na Casa-Museu Medeiros e Almeida
A partir das 10h00 de todos os sábados, a Casa-Museu Medeiros e Almeida abre as portas ao público, com entrada gratuita, para as suas duas mais recentes exposições, onde poderá conhecer o serviço de chá português de Napoleão, que data de 1815, e a história dos leques.
Saiba mais AQUI.

IV Exposição Internacional de Arte Naïf de Lisboa
A Allarts Gallery, tem patente até ao dia 15 de Setembro, em simultâneo nas galerias do Chiado e da Cidadela a IV edição da exposição internacional de Arte Naïf. Com o objetivo de dar a conhecer a qualidade e a autenticidade desta expressão artística e de mostrar, no nosso País, um conjunto variado de reconhecidos artistas internacionais, de diferentes geografias, com vivências e contextos culturais.
Saiba mais AQUI

A Dama do Pé de Cabra na Casa das Histórias
A exposição “A Dama do Pé de Cabra” é a exposição patente na Casa das Histórias até ao dia 28 de Outubro. Esta é a primeira apresentação internacional de trabalhos inéditos de Paula Rego e Adriana Molder. Sob inspiração direta da narrativa histórica de Alexandre Herculano, “A Dama Pé de Cabra”, as duas artistas conceberam, em simultâneo, um conjunto de trabalhos autónomos, de grandes formatos, para serem expostos na Casa das Histórias Paula Rego.
Saiba mais AQUI.

Porto
 

D'Bandada
Este sábado, 15 de Setembro, pelas 15h00, decorre a segunda edição do festival Optimus D'Bandada. O evento que conta com 40 concertos de diversas bandas, está presente em vários locais da Invicta – a Barbearia Veneza, a Garagem Gareporto, o Coreto da Cordoaria, o Varandim da Torre dos Clérigos entre outros. Consulte AQUI o programa.

Respect for Architecture Porto 2012
A exposição “Respect for Architecture Porto 2012” está patente, até ao dia 05 de Outubro, no Palácio da Bolsa, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e no Metro do Porto. Esta mostra, conta com vinte projetos que integram a Selecção ” Respect for Architecture Porto 2012”. A exposição é resultado de uma seleção de vários projetos de arquitetura que se centram na cidade invicta.
Saiba mais AQUI.

Noite poética livre no Olimpo Bar Café
Esta quarta-feira, dia 19 de Setembro, a noite é de poesia no Olimpo Bar Café, junto à Praça dos Poveiros, no Porto. A partir das 23h00, ouça e declame também a sua poesia.
Saiba mais AQUI.

Porto Sunday Sessions
Com o apoio da Câmara Municipal do Porto, até ao final do mês de Setembro, decorre o Porto Sunday Sessions, em três jardins da cidade Invicta. As sessões realizam-se todos os domingos à tarde, a partir das 17h00.
Saiba mais AQUI.

Açores: 9 Ilhas, 9 Fotógrafos
Até ao dia 23 de Setembro está patente a exposição “Açores: 9 Ilhas, 9 Fotógrafos”, no Centro Português de Fotografia, no Porto. Espaço onde o homem e a natureza aprenderam a viver juntos, o arquipélago dos Açores estende-se por nove diferentes ilhas, lugares de forte identidade, perscrutados através da objetiva de nove diferentes fotógrafos.
Saiba mais AQUI.

Snoopy Parade na Invicta
A Snoopy Parade está patente na cidade do Porto até ao dia 24 de Setembro. O objetivo é ajudar a UNICEF e contribuir para o projeto Escolas para África. A“Snoopy Parade” é uma instalação de arte urbana que convida o público a contemplar estátuas do consagrado personagem de banda desenhada, Snoopy, recriadas por vários artistas plásticos, pintores e outros autores de inspirado talento artístico. Composta por 11 estátuas com 2,60 m de altura, a exposição está patente no Shopping Cidade do Porto.
Saiba maisAQUI.
 

Norte


Feira Afonsina em Guimarães
Entre 14 e 16 de Setembro, decorre a Feira Afonsina em Guimarães. O evento convida a uma viagem à época compreendida entre 1125, altura em que D. Afonso Henriques se arma cavaleiro, em Zamora, e 1128, ano em que se realiza a Batalha de São Mamede, iniciando-se assim, o governo do Condado Portucalense.
Saiba mais AQUI.

Noites de Fado em Ovar
O Dolce Vita de Ovar apresenta nas últimas duas segundas-feiras de Setembro o evento “Noites de Fado”. Os espetáculos têm início às 20h00 na Praça da Restauração do centro comercial Dolce Vita de Ovar.
Saiba mais AQUI.

Exposição de Fotografia Subaquática: “Underwater Views”
O El Corte Inglês de Gaia Porto tem patente, até ao dia 29 de Setembro, a exposição de Fotografia Subaquática “Underwater Views” de José Rollo.
Saiba mais AQUI.

World Press Cartoon
Até ao dia 12 de Outubro a Biblioteca de S. João da Madeira recebe a exposição do World Press Cartoon. A mostra tem patente o que de melhor se faz nesta área- caricaturas, “cartoons” editoriais e desenhos de humor que reúnem várias histórias do quotidiano internacional.
Saiba mais AQUI.

Serralves apresenta exposição nos Paços da Cultura
A exposição “Ponto de Fuga/Vanishing Point”, patente na Galeria dos Paços da Cultura de S. João da Madeira, é fruto de uma seleção de obras pertencentes à Colecção da Fundação de Serralves que utilizam a fotografia, o cinema e o vídeo como suporte dos processos criativos dos artistas representados. A exposição está aberta ao público até ao dia 11 de Outubro.
Saiba mais AQUI.

2012 Odisseia Kubrick
Está patente em Vila do Conde, no Solar – Galeria de Arte Cinemática, a exposição “2012 Odisseia Kubrick”, no âmbito da 20ª edição do Festival de Curtas de Vila do Conde, que inclui várias obras do cineasta. As sessões são de terça a domingo, até Novembro e têm entrada livre. Consulte AQUI o programa disponível até ao mês de Novembro.
 

Centro
 

“Modos de Ver Santarém”
A pintora Natália Gromicho expõe as suas obras de pintura na Galeria principal da Casa do Brasil, em Santarém. A exposição “Modos de Ver Santarém”, que decorre até ao dia 30 de Setembro, conta com 13 obras inéditas da artista.
Saiba maisAQUI.

Fotografia de “Viagens”
A Galeria Municipal do Castelo de Pirescouxe, em Santa Iria da Azóia, acolhe, até ao dia 22 de Setembro, a exposição “Viagens” de Bruno Martins e Vítor Avelar. Esta mostra de arte dedicada à fotografia pretende dar a conhecer algumas das mais belas imagens captadas pelos artistas, que utilizam a fotografia como meio de perpetuar momentos e locais únicos durante as suas expedições.
Saiba mais AQUI..

Exposição de Gonçalo Sena ” Túmulo Desenho”
Está patente até ao dia 29 de Setembro, na 102-100 Galeria de Arte, em Castelo Branco, a exposição de Gonçalo Sena denominada “Túmulo Desenho”. A mostra é composta por uma série de desenhos e esculturas instalados numa única parede.
Saiba mais AQUI.

“Shrek para sempre” no Dolce Vita de Coimbra
Até ao final do mês de Setembro, o Dolce Vita de Coimbra tem sessões de cinema gratuitas para os mais novos. As sessões acontecem todos os domingos pelas 11h00.
Saiba mais AQUI.

Shakespeare no Castelo de Montemor-o-Velho
Esta sexta-feira, dia 14 de Setembro, pelas 21h00, o grupo de atores d’O Teatrão desloca-se ao castelo de Montemor-o-Velho para fazer cenas das principais peças de Shakespeare. A não perder.
Saiba mais AQUI.

Sul

Escola de Jazz na cidade do Barreiro
Este sábado, 15 de Setembro, acontece a primeira edição de “A Escola de Jazz na Cidade”. Músicos e alunos da escola de jazz do Barreiro oferecem aulas gratuitas aos curiosos, e não só, deste estilo musical. O evento inclui a improvisação, a construção de acompanhamentos e solos e uma perspetiva histórica da evolução musical até ao jazz. As quatro sessões estão divididas em dois workshops dedicados às guitarras, um ao baixo eléctrico e contrabaixo e outro à bateria.
Saiba mais AQUI.

Desporto na Arrábida
Na Praia da Figueirinha, no Portinho da Arrábida, em Setúbal, decorre todos os dias de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 11h00, até 15 de Setembro, o projeto“Verão Saudável”, com atividade física, rastreios e ações de sensibilização para a saúde. As ações contam com yoga, fitness, demonstrações de primeiros socorros, medição de tensão arterial e rastreios de doenças como tabagismo, hipertensão, colesterol, diabetes e obesidade.
Saiba mais AQUI.

Exposição “Onde o olhar começa…”
A galeria de S. Sebastião, em Portalegre, tem patente, até ao dia 30 de Setembro, a exposição de pintura “Onde o olhar começa…” de Lita Falcão, artista luso-hispânica. A pintura expõe quarenta obras em óleo sobre tela, em que prevalecea temática da natureza. A mostra, dispopnivel entre as 09h30 e as 18h00, tem entrada gratuita.
Saiba mais AQUI.

“Nanocubismo” de Rita Adolff-Wollfarth
Rita Adolff-Wollfarth é uma das artistas alemãs mais reputadas a nível internacional. É ela a responsável pela exposição de pintura “Nanocubismo –Partita em Luz e Cor” patente no Museu Municipal de Faro. A mostra “Nanocubismo– Partita em Luz e Cor” conta com diversas pinturas a óleo.
Saiba mais AQUI.

Música ao vivo no Ria Shopping
O Ria Shopping, em Olhão, convida o público, todas as sextas-feiras, para o concerto semanal no piso 2, a partir das 21h00. As músicas, ritmos alegres de Verão, prometem vontade de dançar e noites bastante animadas. O evento decorre até ao dia 14 de Setembro.
Saiba mais AQUI .

Mostra de Arte em Lagos: A Planta
Este Verão, os munícipes e visitantes de Lagos vão poder ficar a conhecer uma diversidade de exposições que abarcam várias áreas desde a pintura, passando pela escultura até à cerâmica. Está patente até ao dia 13 de Outubro, no Centro Cultural de Lagos, a exposição “Planta” que conta com diversos trabalhos dos artistas residentes do LAC – Laboratório de Atividades Criativas.
Saiba mais AQUI .

Exposição de fotografia “Terra de Linces”
“Terras de Lince” é a exposição de fotografia de Andoni Canela que está patente, até ao dia 22 de Setembro, no Castelo de Beja. A mostra conta com um conjunto de fotografias de linces-ibéricos no seu habitat natural.
Saiba mais AQUI.

Ilhas

Madeira
 

“Farol para a Vida”

Até ao dia 17 de Setembro, no piso 2, do Centro Comercial Dolce Vita Funchal está patente a exposição de pintura “Farol para a Vida”. A mostra é o culminar de um projeto comunitário de intervenção social que tem levado jovens com necessidades de educação especiais a viver a experiência de fazer desporto adaptado com o apoio do Clube Naval do Funchal (CNF), pioneiro na modalidade de Vela Adaptada na região.

Açores
 

Exposição “Francisco de Lacerda – Os Legados do Maestro”
A apresentação pública do espólio de Francisco Lacerda (1869/1934), um dos mais notáveis e reconhecidos maestros e compositores portugueses, constitui o principal mote da primeira mostra patente no Museu de Angra do Heroísmo. Obras originais do compositor, instrumentos musicais, correspondência com figuras ilustres, canções das mais diversas regiões do país dão a conhecer a personalidade singular deste jorgense que foi também musicólogo, folclorista, conferencista, ilustrador e poeta.
Saiba mais AQUI.

Caso tenha conhecimento de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o e-mail asilva@boasnoticias.pt.

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close