Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 19-04]

No norte, destaque para a Mostra de Robótica de Guimarães, no centro para as comemorações do Dia do Livro e no sul destacamos a exposição dedicada a Marie Curie, a primeira mulher a doutorar-se em Física e a receber um prémio Nobel.
Versão para impressão

Exposições, concertos, oficinas de gastronomia, cinema, hortas urbanas. Ou seja, mais uma semana com (muitas) atividades gratuitas. No norte, destaque para a Mostra de Robótica de Guimarães, no centro para as comemorações do Dia do Livro e no sul, em Setúbal, destacamos a exposição dedicada a Marie Curie, a primeira mulher a doutorar-se em Física e a receber um prémio Nobel. ANA SILVA
 
Lisboa

Museu Bastardo
Esta quinta-feira, dia 12 de Abril, em Santos, acontece a inauguração do Museu Bastardo com a participação de JP Simões. O Museu Bastardo desenvolve um conceito de loja criativa itinerante. Pretende valorizar os criadores e comercializar objectos artísticos a preço justo. Promove, ainda, a interação com outras áreas artísticas contando com uma programação regular.
Saiba mais AQUI.

Ciclo Cinema: Política uma vez por semana
Depois do ciclo de cinema dedicado à comédia, a Casa da Achada regressa com mais uma temática, desta vez  “Política uma vez por semana”. O ciclo de cinema será semanal e os filmes serão exibidos todas as segundas-feiras, pelas 21h30. Esta segunda-feira, dia 16 de Abril, assista ao filme “Reds” (1981), de Warren Beaty.
Saiba mais AQUI.

Nikias Skapinakis. Presente e Passado, 2012 — 1950
No Museu Coleção Berardo está patente, até ao dia 24 de Junho, a exposição dedicada à obra de Nikias Skapinakis, reconhecido como um dos nomes mais relevantes da arte portuguesa na segunda metade do século XX. A singular capacidade de síntese na abordagem da imagem e o permanente diálogo com a cultura ocidental, que as suas pinturas definem, torna claro o sentido e o valor do seu contributo.
Saiba mais AQUI.

Tributo a Jimi Hendrix
Este domingo, dia 15, pelas 23h00, a banda O Bom, o Mau e o Vilão atuam no Hard Rock Café, em Lisboa, um concerto que será um tributo a Jimi Hendrix.
Saiba mais AQUI.

Tardes Oceânicas: Titanic, 100 anos depois
Este sábado, 14 de Abril, das 11.00 às 18.00, é o dia em que faz cem anos que o “inafundável” Titanic naufragou nas águas do Atlântico Norte durante a sua viagem inaugural. O Pavilhão do Conhecimento relembra a história do navio mais famoso do mundo através de actividades para toda a família.
Saiba mais AQUI.

Os melhores Chefs nos mercados de Lisboa
Os melhores chefs de cozinha andam por Lisboa a ensinar os
seus truques e arte de bem cozinhar. Desta vez, a aula de culinária, que tem início sábado, dia 14 de Abril, pelas 09h30, é no Mercado da Ajuda, com a Chef Paula Carção, do Fontana Park Hotel. Os interessados em participar apenas necessitam de comprar os produtos. As inscrições têm um número limite de 20 pessoas e podem ser feitas directamente através do fiscal do mercado municipal onde decorre a aula.
Saiba mais AQUI.

Cinema na Faculdade de Letras
Todas as sextas-feiras, pelas 18h00, o cineclube da Faculdade de Letras abre ao público com cinema gratuito – o Ciclo de Cinema “Periférico”.  A próxima sessão, no dia 13 de Abril, que tem início pelas 18h00, apresenta o filme ” Chan sam ying hung [A Hero Never Dies] (1998), de Johnny To.
Saiba mais AQUI.

Bertrand – Mês do Livro
No dia 13 de abril, sexta-feira, pelas 19h, na Bertrand do Chiado decorre o encontro do clube de Leitura do Fantástico, moderado por Rogério Ribeiro, onde vai ser analisado “O Livro de Areia”, de Jorge Luis Borges. Já no dia 14 de abril, sábado, pelas 11h, na Bertrand do Vasco da Gama decorre uma sessão infantil com Susana Alves, para leitores dos 5 aos 8 anos. No mesmo dia, pelas 14h30, na Bertrand das Amoreiras, decorre a oficina “Antes que o Papel nos dê a volta”, com Margarida Fonseca Santos. Também, no sábado, pelas 16h, na na Bertrand do Picoas Plaza, decorre o lançamento da obra “Kosovo – Fogo sem fim”, de Patrícia Calca (Fonte da Palavra, 2012). No dia 15 de abril, domingo, pelas 16h, na Bertrand do Fórum Sintra,  é a vez das atividades infantis com Planeta Tangerina, com orientação da editora e escritora Isabel Minhós Martins.

Monstra no Museu da Marioneta
A Monstra – Festival de Animação de Lisboa associa-se mais uma vez ao Museu da Marioneta. Até ao dia 25 de Abril passe pelo museu e visite a exposição “Marionetas de Animação: DEFA ESTUDIO (ex) RDA”. A mostra documenta, através de uma seleção das melhores marionetas, as competências criativas e a diversidade de estilos artísticos do antigo estúdio de animação DEFA, que existiu em Dresden entre 1955 e 1990. A marioneta mais antiga, exposta nesta exposição, tem mais de 50 anos de idade.
Saiba mais AQUI.

Holocausto: Ciclo de Cinema: Imagem e Memória
O Espaço Memória dos Exílios, no Estoril, recebe até ao dia 28 de Abril, o Ciclo de Cinema: Imagem e Memória. Este é já o segundo ano consecutivo que a Memoshoá – Associação Memória e Ensino do Holocausto, promove o ciclo de cinema, num conjunto de 14 sessões, que se realizam às sextas-feiras, pelas 21h00 e aos sábados pelas 16h00.
Saiba mais AQUI.

Ciclo Claude Chabrol
Decorre no Instituto Francês de Portugal, até Maio, o ciclo de cinema em homenagem a Claude Chabrol, uma das figuras centrais da Nouvelle Vague francesa, juntamente com François Truffaut e Jean-Luc Godard. Esta segunda feira, pelas 19h00, assista ao filme “L'Enfer”, de 1993.
Saiba mais AQUI.

Exposições na Casa das Histórias de Paula Rego
A Casa das Histórias de Paula Rego, em Cascais, tem duas novas exposições patentes ao público gratuitamente. “Mood / Humor” apresenta uma série (Possession) de sete pinturas de Paula Rego, que pertencem ao espólio do Museu de Serralves. Bruno Pacheco é o autor da segunda exposição, com o título “Mar e Campo”, que tem como base a arte contemporânea a partir de pinturas figurativas, desenhos e objetos.
Saiba mais AQUI.

Almoços com Arte na Casa Museu Medeiros e Almeida
Os “Almoços com Arte” continuam, às quintas-feiras, na Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa. A entrada é gratuita e sem necessidade de reserva mas limitada ao mínimo de 5 e ao máximo de 15 participantes. Os “Almoços com Arte”, com a duração de cerca de 15 a 20 minutos, estão previstos até 28 de Junho e têm início às 13h30. Na próxima quinta-feira, dia 19 de Abril, o tema é ” Biombos na Coleção”.

BES Photo 2012 no Museu Coleção Berardo
Está patente até ao dia 27 de Maio, no Museu Coleção Berardo, a exposição BES Photo 2012. A exposição envolve a apresentação de várias experiências fotográficas. Em competição pelo prémio, estão quatro trabalhos: um português, um moçambicano e dois brasileiros.
Saiba mais AQUI.

Bicharada no Museu Bordalo Pinheiro
Até ao dia 20 de Maio, de terça-feira a sábado, o Museu Bordalo Pinheiro tem patente a exposição “Bicharada” de Teresa Cortez. Esta exposição monográfica apresenta uma abordagem à obra cerâmica da artista, através da temática dos animais que é transversal no seu trabalho.
Saiba mais AQUI.

Museu Nacional de Arte Antiga no Centro Colombo
O Centro Comercial Colombo apresenta na Praça Central a exposição “Construir Portugal. Arte da Idade Média” Esta mostra, que vai estar patente até ao dia 01 de Julho, centra-se no processo de formação do Reino, a partir de uma cuidada selecção de mais de três dezenas de peças do acervo do Museu.
Saiba mais AQUI.

Aprender a criar Hortas Urbanas
Dias 18 e 25 de Abril, das 10h30 às 12h30, os Cursos CulturAlegro ensinam a criar hortas urbanas. Esta é uma oportunidade para aprender todas as técnicas e truques para a criação da sua própria horta caseira. Estes workshops têm como objetivo mostrar como as hortas urbanas podem ajudar a ter uma alimentação saudável e a optimizar recursos – tempo e dinheiro. Os cursos decorrem às quartas-feiras no piso 0, Experience Box do Alegro Alfragide e requerem inscrição prévia no Balcão de Informações ou através do Tel. 217 125 403.

Eugénio de Andrade: Manuscritos
Até ao dia 21 de Abril, a Galeria Mário Cesariny, no Centro Cultural de Belém, conta com a exposição “Manuscritos”. Esta exposição traz a público uma novidade absoluta: o conjunto de rasuras e alterações manuscritas feitas por Eugénio de Andrade nas páginas de um exemplar da primeira edição de “Obscuro Domínio”.
Saiba mais AQUI.

Sem Limites, Arte mexicana Contemporânea
A exposição “Sem Limites, Arte Mexicana Contemporânea”, que vai estar patente até ao dia 31 de Maio, no Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras, reúne 36 obras de 32 artistas, entre pintura, escultura, desenho e instalação. Esta mostra, segundo a organização, pretende ir muito para além da arte convencional.
Saibai mais AQUI.

Sonhar com as Mãos: O desenho na obra de Mário Dionísio
Até ao dia 25 de Abril, pode ver na Casa da Achada, a exposição “Sonhar com as Mãos”, que se centra na importância do desenho na obra de Mário Dionisio. Os desenhos, na sua maioria dos anos 40 e 50, são de várias dimensões, suportes e técnicas: retratos e auto-retratos, paisagens, cenas de trabalho, figuras, maquetes de murais, esboços de quadros, etc.
Saiba mais AQUI.

Exposição “L'accord primordial”
A exposição “L'accord primordial” está patente ao público no Institut français du Portugal, até ao dia 04 de Maio. A poesia e a francofonia são os temas explorados pelos artistas franceses Manon e Benoist Mallet Di Bento para esta exposição que combina fotografia, pintura, poesia e voz.
Saiba mais AQUI.

Porto

Phaedra
Este domingo, a partir das 19h00, a norueguesa Ingvild Langgård apresenta o seu projeto, Phaedra. No Café au Lait vai ouvir-se The Sea, trabalho com o carimbo da  Rune Grammofon.
Saiba mais AQUI.

Serralves e o Sabor do Cinema
Este domingo termina o ciclo projeções – conversa Sabor a Cinema, organizado pelos “Filhos de Lumière”. No auditório de Serralves, entre as 16h00 e as 19h00, vão ser exibidas cinco curtas metragens de Vittorio de Seta.
Saiba mais AQUI.

Serralves em Família
Este domingo, 15 de Abril, a partir das 11h00, a Fundação Serralves chama até si pequenos e graúdos. Realiza-se o percurso “Expor Palavras”. A exposição patente no Museu é o mote para a realização de um Percurso em família, onde a partilha e a experimentação de novas formas de ler a obra de arte criam momentos de aproximação à arte contemporânea.
Saiba mais AQUI.

Humanidades
O trabalho de Beatriz Pacheco Pereira está patente, até ao dia 15 de Abril, no Centro de Cultura e Congressos da Galeria da Ordem dos Médicos. A exposição “Humanidades” é composta por esculturas, em ferro e bronze.
Saiba mais AQUI.

Exposições no Centro Português de Fotografia

– Mulheres de Camilo
A exposição “Mulheres de Camilo” dá a conhecer, pelo seu caracter visualista, as opções distintivas da vida e obra do autor. Embora o título seja genérico, o mote desta mostra é Ana Plácido, a mulher que mais tempo passou junto de Camilo Castelo Branco.

– Way Home
A exposição “Way Home” de Paulo Costa Martins baseia-se num registo conceptual. Não interessam tanto os locais, os meios de transporte e os objetos que acompanham a pessoa no seu regresso a casa, mas antes as experiências subjetivas quotidianamente repetidas por cada um de nós.

– Fotografia: O Afeganistão visto por João Silva
Continua, no Centro Português de Fotografia, a exposição de João Silva, fotógrafo do “The New York Times” que sofreu um acidente ao pisar uma mina no Afeganistão. A exposição conta com a colaboração do “New York Times” e do Festival Internacional de Fotojornalismo “Visa pour l’Image”, onde esteve igualmente patente no ano passado.
Saiba mais AQUI.

Exposição de Jos de Gruyter e Harald Thys na Culturgest
Jos de Gruyter e Harald Thys trabalham em conjunto desde o final da década de 1980. O seu trabalho engloba obras em vídeo, fotografias, esculturas e desenhos. No final de 2009, a Culturgest desvendou o trabalho destes artistas através de uma exposição. Dois anos e meio depois, a Culturgest volta à obra de Jos e Harald, agora com uma mostra, que vai estar patente até ao dia 19 de Maio, composta por 176 fotografias a cores.
Saiba mais AQUI.

Norte

Festival de Robótica
Decorre até ao dia 15 de Abril, no Multiusos de Guimarães, aquele que é um dos maiores eventos nacionais de robótica e tecnologia. O evento conta com competições de robots em diversas provas e categorias, demonstrações de robots e sistemas relacionados com a robótica e ainda um encontro científico para apresentação de trabalhos de estudantes e investigadores nacionais na área da robótica.
Saiba mais AQUI.

Hora do Conto
O Centro Comercial Dolce Vita em Ovar estreia este sábado a “Hora do Conto”, uma programação dirigida às crianças e famílias. Na primeira sessão da “Hora do Conto”, que decorre este sábado, 14 de Abril, vai ser apresentado o conto “Atchuu-O Guia Completo das Boas Maneiras”, de Mij Kelly e Mary McQuillan.
Saiba mais AQUI.

Exposição “Aqui e Agora sem Palavras”
O Centro de Arte de Ovar tem patente, até ao dia 19 de Maio, a exposição “Aqui e Agora Sem Palavras: imagem escrita e texto visual em Emerenciano”. Esta mostra foca a obra de Emerenciano e interroga possibilidades diferentes de construção da imagem através da subversão dos signos e da intersecção entre escrita e pintura.
Saiba mais AQUI.

Lanterna Mágica em Vila do Conde
Até ao dia 03 de Junho decorre a exposição “Lanterna Mágica” na Solar – Galeria de Arte Cinemática. Esta é uma mostra coletiva dedicada ao Cinema de Animação que integra obras recentes de realizadores e artistas portugueses, e um conjunto de peças originais inspiradas em elementos do Pré-Cinema.
Saiba mais AQUI.

Centro

Quim Barreiros em concerto no TorreShopping
Este sábado, 14 de Abril, pelas 17h00, o TorreShopping, em Torres Novas, comemora o seu 7º aniversário e oferece um concerto gratuito de Quim Barreiros.
Saiba mais AQUI.

Música na Estação de Comboios de Coimbra
João Conde apresenta o seu primeiro trabalhos de originais,”Duma Vez”, este domingo, a partir das 17h00, na estação de comboios de Coimbra.
Saiba mais AQUI.

Inês de Castro
A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (Leiria) apresenta a exposição “Inês de Castro”, no âmbito dos 650 anos da trasladação de Inês de Castro de Coimbra para Alcobaça. A mostra bibliográfica gira em torno da história de D. Pedro e D. Inês, um dos mitos mais transversais da cultura portuguesa no mundo.
Saiba mais AQUI.

Fotografia no Teatro José Lúcio da Silva
O Teatro José Lúcio da Silva (Leiria) apresenta duas exposições fotográficas. “Portugal, entre hoje e ontem”, de Paulo Rombo, partilha com o público o seu olhar sobre Portugal como era antes da entrada na União Europeia. A “Floresta encantada” é uma incursão pela natureza, naquilo que o autor designa como “ fotografia experimental”.
Saiba mais AQUI.

“Floresta ribeirinha”
No Centro de Interpretação Ambiental de Leiria está patente, até 30 de Abril, a exposição de trabalhos realizados por alunos de escolas do 1º ciclo do ensino básico do Concelho de Leiria.
Saiba mais AQUI.

Sul

Uma noite com as estrelas no Montijo
Durante duas horas, os interessados pela astronomia poderão aprender um pouco mais sobre os Céus. Os participantes terão vários instrumentos à disposição e os astrónomos da VIASTRO farão uma pequena palestra com a ajuda de um projetor, de um simulador de mapas estelares e de outros instrumentos de observação. A participação é gratuita.
Saiba mais AQUI.

Pintura: “Process”
Na Casa Bocage (Setúbal) estão patentes, até ao dia 28 de Abril, os trabalhos de pintura sobre tela, de Ricardo Crista, que desafia o espetador, ao lançá-lo num jogo que é construído a partir de um realismo disfarçado de abstração. A exposição está aberta ao público de terça a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Exposição “Marie Curie” em Setúbal
A mostra bilingue retrata o percurso de Marie Curie, a primeira mulher a doutorar-se em Física, em França, a receber um prémio Nobel e a lecionar na Universidade de Paris. A exposição, integrada na Festa da Francofonia e no programa “Março Mulher”, foi proposta pelo Musée Curie. A exposição “Curie” está patente no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

Exposição – “Ilda Reis – Não quero ir onde não há a luz”
Até ao dia 10 de Junho está patente no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, uma exposição de gravuras e serigrafias que marcaram profundamente a Gravura Portuguesa Contemporânea. A mostra está aberta ao público de terça a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

 “Dias Felizes”
A mostra de fotografia, vídeo e instalação, de Rosa Nunes, está aberta ao público no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal de terça a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, até ao dia 10 de Junho.

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Lagos
Para assinalar este dia a Câmara Municipal de Lagos promove, a 18 de Abril, entradas gratuitas nos equipamentos museológicos, visitas guiadas, atividades lúdicas para os mais pequenos e um espetáculo de fado a decorrer num dos ex-libris patrimoniais e culturais da cidade, a Igreja de Santo António.
Saiba mais AQUI.

Museu de Portimão
No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sitios, que se celebra a 18 de Abril, a autarquia de Portimão abre o Museu de Portimão ao público, entre as 10h00 e as 18h00.
Saiba mais AQUI.

Arqueo Conversas – Convento dos Remédios (Évora)
No mês de Abril, o Convento dos Remédios apresenta uma série de exposições com direito a visita comentada. Na próxima quarta feira, dia 18 de Abril, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sitios, a partir das 15h00 decorre uma tertulia com Luís Lobato de Faria, sobre a arqueologia e património. Não perca também uma visista comentada às Termas Romanas.
Saiba mais AQUI.

Exposição “Uma Cidade 2 Fotógrafos”
Através da fotografia, Júlio Bernardo e Francisco Oliveira, revelam os olhares registados durante a década de 50 até finais dos anos 70 do século XX. Não perca esta exposição dedicada ao quotidiano da cidade de Portimão, na sala de exposições temporárias do museu de Portimão.
Saiba mais AQUI.

Ilhas

Madeira

Exposição de Bengt Lindstrom
A Galeria dos Prazeres, na Calheta, inaugura no dia 13 de Abril, pelas 19 horas, uma exposição do pinto sueco Bengt Lindstrom, um reconhecido artista nórdico, cujo estilo se caracteriza pela utilização de cores fortes e exclusivamente puras, onde incluía uma figuração caracterizada pelos seus rostos.

Banda Desenhada- Dog Mendonça e Pizzaboy
Até ao dia 25 de Maio, a FNAC Madeira apresenta a exposição de banda desenhada, “As incríveis aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy “. Os desenhos são de Juan Cavia e o argumento de Filipe Melo.

Açores

Pintura de Urbano no Museu de Angra do Heroísmo
O Museu de Angra do Heroísmo inaugura a 13 de abril, na sala Dacosta, pelas 18h00, a exposição URBANO: antologia breve, constituída por um conjunto de 40 obras deste pintor micaelense.

Fútil e o Útil: Apegos da Publicidade na I República”
A exposição, “O Fútil e o Útil: Apelos da Publicidade na I República” é composta por 7 módulos com anúncios publicitários e algumas peças do quotidiano da época. Para ver até ao mês de Maio, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Exposição “D. José Vieira Alvernaz, Patriarca das Índias Orientais”
Até ao dia 18 de Abril está patente no Museu de Angra do Heroísmo, na Sala da Oportunidades a exposição “D. José Vieira Alvernaz, Patriarca das Índias Orientais”, de terça a sexta-feira, das 09h30 às 17h00 e sábados e domingos das 14h00 às 17h00.

 Caso saiba de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o email asilva@boasnoticias.pt.
 

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close