Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 18-10]

Esta semana, no roteiro com eventos a custo zero, o Boas Notícias destaca o festival de música que decorre em quatro estações do metro de Lisboa, Marquês de Pombal, Cais do Sodré, Campo Grande e Aeroporto.
Versão para impressão
A música acontece em todo lado e mais especial ainda se for debaixo de terra. Esta semana, no roteiro com eventos a custo zero, o Boas Notícias destaca o festival de música que decorre em quatro estações do metro de Lisboa, Marquês de Pombal, Cais do Sodré, Campo Grande e Aeroporto.

por ANA SILVA


Lisboa
 

Festival de Música Debaixo da Terra
Até ao dia 27 de Outubro a música vai andar debaixo de terra. No âmbito do Dia Mundial da Música, que se celebrou a 01 de Outubro, decorre em várias estações de metropolitano de Lisboa, aquele que é o primeiro festival de música debaixo da terra – Festival Música a Metro. São várias as bandas que atuam, de quarta-feira a sábado, no período entre as 17h00 e as 20h30, em quatro estações do metro. Na estação do Cais de Sodré a entrada é gratuita. Nas restantes estações, Campo Grande, Marquês de Pombal e Aeroporto, o acesso é feito mediante pagamento de bilhete, sendo que para quem tem o passe de metro o acesso é gratuito.
Saiba mais AQUI.

Semana Cultural Indo-Portuguesa
Até ao dia 15 de Outubro, em Lisboa, decorre a Semana Cultural Indo-Portuguesa. Este domingo, dia 14 de Outubro, o Museu do Oriente exibe os filmes “Jagoor – O Despertar”, de Sangramsinh Gaikwad, pleas 15h30 e “Ó Maria”, de Rajendra Talakàs, pleas 18h00. Segunda-feira, pelas 17h00 o Instituto Camões apresenta os Diálogos Literários Indo-Portugueses. A celebração da cultura indo-portuguesa não fica só por aqui, já que até ao dia 26 de Outubro, a Fundação Champalimaud tem patente uma exposição de fotografia alusiva ao tema.
Saiba mais AQUI.

Sons do Mundo no Adufe Bar
Sons do Mundo é a temática que engloba toda a programação musical do mês de Outubro do Adufe Bar em Lisboa. Este sábado, está marcado para as 22h00 o espetáculo com o DJ Dores, “Percorrendo as Sonoridades do Mundo”.
Saiba mais AQUI.

Ciclo de Cinema e Literatura
Na Casa da Achada, em Lisboa, decorre, até ao dia 17 de Dezembro, o Ciclo de Cinema e Literatura. Todas as segundas-feiras pode assistir gratuitamente a um filme feito a partir de uma obra literária. Esta segunda-feira, dia 15 de Outubro, passa o filme “Uma Abelha na Chuva”, baseado no livro de Fernando Lopes.
Saiba mais AQUI.
 
Museu Nacional do Desporto
O Museu Nacional do Desporto, no Palácio Foz, na Praça dos Restauradores, tem patente uma exposição sobre os Jogos Olímpicos. Entre os itens expostos no Museu sobressai a Herança Olímpica Portuguesa, nomeadamente artigos exclusivos da participação lusa nos Jogos, cartazes das Olimpíadas ao longo da história, medalhas dos atletas portugueses, equipamentos, fatos oficiais e até réplicas de Tochas Olímpicas. A exposição tem entrada livre até ao fim do ano.
Saiba mais AQUI.

Fotografia sobre a dor
Até ao dia 09 de Novembro está patente no Instituto da Cooperação e da Língua, na Avenida da Liberdade, uma exposição de fotografia sobre as diferentes perceções sobre a dor. A mostra conta com as 20 melhores fotografias do II Prémio de Arte Grünenthal, centrado no tema “Que a Dor não seja mais do que uma recordação”. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h30 às 18h30. O evento está integrado nas comemorações da Semana Europeia de Luta Contra a Dor.
Saiba mais AQUI.

Exposição: “De Sensu et Sensato”
“De Sensu et Sensato”, de Martinha Maia, é a nova exposição patente no Espaço Arte Tranquilidade. A mostra, que está aberta ao público até ao dia 07 de Dezembro, conta com a curadoria de Maria do Mar Fazenda.
Saiba mais AQUI.

Off Lisboa Fashion Week Madame Prêt-à-Porter
Na semana em que acontece a Lisboa Fashion Week, de 11 a 14 de  Outubro, como é usual a Madame Prêt à Porter organiza uma noite para brindar ao que de melhor se faz em Portugal no que ao vestuário. Este sábado, dia 13 de Outubro,  a partir das 23h00, no Brownie, no Príncipe Real, vão estar presentes várias personalidades da moda ao som de boa música que vai estar a encargo de Gustavo Rodrigues, Al:x, Twofold e o DJ SwitchSt(d)ance.

Com que linhas se desenha a Central?
“Com que linhas se desenha a Central?” é o ateliê de desenho, gratuito, que decorre aos domingos, até ao fim do ano, no Museu da Eletricidade. Este domingo, dia 14 de Outubro, venha conhecer, a partir das 11h00, a Central Tejo através do desenho, isto é, como são feitos os tubos largos, as caldeiras, os túneis, entre outros aspectos.
Saiba mais AQUI.
 
Música no Jardim da Estrela
A Esplanada do Jardim da Estrela recebe um showcase da Azáfama – Produções Artísticas , este sábado, dia 14 de Outubro, a partir das 16h00. O espetáculo está a cargo de um showcase com concertos de flume e Maltês, intervalados e seguidos de DJ Set da Azáfama.

Teatros de Java: joias, batiks e marionetas
O Museu da Marioneta tem patente, até ao dia 21 de Outubro, a exposição Teatros de Java: joias, batiks e marionetas, da coleção Francisco Capelo. A mostra tem disponível marionetas de sombra (Wayang Kulit), marionetas de varas (Wayang Golek) e máscaras da tradição Topeng, assim como joias e batiques que são utilizadas nestas performances.
Saiba mais AQUI.

Matthias Contzen na Cidadela de Cascais
Está patente até ao dia 18 de Novembro a exposição “My Pocket Universe” de Matthias Contzen, na Fortaleza da Cidadela de Cascais. Matthias Contzen apresenta 24 esculturas que vão estar dispersas pelo perímetro interior da Cidadela e ainda no interior da Pousada Cidadela de Cascais.
Saiba mais AQUI.

BES Arte & Finança com Paulo Nozolino
Está em exposição, no espaço BES Arte & Finança, em Lisboa, até dia 04 de Janeiro, a mostra “Usura” de Paulo Nozolino. O artista reúne nove dos trípticos de fotografias a preto e branco, sendo que esta é a primeira vez em o fotografo junta praticamente todos os trípticos desenvolvidos por si até hoje.
Saiba mais AQUI.

Porto

“Laudate Dominum in Organis…” – Festival Internacional de Órgão
Até ao dia 20 de Outubro, a cidade do Porto recebe o Festival Internacional de Órgão, uma iniciativa doSecretariado Diocesano de Liturgia, juntamente com o Secretariado Diocesano de Pastoral da Cultura. São vários os concertos que pode assistir em vária igrejas, gratuitamente, realizados por organistas lusos e internacionais.
Saiba mais AQUI.

Imagens do vinho do Porto: rótulos e cartazes
Ao longo dos anos o vinho do Porto conta com várias imagens de publicidade, em cartazes e rótulos. A exposição “Imagens do Vinho do Porto”, da responsabilidade do Museu do Douro, pretende elucidar sobre a importância da embalagem, marca e cartaz do vinho do Porto. A mostra está patente na Reitoria da Universidade do Porto até 26 de outubro.

O Porto de Júlio Resende em exposição
Júlio Resende realizou vários trabalhos a tinta-da-china e aguarelas, entre 1954 e 1991 que retratam a Ribeira do Porto. No âmbito do primeiro aniversário do seu desaparecimento a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto a data é assinalada com uma exposição dos seus trabalhos que caraterizam zonas emblemáticas da cidade. A exposição está patente na Galeria dos Leões, anexa à Loja da U. Porto, no edifício da Reitoria da Universidade, até ao dia 26 de Outubro, de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 18h00.
Saiba mais AQUI.

A arte da fotografia
Como vem sendo hábito o Centro Português de Fotografia habituou-nos a grandes trabalhos de fotografia. São várias as exposições que podem ser visitadas gratuitamente no próximos meses. Pode contar com uma mostra sobra a hist´roia da emigração portuguesa, e conhecer partes da cidade do Porto que são carateirzadas pelo abandono, ao que o artista chama sossego.
Saiba mais AQUI.

40 x  40 – Fotografias de David Martins
O Palacete Viscondes de Balsemão, no Porto, tem patente, até ao dia 27 de Outubro, a exposição de fotografia de David Martins, “40 x 40”. A mostra teme ntrada livre e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h30 e sábado das 10h00 às 18h00.


Norte

Exposição de Fotografia “Ruin'Arte”
Até ao dia 31 de Outubro, na sala de Âmbito Cultural, no piso 6, do El Corte Inglés de Gaia Porto, está patente a exposição de fotografia “Ruin'Arte”. A mostra tem como objetivo chamar a atenção da degradação do património arquitetónico do nosso país.
Saiba mais AQUI

Guimarães. Edifícios & Vestígios
“Edificios & Vestígios” é a exposição patente, no sector G da Fábrica Asa, em Guimarães. A temática de “Edificios & Vestígios” centra-se na era pós-industrial e réune série de projetos, de várias áreas como a arte, arquitetura, fotografia, design, som, cinema, engenharia, história, arqueologia, antropologia ou etnografia.
Saiba mais AQUI.

Centro


“Uma baleia no quarto”
Depois de “A crise explicada às crianças”, um livro infantil para desvendar com a ajuda dos pais, o jornalista e comentador João Miguel Tavares apresenta o segundo seu título: “Uma baleia no quarto”. O encontro realiza-se no Auditório Municipal de Proença à Nova, em Castelo Branco, e é destinados aos mais novos. João Miguel Tavares vai explicar a inspiração que os quatro filhos lhe dão para criar histórias.
Saiba mais AQUI.

“Ritmos de Cor e Composição”
Até ao dia 11 de Novembro está patente, no Foyer do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, a exposição de pintura “Ritmos de Cor e Composição”, de Manuel Gorjão Henriques
Saiba mais AQUI.

Exposição “Retalhos da artista”
Até ao dia 03 de Novembro, está patente no Centro de Arte de Ovar, a exposição “Retalhos da artista”, de Margarida Barra.

Sul

Cinema Francês no Seixal
Decorre até ao dia 20 de Outubro, no Seixal, a 13.ª Festa do Cinema Francês. Este é um evento promovido pelo Institut Français du Portugal que mostra o que de melhor e mais recente se produz em França a nível cinematográfico.  O festival do cinema francês exibe seis filmes que contam com entrada gratuita, que são apresentados no Auditório Municipal, pelas 21h30.
Saiba mais AQUI.

Mexa-se me Palmela
Em Outubro, a Câmara Municipal de Palmela promove um conjunto de Manhãs Ativas Seniores, para também para o público em geral, e propõe a descoberta das localidades de Quinta do Anjo e de Cabanas através da Arrábida. As atividades são gratuitas e integram o programa “Mexa-se em Palmela”. Informações através do telefone 212336636 ou do email desporto@cm-palmela.pt. Consulte AQUI o programa.

“As Viagens de Gulliver”
Todos os domingos, até ao dia 11 de Novembro o centro comercial Freeport conta com um espetaculo de teatro para os mais pequenos, que decorre no Centro de Exposições. O teatro tem inicio todos os domingos, das 12h00 às 13h00,
Saiba mais AQUI.

Exposições sobre música
No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Música estão patentes ao público duas exposições em Beja. “Para uma memória de Michel Giacometti”, pode ser visitada até ao dia 31 de Outubro na Escudeiros – Galeria Municipal. “A música na obra de Jorge Vieira”, está patente no Museu Jorge Vieira, até ao dia 06 de Janeiro.

Festival Cidades Invisíveis
A 4.ª edição do Festival Cidades Invisíveis tem como tema Barcelona. Guiado por Eduardo Mendoza, o Teatro Municipal de Portimão propõe uma viagem em redor da Barcelona literária lendária, mítica, fantástica e já desaparecida, e interpela a Barcelona actual, através dos seus criadores contemporâneos, com uma programação de música, teatro, novo-circo, dança, fotografia, cinema e literatura.
Saiba mais AQUI.

Ilhas

Madeira

Mês da Saúde no Funchal
Até ao dia 27 de Outubro, o Dolce Vita Funchal realiza-se o evento “Mês da Saúde”. O Centro Comercial vai receber aulas gratuitas de diversas disciplinas de exercício físico, manutenção e dança. As sessões gratuitas vão ter lugar no piso 0 do Dolce Vita Funchal às terças e quintas-feiras, pelas 19h, e aos sábados, no piso 2, pelas 11h. Para mais informações contacte o Holmes Place através do e-mail funchal@holmesplace.pt.

Açores

Exposição: “A Reinvenção do Vernáculo”
Está patente no Teatro Micaelense, em Ponto Delagada, na Ilha de São Miguel, a exposição de Paulo Gouveia, “A Reinvenção do Vernáculo”. A mostra é a primeira reunião de trabalhos da obra arquitetónica do autor.
Saiba mais AQUI

Caso tenha conhecimento de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o e-mail asilva@boasnoticias.pt.

 

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close