Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 19-07]

Por Lisboa passam os grandes veleiros e até Sir Cliff Richards, no Porto há a música jazz e um festival de artes. Para o centro sugerimos o Festival Europeu de Ginástica, enquanto na zona sul o cinema é gratuito para os mais novos e não só.
Versão para impressão

Estamos de regresso com mais um roteiro repleto de atividades gratuitas, um pouco por todo país. Por Lisboa passam os grandes veleiros e até Sir Cliff Richards, no Porto há a música jazz e um festival de artes. Para o centro sugerimos o Festival Europeu de Ginástica, enquanto na zona sul o cinema é gratuito para os mais novos e não só. por ANA SILVA
 

Lisboa

Sir Cliff Richard em Lisboa
A estrela rock internacional Cliff Richard regressa a Lisboa para apresentar os seus vinhos – Onda Nova e Vida Nova – produzidos na sua propriedade no Algarve. A apresentação decorre esta quarta-feira, dia 18 de Julho, no coração de Lisboa, numa das garrafeiras mais antigas da capital, a Garrafeira Nacional. O evento, que é gratuito, abre ao público, a partir das 18h30 e todos podem provar as mais recentes colheitas dos vinhos do cantor.

Cultura no Largo do Intendente
Lisboa ganhou um novo espaço cultural, o Largo do Intendente. Agora reabilitada, esta praça que não fazia parte da agenda cultural dos lisboetas vai ter ópera, jazz, rock a animar as noites de sexta e sábado durante o mês de Julho. Exposições, aclividades para crianças, e até mercados de trocas vão preencher os dias de domingos. Este sábado, 14 de Julho, o concerto é dos Xutos e Pontapés, a partir das 22h00.
Saiba mais AQUI.

Grandes Veleiros em Lisboa
Para ver de 19 a 22 de Julho os grandes veleiros da regata “The Tall Ships Races 2012” que partiram da cidade francesa Sain-Malo. A regata, que conta com cerca de 50 veleiros inscritos, traz a águas lusas veleiros de todo o mundo, assim como os seus tripulantes. O evento conta ainda com concertos, um desfile, workshops e outras atividades de entrada gratuita.
Saiba mais AQUI.
 
Orquestra Metropolitana de Lisboa em Campo de Ourique
O adro da igreja do Santo Condestável, em Campo de Ourique, recebe, este domingo, 15 de Julho, pelas 21h00, o concerto de Verão da  Orquestra Metropolitana de Lisboa. A Metropolitana, que vai ser dirigida por Pedro Neves, vai interpretar temas de Mozart e Dvoräk, entre outros.

Varinas de Lisboa
Esta quinta-feira. 19 de Julho, tem início a exposição de Joshua Benoliel, “Varinas de Lisboa” no Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico. A mostra fica patente ao público até ao dia 01 de Setembro.
Saiba mais AQUI.

Concertos de Verão no Museu do Chiado
Durante o mês de Julho e Agosto, às quintas-feiras, o Museu do Chiado recebe vários concertos gratuitos e ao ar livre. Esta quinta-feira, dia 19 de Julho, o palco é do músico belga Lieven Martens. O concerto tem como tema principal o mais recente álbum do cantor “Canto Arquipélago”, trabalho gravado e produzido nos Açores.

Festival ao Largo
Chega-nos mais uma edição do Festival ao Largo no Teatro Nacional de São Carlos, que decorre até ao fim do mês de Julho. Este ano a programação aprofunda a ópera, a dança e a música de cena, que são afinal os géneros mais estreitamente ligados às instituições que dão corpo a este festival. As sessões têm sempre início às 22h00. Consulte AQUI o programa do Festival.

A Dama do Pé de Cabra na Casa das Histórias
A exposição “A Dama do Pé de Cabra” é a exposição patente na Casa das Histórias ate ao dia 28 de Outubro. Esta é a primeira apresentação internacional de trabalhos inéditos de Paula Rego e Adriana Molder. Sob inspiração direta da narrativa histórica de Alexandre Herculano, “A Dama Pé de Cabra”, as duas artistas conceberam, em simultâneo, um conjunto de trabalhos autónomos, de grandes formatos, para serem expostos na Casa das Histórias Paula Rego.
Saiba mais AQUI.
 
O Modernismo Feliz
A inauguração foi esta semana e a exposição “O Modernismo Feliz” está patente até ao dia 28 de Outubro, com entrada livre aos domingos e feriados até às 14h00, no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado. A mostra sobre o estilo Art Déco em Portugal permite uma releitura renovada e inovadora do nosso fenómeno Modernista.
Saiba mais AQUI.

Concertos no Hard Rock Cafe
O Hard Rock Café presenteia o público com vários concertos e DJ Sessions com entrada livre durante todo o mês de Julho. Esta segunda-feira, a partir das 23h00, o concerto é com os XPTO, uma banda de covers.
Saiba mais AQUI.

Meo Out Jazz
O Out Jazz decorre em Lisboa, até ao fim do mês de Setembro. Esta sexta-feira, dia 13 de Julho, a partir das 18h00, o Jazz é no Ascensor de Santa Justa com duo de guitarra portuguesa e viola. Já no domingo, pelas 17h00, é a vez da atuação do DJ Mike Stellar, no Parque Eduardo VII.
Saiba mais AQUI.
 
Semana do Cinema Norueguês
Termina esta sexta-feira, 13 de Julho, a Semana de Cinema Norueguês, iniciativa da Embaixada da Noruega em parceria com o Goethe-Institut e Norwegian Film Institute. A partir das 19h30 assista às últimas exibições no jardim do Goethe-Institut..
Saiba mais AQUI.

Exposição “noterreno.açores”
No átrio do Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações,em Lisboa, está patente até ao dia 22 de Julho, a exposição fotográfica “noterreno.açores”. Esta mostra é composta por mais de 60 fotografias, na sua maioria da autoria de professores e alunos destas ilhas.
 
Visita Cantadas – O Fado na Mouraria
Durante os meses de Verão, o bairro da Mouraria convida o publico a visitas cantadas. As visitas são orientadas pelos guias da Associação Renovar a Mouraria e realizam-se todas as sextas-feiras, sábados e domingos de Julho, Agosto e Setembro, sempre às 18h30. O ponto de encontro é na Igreja de Nossa Senhora da Saúde, no Martim Moniz e daí parte num de dois percursos pelo bairro.
Saiba mais AQUI.

Poetry Films: A poesia no cinema
Este sábado, 14 de Julho, pelas 17h00, a estação do metropolitano da Baixa-Chiado exibe alguns dos vídeos que concorreram ao “Filmagens”, um concurso internacional de Poetry Film com o objetivo de divulgar curtas metragens independentes em que a palavra fosse o mote.
Saiba mais AQUI

Porto


Exposição “Cidade dos Mortos”
A Casa da Arquitectura, no Porto, recebe até ao dia 25 de Agosto, a exposição “Cidade dos mortos – o cemitério que se transforma em cidade”. A Cidade dos Mortos fica no Cairo, capital do Egipto, e Alberto Collet foi selecionado para projetar e dispor dentro das casas tumulares “Hosh” sistemas de hortas urbanas para impulsionar o comércio e a alimentação diária das famílias pobres que lá habitam. Collet, com a sua câmara, documentou as sensações e as atmosferas que viu.
Saiba mais AQUI.

Porto Sunday Sessions
Com o apoio da Câmara Municipal do Porto, até ao final do mês de Setembro, aconte o Porto Sunday Sessions, em três jardins da cidade. O evento ocorre todos os domingos à tarde, a partir das 17h00.
Saiba mais AQUI.

NEU/NOW
Decorre até ao dia 15 de Julho o Festival NEU/NOW que dá a conhecer os trabalhos de jovens, de várias escolas da Europa nas disciplinas de artes visuais, design, música, cinema, teatro e dança. O festival tem eventos com entrada paga, mas na Galeria do Palácio, assim como as instalações sonoras na Casa da Música e as sessões de cinema no Cinema Passos Manuel têm acesso gratuito.
Saiba mais AQUI.

Jazz na Ordem
Esta sexta-feira, 13 julho, pelas 21h30, decorre no Centro de Cultura e Congressos da Ordem dos Médicos – Secção Regional do Norte, a segunda edição do Jazz. A temática é dedicada aos grandes clássicos norte-americanos, interpretados por formações da Escola de Jazz do Porto, sendo que esta sessão tem presente o Jazz de John Coltrane.

Serralves em Família
Este domingo, dia 15 de Julho, a partir das 10h00, a Fundação Serralves sugere para toda a família a oficina “Esculturas pelo Ar”. O objetivo é mesmo invadir a cozinha de Serralves e descobrim tudo o que é necessário para construir uma escultura voadora.
Saiba mais AQUI.
 

Norte

Clã no Festival Livre Trânsito
Esta  sexta-feira, 13 de Julho, pelas 21h30, os Clã atuam no Festival Livre Trânsito. São vários os artistas que vão marcar presença neste festival, que decorre no Parque Exterior do Mar Shopping, todas as sextas-feiras do mês de julho, às 21h30, com entrada gratuita.

Exposição ” Os mares de Sophia”
Está patente na Biblioteca Municipal de Ovar, até ao dia 25 de Agosto, a exposição de Artes Plásticas de Fernando Andrade “Os mares de Sophia”. Esta é uma mostra evocativa do 8º aniversário da morte da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, inspirada no livro “A menina do Mar”.
Saiba mais AQUI.

Música nas ruas de Guimarães
O projeto “Fora de Portas”, levado a cabo pela Capital Europeia da Cultura, tem como objetivo aproximar o público aos diversos géneros musicais. A Fundação Orquestra Estúdio divide-se em pequenos grupos e vai ao encontro dos vimaranenses, atuando nas várias freguesias. Os concertos, com duração aproximada de uma hora, são gratuitos. Esta sexta-feira, dia 13 de Julho, pelas 21h30, a atuação é do “Quarteto de Cordas 1”, na freguesia de Gonça.
Saiba mais AQUI.

2012 Odisseia Kubrick
Está patente em Vila do Conde, no Solar – Galeria de Arte Cinemática, a exposição “2012 Odisseia Kubrick”, no âmbito da 20ª edição do Festival de Curtas de Vila do Conde,  que inclui várias obras do cineasta. As sessões são de terça a domingo, até Novembro e têm entrada livre. Consulte AQUI o programa disponível até ao mês de Novembro.

Guimarães: Box Project 2012
O Centro Cultural Vila Flor e a Asas de Palco – Escola de Artes Performativas, em Guimarães, associam-se para coproduzirem o projeto BOX PROJECT 2012 – Programa Multidisciplinar em Artes, que reforça a aposta e a importância da formação em ambiente não formal em artes multidisciplinares. Os trabalhos provenientes da formação dada aos jovens estão em exposição, 17 de julho às 21h30 em São Mamede, no Centro de Artes e Espetáculos de Guimarães.
Saiba mais AQUI.

Floresta Reciclada
São cerca de 20 árvores feitas com embalagens de cartão da Tetra Pak que estão em exposição na praça central do GaiaShopping até este domingo, 15 de julho. As árvores, construídas por alunos da região norte, são o resultado do passatempo ambiental “Sim, Vamos Criar uma Árvore” promovido pela Tetra Pak em parceria com a Associação Bandeira Azul e Eco-Escolas que envolveu cerca de 400 escolas de todo o país.
Saiba mais AQUI.

Feira dos Povos na Trofa
Até ao dia 15 de Julho, decorre a Feira dos Povos na zona envolvente à Estação da CP. Este certame, que é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal da Trofa e da Comissão de Festas de Nossa Senhora das Dores, promete muita música e diversas atividades que envolvem o artesanato e a gastronomia.
Saiba mais AQUI.

Feira Viver Zen
Os dias 15 e 16 de Julho são de descontração em S. Mamede de Infesta, já que é lá que se realiza a “Feira Viver Zen”, a decorrer na Praça da Cidadania. A iniciativa contempla uma mostra de várias terapias, workshops (musicoterapia, Yoga do riso, Ecoarte, Taças Tibetanas, entre outros), massagens terapêuticas (relaxamento, ayurvédica, Champi, entre outras), e ainda uma zona lounge, onde os participantes podem degustar produtos de alimentação saudável ao som de um concerto meditativo de taças tibetanas.
Saiba mais AQUI.
 

 Centro

Festival Europeu de Ginástica
O Dolce Vita Coimbra recebe o Eurogym 2012, o festival europeu de ginástica, entre os dias 15 e 19 de Julho. O evento tem lugar na Praça Central do Centro Comercial Dolce Vita Coimbra que vai receber várias demonstrações de ginástica. O Dolce Vita Coimbra convida a população a assistir às apresentações oficiais que decorrem nos dias 16 a 18 de Julho, das 14h00 às 18h00. Para além destas provas, o centro comercial acolhe diversos treinos e workshops ao longo do programa do evento.
 
Viseu: Cinema na Cidade
De 17 a 21 de Julho, a cidade de Viseu convida o público para o cinema ao ar livre,na Praça D. Duarte. Durante o evento “Cinema na Cidade”, além das sessões com entrada livre, oferece ainda, o livro Cine Cidade a quem se inscrever como sócio do cine-clube.
Saiba mais AQUI.

Feira de São Tiago na Covilhã
A maior e mais tradicional feira da Covilhã, Feira de São Tiago, comemora 601 anos de existência. O certame tem inico esta sexta-feira, 13 de Julho, pelas 19h00, no recinto do Complexo Desportivo, onde os visitantes podem apreciar as várias tendas de diversos produtos regionais. No evento não vai faltar a animação diária com grupos do Concelho da Covilhã e um programa repleto de boa música.
Saiba mais AQUI.

Exposição de Gonçalo Sena ” Túmulo Desenho”
Está patente até ao dia 29 de Setembro, 102-100 Galeria de Arte, em Castelo Branco a exposição de Gonçalo Sena denominada “Túmulo Desenho”. A mostra é composta por uma série de desenhos e esculturas instalados numa única parede.
Saiba mais AQUI.
 

Sul

Jazz nos Jardins de Setúbal
O Jazz acontece este domingo, dia 15 de Julho, pelas 18h00, no no Jardim da Algodeia, em Setubal. A música volta a preencher os parques verdes de Setúbal com o regresso do ciclo de concertos “Há Jazz nos Jardins”, promovido pela Câmara Municipal e dinamizado pela Jazz Class Dámsom.
Saiba mais AQUI.

Verão Saudável na Praia da Figueirinha
Na Praia da Figueirinha, no Portinho da Arrábida, em Setúbal, decorre todos os dias de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 11h00, o projeto “Verão Saudável”, com atividade física, rastreios e ações de sensibilização para a saúde. As ações contam com yoga, fitness, demonstrações de primeiros socorros, medição de tensão arterial e rastreios de doenças como tabagismo, hipertensão, colesterol, diabetes e obesidade. O projeto termina a 15 de Setembro.
Saiba mais AQUI.

Museu de Sines
Estão patentes no Museu de Sines, até ao final do mês de Agosto, as exposição “O Seio de Tétis” e “Horas Romanas – A vida quotidiana na Sines de há 2000 anos”, ambas das coleções de arqueologia do museu. A primeira é uma exposição que se centra na mitologia grega (tétis) e nos vestígios da formação de Sines, enquanto a segunda retrata o dia a dia, dos habitantes de outrora.
Saiba mais AQUI.

Uma Luz Diferente” no Castelo de Portalegre
Na Galeria de Exposições do Castelo de Portalegre está patente, até ao dia 31 de Agosto, a Exposição de Pintura ”Uma Luz Diferente” de Roger Oakes. A mostra conta com 20 obras, nas quais o autor faz transparecer as suas vivências e onde mostra a luz, a paisagem, as pessoas, a vida selvagem e a cultura de dois países díspares, onde viveu e vive, respectivamente: Reino Unido e Portugal.
Saiba mais AQUI.

Exposição “A guitarra portuguesa”
Até Setembro, está patente a exposição “A Guitarra Portuguesa”, no Museu de Portimão, que dá a conhecer os processos de construção deste instrumento musical, servindo como homenagem aos principais mestres guitarreiros de Portugal como, Álvaro da Silveira ou Manuel e Óscar Cardoso.
Saiba mais AQUI.

Música ao vivo no Ria Shopping
O Ria Shopping, em Olhão, convida o público, todas as sextas-feiras, para o concerto semanal no piso 2, a partir das 21h00. As músicas, ritmos alegres de Verão, prometem vontade de dançar e noites bastante animadas.

Cinema grátis para os mais pequenos
O Ria Shopping de Olhão, juntamente com o Cinema Algarcine, realiza sessões grátis de cinema, aos domingos de manhã, pelas 12h00. Este domingo, dia 15de Julho, o filme a exibir é “Dia de Surf”.
Saiba mais AQUI.

 

Ilhas

Madeira
 

Exposição: Reservas da Biosfera da UNESCO
A exposição ” As Reservas da Biosfera da UNESCO: a importância da Reserva da Biosfera de Santana” que contém trabalhos de alunos de escolas de toda a ilha. Os trabalhos estão patentes em exposição no Centro Cívico de Santana até o próximo mês de Julho, seguindo depois para uma exposição itinerante que irá ao Continente e Açores através da Comissão Nacional da UNESCO.
 

Açores


Orquestra AngraJazz
Este sábado, 14 de Julho, pelas 18h00, no Coreto do Jardim de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, atua a Orquestra Angrajazz.

Teatro Escola
A Casa do Povo de São Mateus, no municipio da Madalena, da ilha do Pico, recebe este sábado, dia 14 de Julho, pelas 21h30, o Teatro Escola. As peças apresentadas são “Auto das 3 costureiras” e “Musical Mama Mia”, ambas da responsabilidade das docentes Carla Silva e Gilberta Goulart da Escola Cardeal Costa Nunes.
  
Caso saiba de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o email asilva@boasnoticias.pt.
 

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close